20 CENTAVOS!
Lá fora, por 20 centavos, foi o que foi. Os próprios brasileiros catalogaram de “quebra quebra”. Aquilo que era e continua a ser a luta democrática, virou confusão. Aquilo que inicialmente era o protesto contra o aumento da tarifa do transporte, acabou por adicionar outros males, especificamente no que ao mau funcionamento dos serviços públicos diz respeito. Provocou mortos e feridos. Embora vindo duma minoria, o vandalismo, infelizmente, falou mais alto. Destruição do património público e privado. Edifícios históricos, alguns deles construídos há 150 anos, autocarros, viaturas particulares, lojas, enfim, a fúria de meia dúzia atirou o Brasil para as parangonas dos meios de comunicação e consequentemente para o mundo. A violência que envergonha. Agora há que somar esforços para modificar.
Por cá também a dor e o luto. Alguns (e acredito que serão muitos) dirão que tudo acontece porque “não conseguimos somar esforços para modificar”. Não conseguimos ou pura e simplesmente não queremos. Falta-nos “a necessidade permanente de oxigenar o nosso sistema político”.
Por lá reconhece-se que muita coisa vai mal e que é preciso mudar.
O governo deu a mão à palmatória. Por cá, o oposto. Se vai mal que continue mal, porque afinal é assim que nós (esse bando de pardais à solta) queremos. Os mesmos pardais que deixaram o País arrastar-se para a dor, provocada por um tal “pai da democracia”. Deixaram crescer a cobra, contrariando Samora Machel.
Fica-me a esperança, como diz Chico Buarque, que “amanhã vai ser um novo dia”. E aí, os que hoje querem que as coisas estejam como estão, são capazes de “ter de pagar dobrado, com juros e correção monetária, e sem nenhuma hipótese de proibir quando o galo insistir em cantar”.
João de Sousa – 26.06.2013
2 Comentários
Zeca Peixoto
Não nos “esqueçamos”, que a OPERAÇAO MATEMATICA mais difícil de “fazer”, é a DIVISÃO.
SUBTRAI-SE a quem tem MENOS,…… SOMA-SE sempre a quem mais TEM,……. MULTIPLICA-SE a MISÉRIA,….. mas depois quando se trata de DIVIDIR a RIQUEZA,…… aí é que são elas. Depois,………… não faltam os ADJETIVOS.
ESTÓRIA ANTIGA,…………….
Já dizia quem sabia,……………. NUNCA QUEIRAS SER POVO.
Admin
Excelente “Operação Matemática” aplicada a este tema. Parabéns Zeca Peixoto pelo teu comentário, estou 100% de acordo!