80 Anos celebrados com um evento inédito!
“Experiência Laurentina” reabilita cine-teatro Scala para proporcionar sensações únicas
Comemorar de forma inovadora, criando uma relação próxima e intimista com o consumidor é o objectivo do evento “Experiência Laurentina”, pensado para celebrar os 80 anos da marca.
De 9 a 23 Novembro, a “Experiência Laurentina” vai expor a marca como nunca antes vista. Da carica à caixa onde é transportada, dos sabores e sensações que desperta, tudo foi pensado para integrar um festival de sensações a todos os visitantes da “Experiência”.
Um conceito inovador, intimista e estimulante
A “Experiência Laurentina” é então, como o nome indica, uma Experiência Sensorial que acontece a partir de um espaço interactivo, organizado em pequenas intervenções artísticas que contam uma história, transportam o visitante no tempo e informam sobre as características que fazem da Laurentina uma cerveja premiada.
Instalações de arte sensoriais, projecções interactivas e sonoras, composições gráficas sobre a história da marca, prova de cervejas com sabores exóticos, um espaço lounge e espectáculos musicais vão dar vida a um espaço que foi totalmente remodelado para acolher este acontecimento.
Uma viagem ecológica no espaço e tempo
Para comemorar os 80 anos de maturidade, herança e de prestígio, a Laurentina optou por reabilitar um dos ex-libris da cidade, o cine-teatro Scala,
numa intervenção que demorou mais de um mês a estar concluída e que contou com uma equipa de cerca de 30 pessoas constituída por designers, videastas, artistas, arquitetos, artesãos, coordenadores, produtores, técnicos e fotógrafos.
Por ter praticamente a mesma idade da Laurentina, o Scala, pode agora contribuir com as suas histórias glamorosas nesta viagem que junta o passado, o presente e o futuro.
O espaço foi ainda concebido tendo em vista a reutilização de materiais da Laurentina, uma opção que permite envolver os participantes com a marca, tornando objectos que anteriormente eram percepcionados de forma indiferenciada em objectos do quotidiano.
Laurentina Live – Programação de concertos ao Vivo.
A abertura da “Experiência Laurentina” ao público acontece dia 9 de Novembro, e até ao dia 23 do mesmo mês, entre as 10h00 e as 19h00, a Laurentina convida a visitar gratuitamente o espaço.
Para alem da exposição sensorial, a “Experiência Laurentina” vai animar as noites da cidade com:
CONCERTOS às Quintas a partir das 19h00 (preço do bilhete: 200 meticais)
15 Novembro – Concerto Just Jazz com Orlando da Conceição, Hélder Gonzaga, Cremildo e Muzila (concerto criado especialmente para a “Experiência Laurentina”) + DJ Set Nandele
22 de Novembro – Concerto Cheny Wa Gune e Dilon Djinji (concerto criado especialmente para a “Experiência Laurentina”) + Dj Set Nandele
DJ SETS aos Sábados a partir das 21h00
10 Novembro – DJ Set Tiago Correia Paulo apresenta A Million Things
17 Novembro – DJ Set Sir Bastian
Para mais informações e acreditação de jornalistas para a “Experiência Laurentina” contacte:
Ogilvy Public Relations Worldwide (Moçambique)
Mara Chiu (Head of PR)
Mail: mara.chiu@ogilvy.co.mz
Telemóvel: +258 843 023 697
Telefone: +258 21 490674
Sobre a Laurentina
A história da cerveja Laurentina começou no início do século xx, na cabeça de um imigrante grego chamado Cretikos, que percorria os bairros ricos de Lourenço Marques para vender água fresca. Quando Cretikos se apercebeu de que não existia gelo para conservar o peixe que todos os dias era descarregado nas docas da cidade decidiu abrir a primeira fábrica de gelo e de água mineral de Moçambique (1916), Victoria Ice and Water Factory. Em poucos anos, começou também a produzir refrescos e a sonhar com a primeira marca de cerveja feita em Moçambique. O sonho realizou-se em 1932, quando o grego viajou até à Alemanha para contratar um mestre cervejeiro que desenvolveu uma receita de cerveja de estilo europeu a que Cretikos chamou Laurentina, em homenagem aos naturais de Lourenço Marques, os laurentinos.
Produzida há então 80 anos, a Laurentina, depressa se impôs entre as marcas mais conhecidas de cervejas africanas. Hoje faz parte de um alargado portfolio de marcas nacionais (2M, Manica, Impala, Raiz) e internacionais (Castle Lite, Grolsch) da CDM – Cervejas de Mocambique, afiliada da multinacional SABMiller, uma das maiores cervejeiras mundiais.
A Laurentina é uma marca fortemente enraizada na cultura Moçambicana, associada à herança e mestria na produção de cerveja, sendo a cerveja mais premiada de sempre.
Tradição e qualidade são assim valores da marca mãe, que soube acompanhar as tendências e evoluir, abarcando conceitos como modernidade e irreverência, através da variante Preta,
e sofisticação e estilo, no caso da variante Premium.
Momentos Importantes da Laurentina Clara
- 1932 – A fábrica Laurentina começou por ser uma fábrica de gelo, que neste ano lançou a cerveja Laurentina Clara.
- 1965 – É inaugurada a fábrica Mac Mahon em Maputo, cujo nome deu origem também ao nome da cerveja mais popular de Moçambique, a 2M.
- 1995 – Assinatura do acordo de privatização entre a SABMiller e o Governo de Moçambique, que conduziu ao estabelecimento da Cervejas de Moçambique SARL.
- 2002 – Aquisição da marca Laurentina e sua integração na CDM.
- 2003 – Em Dezembro, cotação da Cervejas de Moçambique SARL, a primeira empresa moçambicana na Bolsa de Valores de Moçambique. Com a cotação da Empresa, os trabalhadores passaram a deter 10% das suas acções.
- 2005 – Início da exportação da Laurentina Clara e Laurentina Preta para a África do Sul, sendo actualmente exportada também a Laurentina Premium.
- 2008 – A Laurentina Preta foi premiada com uma medalha de Ouro pelo Institudo de Qualidade Monde Selection, em Bruxelas.
Lançamento, em Dezembro, de Laurentina Premium, a primeira cerveja premium nacional. - 2009 – O Monde Selection atribuiu à Laurentina Premium o prémio Grand Gold, posicionando Moçambique como país produtor de cervejas de alta qualidade.