O cantor brasileiro Nelson Ned morreu este domingo (dia 5) aos 66 anos.
O cantor brasileiro estava internado desde sábado (4), com um quadro grave de pneumonia a que não resistiu.
Conhecido como o «pequeno gigante da canção» em alusão ao seu 1m12 de altura, o cantor, natural de Minas Gerais, consagrou-se na década de 60 cantando também em espanhol.
Recorde-se que, em 2003, Nelson Ned sofreu um acidente vascular cerebral (AVC)em consequência do qual perdeu a visão de um olho e passou a andar de cadeira de rodas. Nelson Ned, que vivia num centro de repouso, sofria também de Alzheimer.
CARREIRA
Nelson Ned d’Ávila Pinto nasceu em Ubá, em Minas Gerais, em 2 de março de 1947.
Nos anos 60, iniciou a carreira como cantor romântico e gravou discos que repercutiram, inclusive, na América Latina, uma vez que cantava também em espanhol.
Sua primeira gravação foi em 1960, pela Polydor, com a música “Eu Sonhei que Tu Estavas tão Linda”, de Lamartine Babo e Francisco Matoso.
Seu maior sucesso é a canção “Tudo Passará”, de 1969. Essa música teve mais de 40 regravações.
Entre seus hits, estão também “Tamanho não é Documento”, “Não Tenho Culpa de Ser Triste”, “Caprichoso”, “Será, Será” e “Se eu Pudesse Conversar com Deus”.
Durante a década de 1970, foi rotulado como fazendo parte de um lado “brega” da MPB, ao lado de nomes como Reginaldo Rossi, Odair José, Moacyr Franco, Waldick Soriano e Agnaldo Timóteo. Segundo o cantor, ele só não foi parte da Jovem Guarda porque era “anão e feio”.
Era atração recorrente na “Discoteca do Chacrinha”, programa da TV Globo nos anos 70.
Em 1996, Ned lançou a biografia “O Pequeno Gigante da Canção”, referência à sua condição de anão. Ele mede 1,12 m de altura. O apelido foi dado ele pelo ator Paulo Gracindo.
O artista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2003.
Como consequência do AVC, perdeu a visão de um olho e precisou se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas, além de enfrentar diabetes, hipertensão arterial e foi diagnosticado também com Mal de Alzheimer em fase inicial.
Na década de 1990, Ned se converteu à religião evangélica e, de lá para cá, havia investido numa carreira como cantor gospel, interpretando temas religiosos tanto em português quanto espanhol.
Com 45 milhões de cópias de discos vendidos em todo o mundo, Ned foi o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos no mercado dos Estados Unidos, onde se apresentou junto com o espanhol Julio Iglesias e o americano Tony Bennett e no qual encheu três vezes o mítico Carnegie Hall, em Nova York. Tocou também duas vezes no Madison Square Garden.
Fonte: Lux
Aqueles que respiram todos os dias connosco mas deixaram parte constitutiva das suas vidas num tempo que se perdeu mas se pressente ou se adivinha: «Ao domingo à tarde a rádio passava Nelson Ned cantando Domingo à Tarde.
Ao domingo à tarde íamos ao cinema.» O segundo reintroduz-nos nessa arquitectura colonial de última geração, agora semivazia, decrépita e visivelmente abandonada, erguida em Angola e Moçambique entre 1948 e 1975, que nos leva de volta a uma certa «beleza nostálgica das cidades da África lusófona».
Fonte: Isabela Figueiredo.
DISCOGRAFIA
Português
“Meu Jeito de Amar” (1969)
“Tudo Passará” (1969)
“Eu Também Sou Sentimental” (1970)
“Nelson Ned” (1970)
“Nelson Ned” (1972)
“Nelson Ned Vol. 3” (1973)
“O Poder Da Fé Vol. 1” (1976)
“Perdidamente Apaixonado” (1982)
“Caprichoso” (1984)
“O Grande Nelson Ned” (1986)
“Passei da Conta” (1987)
“O Poder Da Fé Vol. 2” (1990)
“Enamorado” (1991)
“Penso em Você” (1992)
“Jesus Está Vivo” (1993)
“Jesus Te Ama” (1994)
“Glórias a Jesus” (1995)
“Jesus Está Voltando” (1997)
“Jesus é Vida” (2001)
“Jesus Ressuscitou” (2004)
2 Comentários
Paulo Craveiro
«Estrelas mudam de lugar,
Chegam mais perto só prá ver,
E ainda brilham de manhã,
Depois do nosso adormecer!»
Vou-me sentir como um gigante
Ou nada mais que um …cantor romântico!
Na Cavalgada de Erasmo/Roberto Carlos, a homenagem ao gigante do romântico, Nélson Ned:
«Mas tudo passa, tudo passará
E nada fica, nada ficará
Só se encontra a felicidade
Quando se entrega o coração!»
Wanda Serra
Wanda Serra
Voz melodiosa maravilhosa!!!!
Descansa em Paz……..