Conhece Jana Pittman?
Desde os 16 anos que Jana Pittman era uma grande aposta e um talento do Atletismo Australiano. Com apenas 19 anos, Jana sagrou-se Campeã do Mundo nos Mundiais de Paris
e posteriormente em 2007 nos Mundiais de Osaka volta a sagrar-se de novo campeã do Mundo nos 400 metros Barreiras.
Em 2004, durante um treino de aquecimento para competir no meeting de Zurique a atleta sofreu uma grave lesão, tendo sido operada a um joelho uma semana antes de competir nos Jogos Olímpicos de Atenas. Competiu nesses J.O. nos 400 metros Barreiras e obteve mesmo assim a 5ª posição.
Já em 2008 lesionou-se num dedo do pé direito e como tal não esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Mais tarde no ano de 2009 nova lesão. Desta vez a lesão levou-a a ter de deixar de praticar atletismo durante 2 anos.
Regressa e começa a preparar-se para os Jogos Olímpicos de Londres, mas em Março de 2012 volta a lesionar-se num pé que a afasta novamente do sonho de competir nesta Olimpíada e como tal desistiu do Atletismo.
Para além das lesões, a atleta Jana desde os 22 anos até aos 28 anos foi noticia nos Jornais por causa da relação muito conturbada com o ex-atleta Britanico Chris Rowlinson, 10 anos mais velho que Jana.
Casaram-se em 2006 divorciando-se em 2011 tendo tido um filho.
Melhores marcas da Jana Pittman
2003 – Mundial de Paris
– Medalha de Ouro – 400 metros Barreiras- 53,22 seg.
2004 – Olimpíadas de Atenas
– 5º lugar nos 400 metros Barreiras com 53,92 seg. Vencedora e Medalha de Ouro a atleta da Grécia FANI HALKIA.
2006 – Jogos da Commonwealth – Melburne Austrália
– 1º nos 400 metros Barreiras com 53,82 seg – Medalha de Ouro
– 1º nos 4×400 metros planos com 3.28.66 seg – Medalha de Ouro
2007 – Mundial de Osaka
– 1º lugar nos 400 metros Barreiras com 53,31 seg
Aos 30 anos, a bicampeã Mundial dos 400 metros Barreiras trocou as pistas de Tartan pelas pistas de Gelo.
Em 2014 quer estar presente na Rússia a representar a Austrália nos Jogos Olímpicos de Inverno e conquistar assim uma medalha Olímpica através do Bobsleigh.
Neste momento treina e participa pela equipa Ice Birds no lugar de Brakewoman (atleta que tem como missão empurrar o trenó no inicio da competição e trava-lo no final).
Na 1ª prova oficial com apenas alguns meses de treino, a equipa de Jana alcançou o melhor resultado de sempre da história do Bobsleigh Australiano com o 7º lugar no campeonato do Mundo.
Aguarda-se com expetativa os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 que se vão realizar em Sóchi – Rússia, para ver em açção esta super-mulher!!!
2 Comentários
Dave Adkins
A Jana Pittman tem corpo de aço nas fotos espectaculares, más me parece que pedia demasiado dele na competição de atletismo. Lolo Jones de Des Moines, Iowa tem corpo e lesões parecidos: participando nas barreiras de 100 m. nos Jogos de Pekin caiu depois de correr em primer lugar. . as duas têm corpos iguais, como gêmeos. . (Google Lolo Jones)
Dave Adkins
Vivia em Australia, trabalhei como diretor de treinadores do estado de Queensland por 2 anos então treinei os Diablos de Hobart na Liga Nacional (NBL) por 3 anos. Antes e depois, recrutei jogadores americanos para jogar nos clubes de NBL durante 2 decadas. . Recordo bem quando Cathy Freeman, Australiano Aboriginal, ganhou o oro nos 400 metros em Sydney durante os Jogos de 2000, mais não conheço J. Pittman. . Houve Aborignal na equipa nacional de basquete durante esta epoca, se chamava Danny Morseu. .Também, Evonne Goolagong, outra Aboriginal de “down under”, foi jogadora de tenis da primera classe durante os anos de 70 e 80,