WORLD FLOWERS PHOTOS
Carlos Capelão Photography
Que o caminhante não passe indiferente ao pedido destas imagens para que encontremos uma relação harmoniosa de cores e linhas, uma sintonia entre a natureza representada e o olhar e a mente que a observam. Guiado por formas que se aproximam da máxima nitidez, o nosso espírito hesita entre a realidade e o devaneio enquanto nos perguntamos se Carlos Capelão sonhou estas flores, ou se foram as flores, que tocaram a humanidade e o sentido do maravilhoso deste fotógrafo. O resultado contém o estatuto e o enigma de um acto criador: dele emergem entes de uma elegância geométrica tal, que se libertam da materialidade e das leis da gravidade, das sombras e da fealdade.
Cada flor, cria os seus próprios limites: porções de espaço em torno de transparências e opacidades, que se destacam sobre fundos homogéneos e contornos que demarcam com clareza o motivo. Todavia, imagem e fundo contribuem num todo para o significado da fotografia: viajamos livremente, em passagens suaves ou em saltos abruptos, entre aquela e esta; adivinharmos a sensualidade, a sexualidade e a reprodução no estame e no gineceu, descobrirmos a ausência de limites em cada microcosmo, comungarmos com o fotógrafo, que se assume como artesão demiurgo, o gosto pela busca das leis que estão para lá do visível.
Carlos Capelão
Nasceu em Moçambique em 1957, onde residiu até 1983. Foi em Moçambique que se iniciou na fotografia, a preto e branco, guardando como referências vários amigos fotojornalistas Moçambicanos.
Atualmente Vive na Póvoa de Varzim. A sua última ocupação profissional foi como Key Account Manager Retail numa multinacional Sueca, na área da incontinência, entre 1993 e 2012.
Em 2013, tomou a decisão de se dedicar à Fotografia, especificamente à macrofotografia de flores, tendo criado o seu próprio projecto “World Flowers Photos®”.
Em Portugal, as suas fotografias estão publicadas em algumas revistas da especialidade. A sua primeira exposição foi na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, em Agosto de 2013, com o seu amigo Henrique Souto.
Website: Carlos Capelão Photography
http://carloscapelao.com