Ténis e futebol no distrito de Coimbra…
No passado fim de semana o nossos distrito teve grande actividade desportiva que, para alem de bons indicadores em algumas modalidades, também no aspecto social merece algum realce, e nem sempre pelos melhores aspectos…
Comecemos pelo ténis, mais propriamente pelas comemorações dos vinte e três anos de vida do Ténis Clube do Choupal, um clube que dá mostras de grande qualidade, nomeadamente nos sectores de Veteranos, onde vem mantendo excelente nível nos sectores masculino e feminino!
O Clube que utiliza os “courtes” da antiga Direcção Geral dos Desportos na Mata do Choupal, tem mantido a “chama acesa”, e tem conseguido ir “remendando” o tapete de relva sintética, que já conheceu melhores dias, mas mesmo assim continua a servir para treinos e algumas competições federadas…
Ao que parece, o esforço do C.T. do Choupal em manter as instalações do Choupal poderá ser uma realidade, se a Câmara Municipal de Coimbra e a Secretaria de Estado do Desporto, entidades fundamentais para a resolução do problema acertarem as “agulhas, dado que as suas posições, para já, ainda carecem de ser afinadas…
O que, francamente, não me parece impossível…
Entretanto na Figueira da Foz, que teve de fazer face a ondas alterosas que invadiram as suas praias deixando um rasto de destruição, a Naval 1º de Maio, também clube centenário da cidade, passa por enormes dificuldades para continuar com o futebol, dado que vários jogadores e mesmo o seu treinador decidiram abandonar o clube, deixando a colectividade a braços com uma situação que parece irremediável…
Mas a Naval saberá certamente, sair desta situação e voltar a ser o grande clube de outrora!
Força Naval!
2 Comentários
Paulo Craveiro
Contra ventos, ondas e marés, a velhíssima Associação NAVAL1ºMaio, fundada em 1893, (120 anos de história), vai resistindo, proporcionando formação viva, activa e campeã, em Futebol, com equipas em todos os escalões, dos sub_6 (Kids&Traquinas) aos sub_18 (Juniores).
Com duas equipas a disputar o campeonato nacional em Iniciados (apurados para a fase final) e em Juvenis (a lutar para não descer), a A.NAVAL1ºMaio participa ainda no campeonato distrital da AF.Coimbra, nos escalões de, Benjamins (equipas A_B), Infantis (equipas A_B), Iniciados, Juvenis e Juniores.
O Futebol de Formação, movimentando cerca de 200 atletas, contribui para a instrução desportiva e elevação humana dos jovens figueirenses, sendo actualmente a sua grande figura, o internacional Hugo Almeida, enquanto expoente máximo na aprendizagem navalista.
A.NAVAL1ºMaio outrora com grande pujança também no basquetebol, da formação à competição, por onde passaram alguns ilustres campeões moçambicanos (de jogadores a treinadores, kanimambo!), mas hoje sem actividade, congrega no Rugby (poderá ser campeã nacional) e no Remo, o seu manancial ecléctico!
Relativamente ao Futebol Profissional, com a denominação de «Naval_SAD», após os anos dourados nas ligas profissionais (I_II), com presença semanal nas televisões, hoje as noticias na imprensa regional e local, são terríveis e catastróficas, agoirando algo muito nebuloso para a sua curta estória.
Admin
Obrigado Paulo Craveiro por nos dares a conhecer a realidade atual da Associação Naval 1º de Maio. Espero que a mesma se mantenha pujante, em especial na área de formação para bem dos jovens figueirenses…