15 Comentários

  1. 11

    Francisco Torres

    Olá Hamide,
    Adorei rever o teu trajecto. Apenas joguei contigo uma época no Desportivo e alguns torneios na casa do Porto mas foi o suficiente para te considerar dos melhores jogadores que vi na tua posição. Tenho a certeza que se tu tivesses jogado num campeonato mais evoluído hoje serias recordado como um crack de nível mundial.
    Abraço
    Francisco Torres

    Responder
  2. 10

    Abdul Fakir

    Olá Hamide,
    Foi bom recordar esta tua trajetória.
    Um grande abraço do Abdul Razaque Fakir. Sempre GDLM ou GDM.

    Responder
  3. 9

    Hamide

    SR ORLANDO SILVA – So lembra quem esquece, e eu nao me esqueci de si (nem posso) e da sua simpatica esposa. Um abraço .

    TOMANE – Ter nome com iniciado com A por vezes faz-nos “vitimas”. Tu Antonio e eu Abdul, sempre ali na mira dos profs. Gostei das tuas recordações e fico feliz porque ainda estamos com boas memorias, lembrando de coisas que se passaram ha pouco mais de 50 anos. Incrivel !!! e viva o BigSlam.

    A. ROCHA – Obg pelo gesto de simpatia, abraço

    Responder
  4. 8

    Hamide

    SERAFIM – Pelo que deu para ler conheces-me de A a Z. Boas recordacoes, estás com muito boa memoria. Essa historia de ser sempre o nr 1 era uma chatice quando chegavam as chamadas orais. Estava farto e uma vez pedi ao professor de historia para inverter a ordem de chamadas, passando a começar pelo fim !!! Curioso que joguei com o Torres guarda Redes (Futebol de 11 e Futebol de Salao) e nao sabia que é teu irmão. Um abraco para ele.

    MEIRELES – Descemos muitas vezes juntos as barreiras a caminho do Desportivo. Com a tua mensagem lembrei-me do Cirilo. Grande amigo tambem.

    WENG – Ja nao me lembrava dessa cabazada no futebol de salao. Antes do Ze falecer estive ca em Maputo com a tua irma Skonkinha. Um beijo para ela e para a tua irma Young. Depois do Covid se tiver uma viagem ate ai, vou procurar-te com a ajuda do Roger.

    TONECAS – Quando vi a tua foto lembrei-me logo da vossa recruta em Boane e o “maluco” do Catarino. 1972 estava eu a regressar do Norte e espero nao ter castigado muito, principalmente naquela corrida pela estrada as quartas feiras.

    A TODOS O MEU GRANDE ABRAÇO PELA DEMONSTRACAO DE CARINHO. BEM HAJAM

    Responder
  5. 7

    Tomané Alves

    Olá Hamide. Em primeiro lugar, dizer-te que gostei imenso desta tua entrevista. Excelente no seu todo, com memórias fielmente reproduzidas! E o modo como dizes adequa-se na perfeição à pessoa/aluno que conheci e que integrou a N/turma do 3º ano da Escola Comercial. Eu era um miúdo e tu já despontavas na 1ª equipa do Desportivo. Tu eras o nº1 e eu o nº 8. Na sala de aula estavas à frente sobre a esquerda, encostado à parede, e eu logo atrás de ti. Pedia-te/tocava-te para te balanceares o máximo que pudesses para a direita a fim de me poder esconder melhor atrás de ti, e assim poder fugir da “mira” dos Profs, principalmente da Manuela Santos (Mercadorias), enquanto eu ria despregadamente das “loucuras” que via e gozava enquanto as aulas decorriam (fossem quais fossem, menos com o Esteves Pinto e o Silva e Sousa). Uma turma imparável! A melhor de todas as turmas que frequentei!!! Lembro-me de um episódio que viveste e que, a esta distância, foi delicioso: o nº 12 (não digo o nome) estava “tapado” por faltas devido ao “seu alto comportamento”, e então, a partir daí, no fim das disciplinas “tapadas”, esperava que saíssemos todos para o intervalo para se dirigir ao livro de ponto e colocar uma vírgula entre o 1 e o 2. E voçês os dois só o descobriram quando souberam que também tinham ficado “tapados” :). Felicidades Hamide (nº1). Grande Abraço (Tomané, o nº 8).

    Responder
  6. 6

    Hamide

    Equipa campeã na epoca de 1983

    Cima: Candido Coelho (Treinador) Araújo (Seccionista) Miguel Jerónimo, Malagueta, Manecas, Estevão, Salip, Magide, Taju e William

    Baixo: Totó, Frederico, Emidio, Hamide (filho Denilson), Manuel, Flin, Dino e Cabral

    Responder
    1. 6.1

      BigSlam

      Obrigado Hamide. Já foi feita a atualização.

      Responder
  7. 5

    Manuel Martins Terra

    Poucas duvidas subsistem quanto ao valor do Hamide,que foi um dos melhores futebolistas do seu tempo. Tive o prazer de ver muitos jogos do GDLM, com o Hamide a mostrar em campo todos os seus dotes de grande jogador . Um médio que organizava bem o jogo da equipa e que parecia jogar em pezinhos de lã. Dotado de boa técnica era perfeito na condução da bola e na entrega da mesma ao colega que se encontrava em melhores condições para a receção. Na verdade um jogador que dava nas vistas e que foi fundamental para fomentar muitos triunfos dos “alvinegros”. Arriscava dizer que Hamide, tinha condições para se impôr no futebol profissional.Parabéns pelo seu brilhante percurso no futebol e mais tarde no dirigismo moçambicano.

    Responder
    1. 5.1

      Hamide

      Paulinho kanimambo pelos elogios e recordacoes. As “maldades” que eu fazia quando jogavamos so tem uma explicacao : Tu ja eras alto, grande e eu franzino, pequenino entao passava por ti sem dares conta !!!

      Manuel Terra obg pelos elogios, mas nao tanto assim. É de facto bom recordar e isso esta a acontecer gracas ao Samuel e o bigslam. Arriscaste e bem. Quando o Néne foi para a Academica de Coimbra eu iria tambem se os meus pais nao me tivessem proibido. Motivo: “Receio de deixar o filho de tenra idade ir para a Metropole sozinho”

      Jose Vieira, muito obrigado.

      Sorry Samuel nao ter contado esta passagem.

      Responder
      1. 5.1.1

        Paulo Carvalho

        Recebe um grande abraço Hamide!
        Muitas felicidades para ti e, familia.

        Responder
  8. 4

    Alfredo Roberts

    Bela entrevista deu para recordar o Hamide,na altura eu era Júnior e foi recordar nomes de antigos colegas e dirigentes do Desportivo.Ficava de olhos arregalados ver o Hamide jogar. Um obrigado pela entrevista.

    Responder
  9. 3

    Hamide

    Meus caros, o meu muito obg pelas palavras de carinho
    Vasquinho – Na historia “caricata” tu e o Comdt vasco Abreu foram a Boane para me levarem ate ao campo do Desportivo. Lembras-te?
    Pedrito/Roger – os ingleses dizem speechless-A vcs nao vou agradecer porque nao ha palavras para o fazer e vcs sabem porquê e ponto final.
    Raul – Veste ao mundo 1 mes antes de mim. Retribuo os votos de saude e felicidades
    Aos Marios – Muito obg pelo carinho
    Antonio – Lembro-me em memoria a Dona Eunce e a tua Mae. Eram as “Damas” do nosso tempo. Obg ex-colega.

    Responder
    1. 3.1

      Vasco Abreu

      Lembro-me como se fosse hoje, com o Comandante ao volante e, se não me engano, o Mutualibo também apanhou boleia. Bons tempos, grande abraço para ti, Hamide!

      Responder
  10. 2

    Antonio Rendas

    Olá Hamide

    Fico satisfeito de ver que estás bem e que grande entrevista.
    Sou teu ex colega do instituto,trabalhei com a Eunice Carvalho e sou filho da Artemisa.
    Um grande abraço amigo

    Antonio Jorge Rendas

    Responder
  11. 1

    Raul Poitevin

    Temos a mesma idade (sou de Março de 1948) e iniciámos os estudos primários na mesma escola (Paiva Manso) e jogámos futebol (em júniores) também no mesmo tempo (eu pelo 1º de Maio). Belíssimo médio, franzino e com uma técnica fantástica que muitas vezes baralhava os adversários. Do ponto de vista disciplinar, sempre o considerei um jogador exemplar e corretíssimo. Valorizou bastante a equipa principal do Desportivo, o futebol em geral e o desporto moçambicano. Desejo-lhe saúde, muitas felicidades e um grande abraço.

    Parabéns ao Bigslam na pessoa do Samuel Carvalho pela excelente entrevista.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2020 - Todos os direitos reservados.