CELEBRA-SE hoje, 7 de Abril, o Dia da Mulher Moçambicana, cujas cerimónias centrais serão dirigidas pelo Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, no povoado de Namatili, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado.
Com efeito, o Presidente da República vai depositar uma coroa de flores no monumento erguido em homenagem aos heróis moçambicanos. Para além de se laurear os heróis moçambicanos, várias outras actividades de carácter sócio-político e cultural-recreativo estão agendadas em todo o país.
Sob o lema “Mulher Moçambicana Luta Pela Paz”, o 7 de Abril é comemorado em tributo à heroína moçambicana, Josina Machel, que se destacou durante a Luta de Libertação Nacional pela sua coragem, dedicação e entrega na busca pela independência da mulher moçambicana.
Falando na ocasião, a secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana, Maria de Fátima Pelembe salientou que o mês da mulher recorda as diversas etapas que marcaram a vida das mulheres, sendo por isso motivo de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda prevalecem.
Entre os avanços destaque vai para a inserção da mulher em diversos sectores de actividades, havendo algumas que ocupam cargos de chefia, mais meninas nas escolas e com oportunidades para continuar com os estudos.
Contudo, algumas práticas culturais como os casamentos e gravidezes prematuras continuam a colocar a mulher numa situação de vulnerabilidade e consequente lentidão no desenvolvimento desta camada social.
Fonte: Noticias online
PARABÉNS MULHER MOÇAMBICANA!
Mulher Mãe, Mulher Lutadora, Mulher Trabalhadora, Mulher Esposa, Mulher Companheira…