A Liga ainda não acabou, mas o Maxaquene vence Moçambola 2012 quando faltam duas jornadas para o fim.
O Maxaquene é o novo campeão moçambicano de futebol. Os “tricolores” venceram o Têxtil de Punguè por 1-0 e beneficiaram do empate do Ferroviário de Maputo para celebrar a conquista do Moçambola, quando faltam duas jornadas para o fim.
Os “tricolores” passam a somar 48 pontos, contra 42 dos “locomotivas” da capital moçambicana. O Ferroviário ainda pode fazer 48 pontos, os mesmos que têm agora o Maxaquene. Mas no confronto direto, a vantagem é dos “tricolores”, que venceram na 1ª e 2ª volta a formação do Ferroviário de Maputo.
A equipa é treinada por Arnaldo Salvado (filho do saudoso árbitro moçambicano Arnaldo Salvado), o homem que já tinha levado o clube ao último título conquistado em 2003, foi a mais regular.
Suspirei de alívio quando o Maxaquene garantiu o título», Arnaldo Salvado
Nos duelos com os principais candidatos ao título, o Maxaquene venceu o Ferroviário de Maputo, o Costa do Sol, o Desportivo e o bicampeão, Liga Muçulmana.
Dos 24 jogos já disputados, os comandados de Arnaldo Salvado venceram 13, empataram nove e perderam apenas dois. O Maxaquene tem o terceiro melhor ataque e a segunda melhor defesa.

Agora resta saber se o “vizinho” Desportivo tem pernas para se aguentar na Liga. Tudo depende do resultado do próximo domingo.
Festa do Maxaquene invade Maputo…
Os adeptos do Maxaquene saíram este domingo à rua para festejar o título conquistado pelo clube após o empate frente ao Têxtil do Ponguè.
Os adeptos tricolores pintaram a cidade de vermelho, branco e azul, as cores do clube que até 1978 se chamava Sporting de Maputo (antes Lourenço Marques) e que formou dois dos maiores jogadores de sempre da seleção portuguesa, Eusébio e Hilário.
Foram milhares as pessoas que buzinaram e mostraram toda a sua alegria entre o estádio, na Machava, até à baixa da capital Moçambicana.

Os festejos acontecem quase 10 anos após a última conquista do campeonato, que aconteceu em 2003. Este foi o quinto troféu do Maxaquene, tendo vencido além do campeonato desse ano e o atual, as ligas de 1984, 1985 e 1986. O último troféu dos tricolores foi a Supertaça Moçambicana de 2011.