Primeiro em 2007-08, agora em 2012-13. O V. Guimarães voltou a vencer a Taça de Portugal (100-81) e fê-lo às custas de um Benfica que nunca esteve em vantagem no marcador. A festa dos muitos adeptos vimaranenses no Multiusos de Fafe foi grande.
Foi num recinto a abarrotar de público que se disputou a final do troféu. O V. Guimarães começou desde cedo a dominar as operações e esteve sempre na frente do marcador, o que demonstra a consistência da exibição da equipa de Fernando Sá.
O Benfica, que não vence o troféu desde 1995-96, esteve muito mal na defesa e nem com a rotação permanente dos postes (Elvis Évora, Cláudio Fonseca e Fred Gentry) conseguiu minimizar o prejuízo, que se foi agravando graças ao bom jogo exterior do Vitória.
Ao intervalo, a vantagem do V. Guimarães era de sete pontos (47-40). E quando se esperava uma reacção dos “encarnados” na segunda metade, assistiu-se ao contrário: ao avolumar da vantagem da formação nortenha.
O melhor que o Benfica conseguiu foi ficar três pontos atrás do Vitória, muito graças à acção de Lace Dunn (14 pontos e 4 assistências) e de Betinho (21 pontos). Mas, do outro lado, Ivan Almeida foi o MVP da final (17 pontos, 8 ressaltos e 5 roubos de bola), Paulo Cunha (20 pontos, 9 ressaltos) e José Silva (25 pontos) iam impulsionando a equipa até ao folgado triunfo final, por 100-81.
Foi a segunda Taça de Portugal conquistada pelo Vitória e a segunda sob o comando técnico de Fernando Sá. “O brio e o empenho dos meus jogadores fez com que fosse possível esta vitória. Temos um grupo de trabalho fantástico”, comentou o técnico, no final.
BigSlam endereça os parabéns a toda a equipa do Vitória Guimarães por esta excelente conquista, em particular ao António Lourenço (antigo atleta do Benfica de LM) diretor responsável pelo departamento de basquetebol.
Um Comentário
Dave Adkins
Recordo um Guimarães de quasi 2 metros quem jogou para FC de Luanda no campeanato de
1973 em Luanda. . Seria da misma familia?