UMA DATA NA HISTÓRIA – 16 de Novembro de 1934… Francisco Velasco
Quando o Chico foi a Montreux, (1958) conjuntamente com outros jogadores de hóquei em patins da Selecção de Lourenço Marques (em representação de Portugal), ao tempo de Moreira, Souto, Abílio, Carrelo, Adrião, Bouçós, Romão Duarte, Passos Viana e Vítor Rodrigues, eu estava a finalizar o ensino primário. Lembro-me da euforia que foi aquela saborosa vitória dos moçambicanos nessa competição, deixando para trás na classificação a Espanha, o Hóquei Clube de Montreux, a Itália, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e França.
Selecção de Moçambique em Montreux.
Em cima: António Souto, Abílio Moreira, Mim, Adrião, Bouçós e Manuel Carrelo.
Em baixo: Romão Duarte, Passos Viana, Moreira e Vítor Rodrigues.
Trazer hoje à memória essas noites de glória do distante ano de 1958 é lembrar o impacto dos relatos que chegavam até nós pela voz de Paulo Terra, (a assistência técnica era de António Alves da Fonseca), essa notável figura da comunicação social e das transmissões desportivas em particular, com quem partilhei alguns dos melhores momentos da minha vida profissional. Os relatos aumentaram o pico de audiências da GOLO e o prestígio da Agência de Publicidade, ao mesmo tempo que criaram uma empatia especial nos ouvintes. A vitória de Montreux é festejada nas ruas de Lourenço Marques, com pessoas circulando e carros buzinando.
Permitam-me lembrar que numa nota alusiva ao Torneio Internacional de Montreux de hóquei em patins, publicada no livro “Anúncios do Tempo”, o jornalista Alves Gomes considera que “sem que nos apercebessemos a GOLO provocou um movimento de moçambicanidade sem precedentes. Aquela selecção era de moçambicanos. A febre do hóquei e de ouvir os relatos da GOLO a partir de Montreux, até trouxe efeitos positivos no aproveitamento escolar: escutar os relatos com os deveres de casa concluídos.”
Para o sucesso de Montreux muito contribuiu o aniversariante de hoje, de seu nome completo Francisco Xavier Franco Bélico de Velasco, natural de Ribandar (Goa), nascido a 16 de Novembro de 1934.
O Chico (na foto o meu irmão Fortunato, ele e eu, em Lisboa – 2016) completa hoje os seus 85 anos de idade. Parabéns meu “velho”. Que haja saúde para mais comemorações. Um abraço.
João de Sousa – 16.11.2019
Nota do BigSlam: Pode ficar a conhecer melhor esta figura emblemática do Hóquei em Patins moçambicano e nacional, através da entrevista publicada no BigSlam. Clicar AQUI.
7 Comentários
Francisco Velasco
ABM
Agradeço em ti as mensagens “nice” acima descritas, que calaram fundo. FELIZ QUADRA festiva, bom NATAL e ENTRADAS frutuosas para todos vós no ANO NOVO DE 2020, que aí vem com tudo de BOM
Velasco
Carlos Hidalgo Pinto
Os meus parabéns embora algo atrasados.
F. Velasco foi um fora de série, ao nivel de F. Adrião e de Livramento, talvez até superior a estes últimos. Entretanto, descreveu a evolução da cidade de Lourenço Marques, particularmente de determinados bairros, desde os seus tempos de meninice e de traquinices. Decorrente dessa sua descrição sobre as vivências desses bairros, deu para ter uma percepção dos tempos e dos espaços em que o meu próprio pai, vindo de Lisboa ainda crianca, encontrou.
Que conte muitos mais anos.
Gonçalo César de Sá
Grande Velasco. Grandes memórias. Vocês foram os culpados de eu gostar de hóquei e ter jogado no Malhangalene . Como primo do Adrião nunca esquecerei a melhor selecção do mundo .
António Campos
Grande emoção ao recordar essa noite de glória na longínqua Montreux. E o coração a bater no peito que parecia pequeno para para conter tamanha alegria. Tinha então onze anos, suficientes para sentir o orgulho de ser da cidade que me viu nascer a melhor equipa de hóquei do mundo. Uma alegria que teve o seu ponto mais elevado quando o Super Constelation surgiu roncando muito baixo apontando à pista que tinha a cabeceira perto da aerogare de Mavalane. Tenho a certeza que todos os que estavam à espera dos nossos heróis na Av, de Angola saudaram com emoção redobrada esse momento. Demoraria ainda bastante tempo até passarem por nós e mais ainda até regressarmos a casa. Momentos ainda vivos na minha memória 60 anos depois. Seria o início de uma carreira desportiva que se prolongaria pelos anos adiante e que já faz parte da história. De grandes alegrias que aqueles jovens nos proporcionaram entre os quais o Chico Velasco a quem hoje prestamos uma justa homenagem. Que se repita por muitos mais anos são os meus votos sinceros
Augusto Martins
Parabéns VELASCO, com os meus desejos de muitos mais aniversários, de boa saúde e felicidade.
Foste um dos meus heróis, assim como de todos os da minha geração.
OBRIGADO pelas muitas alegrias que nos proporcionaste.
Um abração
Manuel Martins Terra
Francisco Velasco, está de parabéns por mais um aniversário e de parabéns eternamente, por se ter consagrado um dos melhores hoquistas do mundo. Passeou a sua classe por quase todos os ringues de Moçambique, da Metrópole e dos quatro cantos do mundo, executando golos extraordinários, exultados em alta voz nos relatos das Produções Golo. Que repita por muitos anos este dia, distribuindo a sua habitual boa disposição.
ABM
Curvo-me em reverência perante o Campeão.