Sarifa Abdul Magide Fagilde, nasceu a 20 de Maio de1959, na cidade de Lourenço Marques – Moçambique.
Motivada pelo seu irmão mais velho Auran Zeb Abdul Magide, começa a competir em atletismo, no ano de 1969, em representação da Escola Feminina do Malhangalene, nas competições do 10 de Junho, competições essas interescolares anuais.
Em 1971 integra o Núcleo Laurentina, tendo como Monitor – Victor Pinho e participa no Torneio de Núcleos quer a nível Distrital e Provincial, organizado pela Comissão para os Núcleos de Atletismo e com o apoio técnico-pedagógico da ATAM (Associação de Técnicos de Atletismo de Moçambique), do Corpo Provincial de Técnicos do CPEF, a Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, a Associação Provincial de Desportos e as Associações Distritais de Atletismo de Lourenço Marques e dos Desportos de Manica e Sofala e restantes distritos. Contou com a inscrição de 7 equipas, sendo 4 de Lourenço Marques e 3 de Ressano Garcia.
Os núcleos concorrentes ao Torneio Regional de L. Marques foram os seguintes:
- Laurentina treinado pelo Monitor Victor Pinho – Vencedor da fase Regional de L. Marques.
- Parque Clube treinado pelo Monitor Armando Barrocas.
- Piratas treinador pelo Monitor Helder Melo.
- BCI treinado pela atleta Isabel Santos.
Os núcleos de Ressano Garcia foram os seguintes:
- Jacarés treinado pelo Monitor Rogério Marques – Vencedor da fase Regional de Ressano Garcia e da Fase Provincial.
- Gazelas treinado pelo Monitor J. Fidalgo.
- Águias treinado pelo Monitor J. Fidalgo.
O núcleo Laurentina tinha jovens atletas grandes promessas, como as que se indicam: Carimo Abdul mais tarde atleta da AAM e uma grande promessa, Lucas António também uma referência, Paulo Júnior, Gilberto Langa, Luís Silveira (irmão mais novo do José Silveira), Alberto Santos, Joaquim Melo, Nacima Ismael uma promessa da AAM, Soraia Ibrahimo, Sarifa Abdul outra grande promessa da AAM, Judite Sarmento, Maria de Lurdes, Elisa Maria, Leonor Brandão, Marta Antónia e outros atletas.
Sarifa Magide compete pela 1ª vez neste torneio (Fase Distrital), nas provas de Lançamento da Bola e na estafeta dos 4×60 metros tendo vencido em ambas. Na fase Provincial participa no lançamento da Bola e fica em 2º lugar e nos 4×60 metros vencem e batem o Recorde de Infantis.
Segundo as afirmações da atleta Sarifa: “Tive no meu 1º treinador Victor Pinho, o técnico que me ensinou a maioria das disciplinas e me tornou polivalente nesta modalidade, tendo-me influenciado na minha vida desportiva.
Nesta competição participei na estafeta 4×60 metros, e ao fazer 37,5 seg. batemos o Recorde Nacional de Infantis. A equipa era constituída por: Maria de Lurdes, Mariana Paulo, Judite Sarmento e Sarifa Abdul.”
Transita do núcleo Laurentina e passa a treinar e a competir pela Académica no ano de 1974, sob a orientação do Treinador José Crespo. As provas onde mais se destacou, foi nas de velocidade e no salto em comprimento.
Devemos realçar que Sarifa Abdul, competindo pela Associação Académica de Moçambique (AAM) foi uma atleta completa.
Em Maio de 1975 participou no Pentatlo Técnico e na denominada Estafeta Sem Fim, com atletas de outros clubes formando uma equipa Mista, tendo batido o Recorde Provincial nesta prova.
Após a Independência passa a competir e representa outros clubes como se indica:
- 1976 – Representa o Clube Ferroviário de Maputo tendo como treinador o José Silveira.
- 1978/1979 – Representa na cidade da Beira o Sporting da Beira e o Palmeiras da Beira.
- 1980/1983 – Volta a Maputo e representa o Ferroviário de Maputo.
- 1984/1985 – Representa o Clube Desportivo Matchedje de Maputo sob a orientação de Abdul Ismail.
- 1986/1989 – Compete pelo Estrela Vermelha de Maputo sob o a orientação de Telmo Mascarenhas.
Deixa de competir em 1990 por se ter casado, e no ano seguinte torna-se mãe de um rapaz (Hugo).
Nem sempre conseguiu conciliar a sua vida de estudante com a do desporto, pois em alguns momentos teve que colocar o ensino em primeiro lugar, visto que as leis em Moçambique não protegiam o estudante desportista, e nalgumas situações teve a necessidade de fazer a opção entre a competição e uma avaliação, para evitar reprovar ou ser submetida a exames de recorrência.
O atletismo em Moçambique passou por condições péssimas, mas ao mesmo tempo vivia um momento de euforia, pois tinham como estrela mundial a consagrada atleta – Maria de Lurdes Mutola, orgulho da nação Moçambicana.
Mais tarde Sarifa Abdul praticou também Basquetebol.
Percurso de Sarifa Abdul como Dirigente do desporto:
- 1995 – Inicio da sua colaboração com a FMA, como vogal e membro do comité feminino.
- 1997 – Participação nos Campeonatos Mundiais de Veteranos no lançamento de dardo na cidade de Durban- A. Sul.
- 1998 – Esteve presente no curso Mulher e Desporto ministrado pelo falecido Helio Locatelli.
- 2000 – Eleição dos Atletas do Século.
A Federação Moçambicana de atletismo realizou no ano de 2000 “A Grande Gala do Atletismo” na sala dos Paços do Conselho Municipal de Maputo, na mesma altura em que organizou uma importante competição Regional de Atletismo com a participação de atletas dos países da SADC. Esta gala contou com a presença de altos Dirigentes como:
- Presidente da República de Moçambique – José Alberto Chissano
- Presidente da IAAF – Federação Internacional de Atletismo – Lamine Diack
- Presidente do Município da cidade de Maputo – Artur Canana
- Presidente da FMA – Federação Moçambicana de Atletismo – Aurélio Le Bon
Nesta gala foram homenageados atletas que ao longo das suas carreiras foram o orgulho da Nação Moçambicana. Os atletas agraciados como atletas do século:
- Maria de Lurdes Mutola
- José Magalhães
- Cândido Coelho
Também foram agraciados Stélio Craveirinha, Ludovina Oliveira, Elias Simões e mais atletas. De realçar que Sarifa Abdul fez parte do comité de recepção a Lamine Diack – Presidente da IAAF quando este visitou Moçambique e esteve presente nesta gala.
- 2004 – Sarifa Abdul vence as eleições e torna-se Presidente da FMA, substituindo Aurélio Le Bon nestas funções.
Durante a sua Presidência na FMA de 2004 a 2008 destaque para os seguintes eventos com participação de atletas de Moçambique:
- 2005 – Delegação Moçambicana aos Campeonatos Mundiais que se realizou em Helsínquia – Finlândia com a participação dos atletas Maria de Lurdes Mutola e Kurt Couto.
- 2006 – Jogos da Commonwealth em Melbourne com a participação dos atletas Maria de Lurdes Mutola, Kurt Couto e Leonor Piuza.
- 2006 – Primeiros Jogos da Lusofonia em Macau com os atletas Kurt Couto e Leonor Piuza.
- Em 2007 é convidada a candidatar-se a membro do Conselho da Confederação Africana de Atletismo (CAA), desafio aceite pela Sarifa Abdul e torna-se assim membro desta organização tendo cumprido 2 mandatos e em 2015 passa a membro honorário da CAA.
- 2007 – Campeonatos Mundias de Atletismo em Osaka – Japão com a participação dos atletas Maria de Lurdes Mutola e Kurt Couto.
- 2007 – Jogos Africanos que se realizou em Argel com a participação de Kurt Couto e Leonor Piuza (medalha de Ouro nos 800 metros).
- 2008 – Recandidata-se e volta a vencer as eleições para Presidente da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA).
Durante a sua Presidência na FMA, o destaque vai para o facto de em 2008, ter levado 9 atletas aos Campeonatos Africanos com mínimos atingidos tais como: Maria de Lurdes Mutola, Kurt Couto, Telma Cossa, Anatércia Quive, Leonor Piuza, Elisa Cossa, Hassina Bibi e mais 2 atletas.
Assim o durante o mandato de 2008/2012 dois atletas Moçambicanos participam nos Jogos Olímpicos e nos Campeonatos Mundiais.
- Nos Jogos Olímpicos de 2008 que se realizaram em Beijing – China, teve como representantes no atletismo os atletas Kurt Couto e Maria de Lurdes Mutola
e nos J.O. de 2012 que se realizaram em Londres – Reino Unido, participaram os atletas Kurt Couto e Silvia Panguana.
- Nos Campeonatos Mundiais de 2009 que se realizaram em Berlim, contou com a participação do atleta Kurt Couto e nos Campeonatos Mundiais de 2011 em Daegu – Korea do Sul contou com a participação de Kurt Couto e Anatércia Quive.
- Nos Jogos da Commonwealth de 2010 em Delhi, teve a participação de Kurt Couto, Alberto Kundzhanai, Telma Cossa, Leonor Piuza e Anartécia Quive.
- Campeonatos Ibero Americanos de 2010 em S. Fernando – Espanha, contou com a participação de Kurt Couto e Leonor Piuza. Em 2012 nova representação Moçambicana nos Campeonatos Ibero Americanos em Barquisimeto – Venezuela, com a participação dos atletas Flavio Seholhe (medalhado com bronze nos 1500 metros) e Telma Cossa.
- Jogos Africanos que se realizou em Maputo – Moçambique com uma delegação Nacional com mais de 20 atletas.
- Em 2011, candidata-se a Vice-Presidente da região V de África, é eleita e fica a ocupar esse cargo.
- Em 2013, cumpridos dois mandatos como Presidente da FMA, deixa o cargo que é ocupado por Ahmad Shaffee Sidat que a convidada para conselheira da Direcção do novo elenco da FMA eleito e depois passa a Vice-Presidente para a alta competição.
- Em 2015, é nomeada membro honorário da Confederação Africana de Atletismo.
No dia 20 de Maio de 2015, a Universidade Eduardo Mondlane e a Escola Superior de Ciências e Desporto e toda uma equipa homenagearam o extraordinário atleta José Magalhães.
Esta homenagem que se realizou no complexo Pedagógico do Campus da Universidade contou com presenças importantes tais como o veterano da Luta de Libertação Nacional – Marcelino dos Santos que neste mesmo dia comemorou os seus 86 anos de idade e que mereceu dos presentes o cântico de parabéns, também o político Manuel Tomé – membro do Comité Central do partido e depois as intervenções da Dr.ª Maria de Lurdes Munguambe responsável da ESCD e do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane – Professor Doutor Orlando Quilambo, bem como do Ministro da Juventude e Desportos – Dr. Alberto Nkutumula.
Dezenas de personalidades ligadas os desportos lotaram por completo uma das salas da Universidade Eduardo Mondlane para assistirem á homenagem. Esteve presente Sarifa Abdul que assim quis associar-se a este acontecimento e a um dos seus colegas do Ferroviário. A cerimónia durou cerca de 2 horas onde foram lidas mensagens dos atletas Luís Massiuana e da Binta Jambane que se associaram a este evento, bem como uma mensagem dos ex-atletas, treinadores e dirigentes do Atletismo que residem no estrangeiro através do porta-voz Victor Pinho.
Estranhamente, o Presidente da Federação Moçambicana de Atletismo – Shaffe Sidat, não esteve presente, embora a FMA tenha sido representado pelo seu Secretário Geral.
Refere Sarifa Abdul que após a independência, o país ficou quase sem professores o que a obrigou a tirar um curso de formação acelerado de 9 meses, na disciplina de matemática. Em 1991 vai para a Austrália efetuar o mestrado em Estudos Educacionais – disciplina de matemática. Sarifa Abdul afirma ter sido a primeira mulher moçambicana a ter um doutoramento na área da matemática e ter sido em 2007 considerada como Cientista Africana com história inspiradora, tendo por este motivo conjuntamente com outra mulher moçambicana, uma minibiografia publicada no livro “Women in Science inspiring Stories from Africa da Academia das Ciências Africana”.
Tornou-se na primeira mulher moçambicana no passado dia 1 de Outubro a atingir o grau académico de “Professora Catedrática em Matemática”.
Percurso Profissional de Sarifa Abdul:
- 1996/1999 – Directora da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática – Universidade Pedagógica.
- 2000/2005 – Directora Nacional do Ensino Secundário Geral no Ministério de Educação.
- 2006/2009 – Assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenadora Nacional do Programa criando o “Ciêntista Moçambicana do amanhã.”
- 2010/2011 – Directora Científica da Universidade Pedagógica.
- 2012 – Directora do Centro de Pós-Graduação da Universidade Pedagógica.
- 2013/2017 – Directora do Gabinete de relações Internacionais da Universidade Pedagógica.
- 2018 – Assessora para o Desenvolvimento Institucional e Cooperação, do Reitor da Universidade Pedagógica.
- 2019 – Vice-Reitor da Universidade Rovuma, nomeada pelo Presidente da República de Moçambique.
Resultados da atleta:
1971
07.08.1971 – Torneio de Preparação – Núcleos
Lançamento da Bola:
1º Sarifa Abdul (Laurentina) – 29,79 m.
2º Isabel Lopes (Gaviões) – 28,55 m.
3º Marta António (Laurentina) – 23,62 m.
4º Hamana Ali (Laurentina) – 22,72 m.
5º Isabel Morais (Parque) – 21,62 m.
6º Maria de Lourdes (Laurentina) – 16,80 m.
4×60 m:
1º Laurentina – 38,0 seg. – (Sarifa Abdul, Judite Sarmento, Nacima Ismael e Soraya Ibraimo).
2º Parque – 40,8 seg. – (H. Trinção, Isabel Silva, Ana Vilela e M. Oliveira).
13.09.1971 – Torneio Provincial de Núcleos (Realizado em Ressano Garcia)
Lançamento da Bola:
1º Rossana Hasane (Jacarés) – 41,15 m.
2º Sarifa Abdul (Laurentina) – 36,30 m.
3º Maria Helena (Jacarés) – 34,25 m.
4º Mariana Paula (Laurentina) – 28,00 m.
4×60 m:
1º Laurentina – 37,5 seg. – (Maria de Lourdes, Mariana Paulo, Judite Sarmento e Sarifa Abdul) – Recorde Nacional de Infantis.
2º Jacarés – 38,6 seg. – (Jac. M. Ferreira, Rosa Maria Silva, Amida Omar e Maria Ferreira).
1974
03 e 04.03.1974 – Campeonatos Distritais de Juvenis
100 m – 1ª Série – 3º lugar – 15,2 seg.
200 m – 1ª Série – 5º lugar – 31,5 seg.
4×100 m (AAM) – 1º lugar – 58,0 seg. – (Isabel Silva, Soraya Ibraimo, Sarifa Abdul e Nacima Ismael).
10 e 11.03.1974 – Taça José Magalhães
100 m – 2ª Série – 5º lugar – 15,0 seg.
200 m – 1ª Série – 2º lugar – 31,0 seg.
01.04.1974 – Campeonato Regional de Juniores
800 m – 5º lugar – 3.08,7 seg.
Comprimento – 5º lugar – 3,97 m.
15.04.1974 – Campeonato Regional de Seniores
200 m – ¼ final – 1ª Série – 5º lugar – 31,0 seg.
Comprimento – 6º lugar – 4,18 m.
21.04.1974 – Torneio de Preparação
100 m – 1ª Série – 3º lugar – 14,6 seg.
27 e 28.04.1974 – Campeonato Regional de Seniores
100 m – 3ª Série – 2º lugar – 14,5 seg.
M/F – 1ª Série – 5º lugar – 15,1 seg.
400 m Barreiras – 2ª Série – 3º lugar – 83,6 seg.
Comprimento – 6º lugar – 4,17 m.
26.05.1974 – Taça Prof. António Vilela
100 m Barreiras – 2º lugar – 20,9 seg.
1975
26.01.1975 – Torneio das Corridas
100 m – 1ª Série – 4º lugar – 15,4 seg.
Estafeta Sem Fim (AAM) – 2º lugar – 1.084,75 m. – (Fernanda Salazar, Nacima Ismael, Soraya Aly e Sarifa Abdul).
02 e 03.03.1975 – Provas Abertas
Comprimento – 4º lugar – 3,96 m.
400 m – 2º lugar – 77,6 seg.
21.03.1975 – Torneio Aberto
100 m – 3º lugar – 14,5 seg.
Comprimento – 4º lugar – 3,96 m.
23.03.1975 – Torneio Aberto
100 m – 1ª Série – 3º lugar – 15,1 seg.
400 m – 5º lugar – 76,0 seg.
28 e 29.03.1975 – Torneio Aberto
100 m – 2ª Série – 2º lugar – 14,9 seg.
100 m Barreiras – 1º lugar – 21,9 seg.
400 m – 4º lugar – 75,1 seg.
02 e 03.04.1975 – Provas Abertas
4×100 m (AAM) – 2º lugar – 57,0 seg. – (Anabela Ferreira, Soraya Ibraimo, Nacima Ismael e Sarifa Abdul).
05 e 06.04.1975 – Campeonato Regional Individual e Provas Extras
100 m – 2ª Série – 2º lugar – 14,9 seg.
Estrada Sem Fim (Misto) – 1º lugar – 1.116 m. – (Nacima Ismael, Sarifa Abdul, Fernanda Salaza r e Firoza Razaco).
10.04.1975 – Provas Abertas
150 m – 2ª Série – 4º lugar – 22,7 seg.
Comprimento – 4º lugar – 4,02 m.
100 m Barreiras – 2º lugar – 21,2 seg.
4x400m (AAM) – 1º lugar – 5.11,6 seg. – (Fernanda Salazar, Nacima Ismael, Sarifa Abdul e Soraya Ibraimo).
21.04.1975 – Torneio de Veteranos e Provas Extras
200 m Extra – 2ª Série – 3º lugar – 30,6 seg.
27.04.1975 – Tentativa de Recordes
300 m Barreiras Juvenis – 1º lugar – 53,5 seg. – Recorde Nacional de Juvenis.
Peso Juvenis – 3º lugar – 7,21 m.
03 e 04.05.1975 – Torneio Vasco da Gama
Disco Seniores – 2º lugar – 18,64 m.
11.05.1975 – Pentatlo Técnico
100 m Barreiras – 2ª Série – 2º lugar – 21,0 seg.
Peso Seniores – 3º lugar – 7,15 m.
Altura – 4º lugar – 1,20 m.
Comprimento – 4º lugar – 4,08 m.
200 m – 3º lugar – 30,4 seg.
25.05.1975 – Campeonato Regional de Seniores
100 m – 4º lugar – 15,5 seg.
400 m Barreiras – 1º lugar – 79,6 seg.
4×100 m (AAM) – 1º lugar – 55,5 seg. – (Anabela Ferreira, Nacima Ismael, Soraya Aly e Sarifa Abdul).
01.06.1975 – Campeonato Regional de Seniores
400 m Barreiras – 2º lugar – 78,0 seg.
14 e 15.06.1975 – Provas de Preparação
Estafeta Sem Fim – Misto – 1º lugar – 843 m. – (Nacima Ismael, Soraya Aly, Sarifa Abdul e Firoza Razaco).
Melhores marcas de Sarifa Abdul até 25 de Junho de 1975:
Núcleos
Lançamento Bola – 36,30 m.
4×60 m (Laurentina) – 37,5 seg. – Recorde Nacional de Infantis.
Federados
100 m – 14,5 seg.
150 m – 22,7 seg.
200 m – 30,4 seg.
400 m – 75,1 seg.
100 m Barreiras – 20,9 seg.
300 m Barreiras – 53,5 seg. – Recorde de Juvenis.
400 m BBarreiras – 78,0 seg.
Comprimento – 4,18 m.
Altura – 1,20 m.
Peso Juv. – 7,21 m.
Peso Sen. – 7,15 m.
Disco Sen. – 18,64 m.
4×100 m (AAM) – 55,5 seg.
4×400 m (AAM) – 5.11,6 seg.
Estafeta Sem Fim (Misto) – 1.116 m.
1976
Após a Independência de Moçambique algumas das suas provas e marcas, em representação do Ferroviário de Moçambique (CFM)
13 e 14.06.1978 – Provas de preparação para o 1º Aniversário da Independência
100 m:
1º Olga Guimarães (D) – 13,8 seg.
2º Anabela Tembe (F) – 14,8 seg.
3º Rita Mate (Maf) – 15,6 seg.
4º Sarifa Abdul (F) – 15,8 seg.
Peso:
1º Lucrécia Cumba (S) – 7,16 m.
2º Olga Guimarães (D) – 7,12 m.
3º Sarifa Abdul (F) – 7,12 m.
4º Filomena Abreu (D) – 6,30 m.
21.06.1976 – Torneio de Adaptação
Est. Sueca (Misto) – 1º lugar – 2.38,7 seg. – (Susana Manuel, Olga Guimarães, Firoza Razaco e Sarifa Abdul).
100 m:
1º Suzana Manuel (Maf) – 14,4 seg.
2º Sarifa Abdul (F) – 14,8 seg.
3º Margarida Cossa (Maf) – 15,0 seg.
27.06.1976 – Torneio Internacional de Moçambique
100 m:
1º Olga Guimarães – 13,9 seg.
2º Suzana Manuel – 14,7 seg.
3º Sarifa Abdul – 14,9 seg.
4º Alice Frederico – 15,0 seg.
5º Alice Roque – 15,0 seg.
Ranking das melhores marcas de Sarifa Abdul em 1978
110 m Barreiras – 3º lugar – 19,6 seg.
Comprimento – 5º lugar – 4,05 m.
Peso – 3º lugar – 7,97 m.
Disco – 4º lugar – 18,80 m.
Ranking das melhores marcas de Sarifa Abdul em 1978
100 m Barreiras – 2º lugar – 18,7 seg.
400 m Barreiras – 3º lugar – 75,2 seg.
Peso – 6º lugar – 7,63 m.
Dardo – 5º lugar – 21,51 m.
Disco – 5º lugar – 19,97 m.
Comprimento – 4º lugar – 4,54 m.
Reportagem fotográfica de Sarifa Abdul depois da Independência de Moçambique
8 Comentários
Pedro Mendes
Estou impressionado com o percurso da minha professora de matemática na escola secundária, que ainda corria na altura. Boa atleta e boa professora!
Fátima Ribeiro
Uma excelente atleta, excelente profissional, excelente colega que tive no então Instituto Superior Pedagógico de Maputo, hoje Universidade Pedagógica, e uma mulher de que todos nos devemos orgulhar. Parabéns, Sarifa!
Manuel Martins Terra
Parabéns à Sarifa Magide, pelo seu excelente currículo desportivo e pela sua carreira académica simplesmente ilustre. Um currículo que fala por si e que dá conta da potencialidade da mulher moçambicana. Serviu o seu pais com uma dedicação exemplar, como o provou também na área da politica. Um exemplo a seguir. De igual forma felicitar o Victor Pinho, que faz ‘correr’ nas pistas do BigSlam as grandes figuras do Atletismo Moçambicano, dos tempos áureos e que não queremos esquecer. Obrigado, pelo excelente contributo que tem dado, em prol da modalidade que abraçou.
Mário Amado
É com enorme orgulho e prazer que tenho notícias da Sarifa. Fomos colegas de Liceu e amigos.. Na altura tínhamos uma sã rivalidade na disciplina de Matemática, entre outras.
Aluna excelente que se destacava dos demais companheiros, sempre humilde e respeitando o próximo.
Sou agora surpreendido com o seu, mais uma vez, percurso académico.
Parabéns Sarifa.
Mário Amado
Mario Sutton de Sousa Neves
Parabéns Victor, mais um belo trabalho teu. Pelo que apresentaste ela foi uma grande atleta e polivalente. Um grande abraço.
Victor Pinho
Mário obrigado pelos elogios ao trabalho pois a Sarifa é merecedora das pessoas conhecerem não só o trajecto desportivo como o pessoal. Um abraco
Esperança Marques
OLá Sarifa, boa tarde. Não a conheço pessoalmente mas perante um currículo assim, não há quem possa ignorar os feitos enormes em que participou, sempre vencedora, sempre muito empenhada, como é apanágio de todos os moçambicanos. Parabéns. Autêntico Ìcone de grandeza do nosso Atletismo, também na vida particular foi um sucesso brilhante, lindo, o de uma grande Mulher. A sua força de vontade, enorme, deve servir de exemplo a tantos jovens para que se sintam realizados, felizes, pessoas que só honram Moçambique e todo o seu povo, quando a sua carreira fôr linda e saudável , como a sua e de tantos outros Campeões, que nos tem enchido de orgulho e gratidão. Parabéns igualmente pela brilhante carreira de Ministra, após o término da carreira estudantil. Possuidora do curso de Económicas e Financeiras, a Sarifa brilha nos horizontes do País, segura daquilo que pode, que é muito, e dedicando-se de alma e coração ás actividades que estão ao seu alcance. Parabéns CAMPEÃ, saiba que fica para sempre gravada em nosso coração, com letras douradas. Seja sempre muito feliz, Merece. Beijinho e um abraço cheio de carinho da Esperança. Saudações Moçambicanas.
Braga Borges
Curriculum brilhante, sem dúvida. Penso que será familiar do Abdul Magide Osman, atleta de 400 m barreiras, entre outras disciplinas, no SCLM nos anos 60. Magide que estudou e tirou o curso de Económicas e Financeiras na “Metrópole.” Foi Ministro no actual Moçambique. Portanto, tanto no desporto, como na vida académica, a Sarifa aproveitou, e bem, o ADN.