Ferroviário de Maputo é o novo campeão de Moçambique em Futebol
O Ferroviário de Maputo sagrou-se hoje campeão de Moçambique ao empatar em Nampula, com o Ferroviário local, a um golo, em jogo da 26.ª e última jornada do Moçambola, e beneficiando da derrota do Costa do Sol, treinado pelo português Nélson Santos, no Chibuto.
Locomotivas e canarinhos estavam empatados à entrada para a última jornada, com vantagem para o Ferroviário no confronto direto. E esta ronda teve emoção quanto baste, já que ambas as equipas estavam a perder nos minutos finais dos respetivos jogos. Logo, qualquer deles poderia ser campeão. A festa aconteceu em Nampula quando Lewis, ao minuto 90, empatou para o Feroviário de Maputo, de grande penalidade.
O Ferroviário de Maputo sucede à Liga Desportiva (ex-Muçulmana), vencedora das últimas duas edições do Moçambola e que tinha uma remota possibilidade de revalidar o título, ganhou em casa 2-0 ao Ferroviário da Beira e fecha o pódio da temporada 2014/15.
Em termos de despromoção, o histórico Desportivo de Maputo salvou-se em cima da linha de meta, ao empatar em casa com o HCB. Desceram 1.º de Maio de Quelimane, Desportivo da Nacala e Ferroviário de Quelimane.
Classificação:
1. Ferroviário de Maputo, 44 pontos
2. Costa do Sol, 43
3. Liga Desportiva, 43
4. Ferroviário da Beira, 39
5. HCB, 39
6. Ferroviário de Nampula, 37
7. ENH, 34
8. Maxaquene, 36
9. Ferroviário de Nacala, 34
10. Chibuto, 34
11. Desportivo de Maputo, 30
12. 1.º de Maio, 29
13. Desportivo de Nacala, 27
14. Ferroviário de Quelimane, 19
Um Comentário
Fernando Maningue
FERROVIARIO DE MAPUTO, grande clube no panorama futebolistica de Mocambique, possui um palmarem bastante invejavel desde a sua fundacao-1924. Ele, ja formou muitos talentos que militam a nivel da Europa moderna, caso de Clesio Buque-Benfica, Simao Mathe-Levante (Espanha) e muitos atleta que militam a nivel interno. Valeu por titulo, agora estamos de parabens por este feito e sucesso nas competicoes da CAF que se avisinha, frente dos tswanas.