“O ÚLTIMO DESEJO”
Um recluso condenado à pena de morte a aguardar pela execução, pediu como último desejo um papel e um lápis. Após escrever por vários minutos, o condenado chamou o guarda prisional e pediu que esta carta fosse entregue a sua mãe biológica.
A CARTA DIZIA…
Mãe, se houvesse mais justiça neste mundo seríamos os dois executados e não apenas eu.
És tão culpada quanto eu sou pela vida que tenho levado.
Lembras-te quando eu roubei e levei para casa a bicicleta de um menino como eu?
Tu me ajudaste a escondê-la para que o meu pai não descobrisse. Lembras-te quando roubei o dinheiro da carteira do nosso vizinho? Tu foste comigo gastá-lo ao centro comercial que havia mais perto.
Lembras-te quando discutiste com o meu pai e ele se foi embora? Ele só queria corrigir-me por ter roubado o exame final do curso em que acabei por ser expulso.
Mãe, eu era só uma criança, pouco tempo depois tornei-me num adolescente problemático e agora sou um homem bastante mal formado.
Mãe, eu era apenas uma criança que precisava de correcção e não de aprovação. Mas mesmo assim perdoou-te mãe.
Só peço que faças esta carta chegar à todos os pais do mundo, para eles saberem que o que faz todos os homens se tornarem pessoas de bem ou criminosos é a educação.
Obrigado mãe, por me teres dado a vida e por me ajudares a perdê-la.
O teu filho, delinquente.
PARA REFLEXÃO:
Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”
(Provérbios 13:24)A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer actualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?”
(Mahatma Gandhi)A educação é a arma mais poderosa que tu podes usar para mudar o mundo.”
(Nelson Mandela)Educação e repreensão começam nos primeiros anos da infância e duram até o último dia de vida.”
(Pitágoras)Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
(Pitágoras).
Kandandos Kalorosos
Fonte: Facebook
Nota: Depois da leitura deste artigo e após a tua reflexão, deixa a tua opinião através do teu comentário.
3 Comentários
Orlando Valente
O DESTINO DE CADA UM
Ha circunstancias na vida das pessoas que chegam ao fim das suas vidas, se tiverem uns momentos de reflexao, poderao chegar a diversas conclusoes… se valeu a pena ter vivido… se viveu a vida simplesmente por viver… outros porem, a vida proporcionou-lhe grandes momentos de bem estar, de prazeres, de luxos, dinheiros, mulheres… e quando se sentem a envelhecer, tentam por todas as formas conservar as vidas, porque a morte os assusta e o medo tomara conta deles e tudo o que possuiam, nada lhes
pertenciam… tudo era um, emprestimo… e tudo ficara por ca.
Infelizmente o materialismo vai afuscando o ser humano, fazendo passar por cima de tudo e de todos para conseguir os seus fins…
No entanto ha vidas que nasceram de pais que foram bons educadores , que orientam os filhos para a vida… porem. outros ha, que tudo fizeram para educarem os seus filhos… uns com sucessos, outros se veem frustados por verem os filhos enveridarem por outros caminhos… assim, O LIVRE ARBITRIO, para muitos mostram-lhe o caminho do bem a seguir… para outros o caminho errante…
Culpar uma mae por nao ter ensinado o filho, nao vejo razao alguma. Neste mundo, temos os chamados “LAVRADORES DA TERRA”, os padres, os pastores, as igrejas,os cultos cristaos etc. etc. que orientam, e educam as multidoes… quem quiser que os oicam… e a culpa sera sempre para quem se desviar do bem por vontade propria, depois, podera sofrer as consequencias.
Este mundo e de sofrimento e regeneracao… todos nos estamos aqui para aprender e para nos aperfeicoarmos.
Por aqui termino. A todos … BEM HAJAM!
Joana
Excelente este artigo! Parabéns!
A nossa sociedade precisa tanto de artigos deste tipo . Há tanta falta de educação nos nossos jovens !
Braga Borges
Educar, é também saber dizer NÃO.