Pareceu-me importante reproduzir (com a devida vénia) um artigo publicado no jornal “Notícias” a propósito do estado actual da piscina olímpica do Zimpeto, inaugurada aquando da realização, dos últimos Jogos Africanos.
O normal, por estas alturas, é que se assistisse a provas de natação, quer nacionais, quer internacionais, na piscina Olímpica do Zimpeto. Aquele que era suposto ser o grande palco para o desfile dos nadadores de maior referência nacional e estrangeira, tal como aconteceu nos Jogos Africanos, está literalmente entregue às algas. Estas plantas que normalmente abundam no mar vão tomando o lugar que deveria servir para potenciar a natação nacional.
O estado das águas – verdes – a fazer lembrar um charco, é lastimável. A natação nacional ganhou uma piscina de dimensão olímpica que veio colmatar um fosso que havia em Moçambique a nível de infra-estruturas. A família desta modalidade, em particular, deu-se por satisfeita com o surgimento deste empreendimento maravilhoso, mas o que não sabiam é que a manutenção (limpeza das águas) era feita com base em mecanismos sofisticados para os quais era necessário haver uma equipa de técnicos especializados. Conclusão: As obras foram entregues, mas a questão da manutenção não foi acautelada.
O certo é que este monstro está a “afundar” e à medida que os dias passam o seu estado vai ficando ainda deplorável e com isso os custos da sua manutenção. Urge a necessidade de quem de direito inverter o rumo dos acontecimentos sob o risco de num futuro próximo a piscina ser abrigo não só das algas como de outros seres vivos aquáticos.
Contudo, importa que se diga que o estado da Piscina Olímpica é apenas um dos aspectos identificados pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, como prioritária resolução, pois o Estádio Nacional do Zimpeto é também alvo de preocupação devido ao elevado subaproveitamento das salas.
Ideias são muitas, desde a projecção de um supermercado a restaurantes, mas é preciso que se passe das reflexões à acção de modo a tornar aquele enorme complexo desportivo num ponto de auto-rendimento.
Publicado por João de Sousa