Adelaide Céu, nasceu em Portugal, mas veio para Moçambique muito nova e como tal considera-se moçambicana. Foi uma atleta que iniciou a prática desportiva na escola e mais tarde competiu representando o Desportivo de Lourenço Marques (GDLM).
Competiu nos anos de 1950 e 1951, tendo depois se retirado das competições devido aos estudos.
Destacou-se como lançadora, embora também tenha competido em provas de velocidade, especialmente integrando a equipe de estafetas do GDLM.
Adelaide Céu foi uma extraordinária patinadora tendo representado o Ferroviário num festival de patinagem realizado por este clube há dois anos.
Praticou ténis, o desporto favorito de Adelaide, mas também jogou basquetebol, nadou, participou no atletismo e destacou-se no tiro. Nesta última modalidade, teve como colegas Maria P. Sousa e Brito, Ermelinda Baptista, Kosta Tonnies, Teresa Barros , Norcen Wood, Virgínia Ferreira, Maria Palmira, Maria de Lourdes Teixeira, Rosa Oliveira, Suzete D. Ferreira, Maria José e Alegria Santos, entre as atletas mais representativas da modalidade.
Em entrevista a um jornal diário, no âmbito da reportagem ‘Campanha pró-desporto feminino’, Adelaide Céu relata, entre outros aspetos, a timidez e o recebimento da crítica que prevaleciam na época em que praticava desporto. Referiu que muitas mulheres moçambicanas temiam que, ao praticarem desporto, poderia ser visto de forma negativa. Acrescentou ainda que gostaria que existisse uma Associação Feminina de Desportos, pois acreditava que isso iria contribuir para o desenvolvimento do desporto feminino.
No final da entrevista, Adelaide Céu dirigiu-se às jovens com a seguinte mensagem: Apelo às raparigas de Lourenço Marques que, em vez de frequentarem matinés, tardes dançantes e outros locais pouco funcionais a uma vida saudável, optem pela prática desportiva enchendo os nossos campos desportivos com entusiasmo e dedicação, pois isso é o mais importante. Não tenham medo da crítica, porque a verdadeira crítica será feita por nós próprias, quando nos sentirmos mais ágeis e prontas a encarar o futuro com aquele ar desportivo que valoriza tanto a silhueta feminina.
Participou na Prova de Tiro Feminino organizada pela Comissão de Desporto e Festas do SNECI.
Resultados da atleta:
1950
27 e 28/02/1950 – Campeonato Feminino e Torneio de Encerramento
Disco:
1º Adelaide Céu (GDLM) – 22,53 m.
2º Fernanda Sousa (SCLM) – 22,50 m.
3º Teresa Cabral (SCLM) – 21,98 m.
4º Maurícia Amado (CFM) – 20,94 m.
5º Alda Poupado (CFM) – 20,58 m.
Peso:
1º Fátima Espírito Santo (AN) – 8,02 m.
2º Adelaide Céu Oliveira (GDLM) – 7,45 m.
3º Teresa Cabral (SCLM) – 7,07 m.
4º Fernanda de Sousa (SCLM) – 6,72 m.
5º Alda Poupado (CFM) – 6,66 m.
3×60 m:
1º Ferroviário – 26,0 seg. – (Laura Rainho, Irene Rainho e Maurícia Amado).
2º Atlético Nacional – 26,4 seg. – (Fátima E. Santos, Celeste Santos e Josefa Amaral).
3º Desportivo – (Cecília Santos, Celeste Santos e Adelaide Céu).
4º Sporting – (Teresa Cabral, G. Ferreira e A. Quintião)
1951
08/01/1951 – Torneio de Abertura
3×60 m:
1º CFM – 21,6 seg. – (Maurícia Amado, Irene Rainho e A. Rainho) – Recorde Provincial.
2º GDLM – 22,4 seg. – (Celeste Santos, Adelaide Céu e Cecília Santos).
11/02/1951 – Campeonato de Seniores Feminino
Peso:
1º Fátima Espírito Santo (1º Maio) – 8,59 m.
2º Maurícia Amado (CFM) – 7,50 m.
3º Adelaide Céu (GDLM) – 7,45 m.
4º Josefa Amaral (AN) – 6,97 m.
5º G. Sacramento (AN) – 6,50 m.
Disco:
1º Adelaide Céu (GDLM) – 20,98 m.
2º Maurícia Amado (CFM) – 19,15 m.
3º Elsa Noronha (AN) – 15,25 m.
Melhores marcas da atleta:
Peso – 7,45 m.
Disco – 22,53 m.
3×60 m (GDLM) – 22,4 seg.
7 Comentários
Nino ughetto
Lindas recordaçoes.. enfim, “tudo passou tudo acabou ” e isso recordar é isso reviver ??? Um abraço
Manuel Martins Terra
Adelaide Céu, mais uma atleta que contribuiu para o progresso da modalidade em Moçambique, que muitos de nós já não a conhecemos em atividade desportiva federada, mas que o Vítor Pinho soube ir ao baú das memórias lembrando mais uma figura grada que soube romper as barreiras da crítica que à época ainda se faziam sentir sobre a participação da mulher em práticas desportivas.Obrigado, Vitor Pinho, pelo trabalho que está a elaborar sobre o Atletismo e muito especialmente enaltecer os 100 anos do CFM, com um historial de relevo ao serviço do desporto.
Victor Pinho
A todos que gostaram de mais este trabalho retratando atletas que de uma forma extraordinária contribuíram para que se praticasse desporto a sério e quebrando barreiras dificeis de entender na altura -a pratica por parte da mulher de desporto o meu obrigado e a promessa de muitos mais trabalhos já enviados ao BigSlam para serem publicados brevemente no ano em que o meu vlube o CFM no dia 13 de Outubro comemora 100 anos. Estou a preparar o dossier *Centenário do Clube Ferroviario de Moçambique * que descreve em 3 partes o seguinte:1-Os caminhos de ferro em Moçambique, 2- A fundação do Clube Ferroviário de Moçambique com varios aspectos desde a Fundação as infraestruturas do clube, etc… e 3 – Um passado Glorioso e um Futuro com boas expectativas. Neste ultimo referencia a atletas,treinadores, dirigentes, massagistas, de todad as modalidades que o clube praticou e pratica actualmente com biografias dos melhores atletas de todas as modalidades que foram referência antigos e actuais como por exemplo no Atletismo, antigos José Magalhães, Daniel Firmino. Antonio Repinga, Ludovina Oliveira, Angelica Manaca Dias, Helena Relvas… e actuais Creve Machava, Salomé Mugabe, Astrid Eva Van Hoorn, etc e treinadores antigos prof. António Vilela. Orlando Costa… e actuais Azarias Sanuel, Bento Navessa .. um exemplo. A ser publicado em vários capitulos dado ser extenso.
Augusto Martins
Parabéns pela qualidade do trabalho, que considero fundamental para consolidar algumas memórias, que serão essenciais quando aparecer alguém, que queira fazer a verdadeira história da realidade social que se viveu no Moçambique ainda colonial..
Grande abraço, com votos de muita saúde para continuar este meritório trabalho.
João Santos Costa
Mais um trabalho ligado ao atletismo com a assinatura do Victor Pinho.
Parabéns Victor por mais este excelente artigo.
roberto.woodcock@gmail.com
Parabéns pelo trabalho. Obrigado
Ruy Faria-Lopes
Excelente trabalho, Victor…como sempre !!!