“GRÁTIS” pela sua atenção
De há uns tempos a esta parte ando atento às “gaffes” que são cometidas, particularmente no que a ler e escrever a nossa língua oficial diz respeito. Neste capítulo, tenho tido, felizmente, a colaboração de muitos amigos e amigas.
Primeira história:
A aluna licenciou-se. Mas antes de obter o canudo foi preciso defender a tese e para isso levou um tempão a escrever. Foram meses a martelar nas teclas do computador. A encaixar as ideias umas nas outras, numa sequência lógica. A corrigir. Escrevia que nem uma desalmada. Corria contra o tempo. Parece que o que escrevia, nunca mais acabava. Era preciso colocar no papel tudo aquilo que tinha aprendido ao longo de muitos anos de esforço e sacrifício. Anos em que teve de conciliar os seus afazeres como dona de casa, esposa, mãe e como funcionária pública. Esmerou-se. Escolheu o seu melhor português. Era preciso provar que ao longo do tempo de estudo tinha assimilado todas as matérias.
Perante uma plateia de doutores e professores, leu a sua tese subordinada ao tema “português, língua de unidade nacional”.
No fim da sua alocução, como mandam as regras, disse, com ar de dever cumprido: “grátis pela vossa atenção”.
Vieram os aplausos e depois as felicitações. Dos professores, do marido e dos filhos, dos colegas de curso, dos amigos. Gratuitamente abriu a boca para dizer asneira.
Segunda história:
Folheei o jornal “Notícias”
e deparei com um anúncio do Porto de Pescas, instituição subordinada ao Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas. O anúncio, que depois foi reproduzido nas diferentes plataformas de comunicação digital e alvo da maior chacota, dizia assim:
“O verão chegou. Tardes quentes! Noites quentes! Sempre em movimento. Para si que tem barraca, festa de aniversário, xitique, casamento e todo o tipo de eventos. Não precisa de tomar ou beber uma cerveja quente ou um refresco quente. Temos uma solução para si e para o seu negócio. Super gelo refrescante e de melhor qualidade. Beba a sua cerveja, whisky, vinho, sumo, Coca, Fanta, bem gelada e refrescante. Também pode usar na conservação de mariscos. Estamos abertos todos os dias, de segunda a domingo e até feriados. Para mais informações contacte-nos. Porto de Pesca, Praça 25 de Junho”.
Devo dizer-vos com franqueza que nunca li tanta asneira junta. Como é que o jornal “Notícias”, se dá ao luxo de permitir a publicação duma barbaridade destas? Quem foi que redigiu este anúncio? Não tarda muito e será contratado para uma das nossas mais prestigiadas agências de publicidade. Um “copywriter” destes, vale ouro!
Terceira e última história:
Um título que apareceu no portal digital da “Sapo”:
Aos 45 anos Naomi Campbell “pousa” (em vez de posa) em lingerie. Será? Talvez. Como me dizia uma amiga minha, ao comentar esta título: “ela deve pousar no coração de muito homem”.
João de Sousa – 25.11.2015