1965/66 – Campeonato conquistado, mas não homologado!
Época 1965/66 – Seniores
“Campeões Nacionais”
Na foto: Jorge Carmo, Marcelo Sá, Nelson Serra, Carlos Serra, Hélder Silva, Francisco Marques (Treinador), Sérgio Carvalho, Octávio Sá, Mário Albuquerque, Jorge Cardoso, Celso Carvalho.
Esta foi a equipa do Sporting Clube Lourenço Marques que venceu o primeiro campeonato nacional realizado em moldes inovadores, que vigorou até à independência de Moçambique, passando o campeão nacional a resultar do confronto entre os vencedores da “metrópole” e das províncias ultramarinas de Angola e Moçambique.
Nesta época de 65/66 e atendendo a que a fase final se realizou em Lisboa no Pavilhão dos Desportos, hoje “Carlos Lopes”, pela “metrópole” foram apurados o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting de Portugal e tendo como representantes de Moçambique e Angola o Sporting de Lourenço Marques e Sporting de Benguela respectivamente.
Na equipa “laurentina” já pontificavam atletas de alto nível, tais como Mário Albuquerque e Nelson Serra, o enérgico Sérgio Carvalho, o eclético Hélder Silva que, para além do basquete, sobressaía ainda como guarda-redes de futebol, ciclista e boxeur de créditos firmados. Nesta foto ainda encontra Octávio de Sá, também ele um “monstro” da baliza e Marcelo Sá que, tal como o seu irmão, se notabilizou nesse posto especifico de guarda-redes.
A equipa moçambicana venceu nas meias-finais o Sporting de Portugal por 2 pontos e derrotou na final o Sport Lisboa e Benfica por 1 ponto, conquistando o troféu, num jogo retransmitido pela TV.
O treinador Francisco Marques ficou conhecido como “o mastigador de cigarros” e essa imagem passou repetidamente nos noticiários televisivos.
Entretanto, e como o Benfica apresentou declaração de protesto com base num erro de arbitragem e, antes que houvesse repetição do encontro, os Sportinguistas meteram-se de imediato no avião e regressaram rapidamente a Moçambique, com a taça nas mãos, onde foram recebidos em apoteose, no aeroporto e em todo o trajecto até à sede do governo.
Foi um êxito retumbante, mas esse campeonato ficou por homologar… mais tarde passados dois anos, esta mesma equipa conquista agora em Moçambique o ambicionado título de Campeão Nacional.
Esta década passou a ser chamada de “A mina africana”.
Para a história fica a foto e constituição da equipa:
Época 1965/66 – Seniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique • Campeão Nacional (não oficializado)
Em cima: Octávio Sá, Mário Albuquerque, Francisco Marques (Treinador), Carlos Serra, Sérgio Carvalho.
Em baixo: Jorge Carmo, Jorge Cardoso, Marcelo Sá, Hélder Silva, Nelson Serra.
Um Comentário
Wanda Serra
Wanda Serra
Tempos maravilhosos,unicos …..
Wanda