16 Comentários

  1. 15
    BigSlam

    Hélder Silva

    Aos meus amigos, leitores do BigSlam, que comentaram calorosamente a entrevista publicada neste site no dia 12 de outubro, dia do meu 90º aniversário, o meu MUITO OBRIGADO pelas palavras que dedicaram-me nesta carinhosa homenagem. Foi com imenso prazer que li as publicações dos amigos de longa data e também daqueles que há dezenas de anos sem contato me presentearam com suas valiosas mensagens.
    Um forte abraço a todos!
    Hélder Silva

    Responder
  2. 14

    Manuel Martins Terra

    Uma brilhante entrevista do João de Sousa, ao enorme Hélder Silva, que deu a conhecer a sua polivalência nas práticas desportivas por onde enveredou. Foi bom em tudo, com excelentes recordações acima citadas, que ilustram como o desporto é uma verdadeira escola de virtudes e do fomento de grandes amizades. Hélder Silva , foi mesmo um respeitado atleta que deixou cartel, sobretudo no basquetebol e futebol, com o seu Sporting Clube de Lourenço Marques no coração. A sua grandeza mede-se nos inúmeros títulos que conquistou e na grande legião de amigos que jamais o esquecerão. Nesta data festiva, parabéns pela comemoração das 90 primaveras , e acima de tudo muita saúde para continuar a dar vida aos anos que tem. Um abraço.

    Responder
  3. 13

    Armindo Matias

    Senhor Hélder Silva, fantástica e cativante história de vida que li do princípio ao fim! Parabéns pela sua impar carreira de desportista e longa vida para legitimamente desfrutar dos louros conquistados.

    Estive apenas dois anos em Lourenço Marques, de 1970 a 1972, depois de uma experiência dolorosa nas picadas do Niassa, tendo retido apenas alguns dos nomes dos jogadores de basquetebol daquela geração mas não posso deixar de me curvar perante este exemplo de vida e prestar a minha homenagem a esta lenda do desporto moçambicano.
    O exemplo deste desportista de eleição tem que ser perpetuado para exemplo das gerações vindouras e por isso aqui deixo um apelo aos seus companheiros dos desporto moçambicano:

    ORGANIZEM UMA COMISSÃO PARA CONSEGUIR QUE ESTE HOMEM VENHA A TER UMA ESTÁTUA EM MOÇAMBIQUE OU PELO MENOS O SEU NOME NUMA RUA. E SE NÃO HOUVER RECEPTIVIDADE POR PARTE DAS ENTIDADES MOÇAMBICANAS QUE SEJA EM PORTUGAL PORQUE O SENHOR HÉLDER SILVA PARA ALÉM DE UM DESPORTISTA MOÇAMBICANO É ACIMA DE TUDO UM DESPORTISTA PORTUGUÊS.

    As homenagens devem ser feitas em vida. E, neste caso, a julgar pela forma física deste nosso atleta, se estão à espera da sua morte arriscam-se a não o poderem fazer porque o Senhor Hélder Silva ainda está com “pedalada” para nos deixar a todos para trás.

    Responder
  4. 12

    Celestino F Gonçalves

    Deixo aqui, um pouco atrasado, o meu abraço de parabéns ao amigo e “jovem” Hélder, rapaz do meu tempo, super craque do desporto Moçambicano do nosso tempo e que tantas alegrias nos deu no nosso Sporting de LM, que comecei a frequentar em 1952 pela mão do saudoso amigo e meu colega de tropa, Bébé Carreira. Muitas felicidades e longa vida te desejo e à tua linda família que bem seguiu o exemplo do pai e avô!
    Adorei a entrevista, superiormente conduzida por outro craque ( jornalismo desportivo e da rádio) João de Sousa, que muito admiro. Sem dúvida, João, que as respostas do Hélder “constituem um legado para o desporto moçambicano. Há histórias e factos que marcaram uma época” Parabéns e um abraço, extensivos aos amigos Samuel Carvalho e Rogério Carreira pela sua entusiasta e valiosa participação. O BIGSLAM já nos habituou a este nível de sucessos !

    Responder
  5. 11

    Pedro Capella

    Os meus parabéns pelos seus 90 anos, representam não só as suas memórias mas também as de milhares de fans e desportistas que o recordam e que o tem como inspiração. Não me recordo das provas de ciclismo e boxe, mas lembro-me muito bem dos jogos de basquetebol. O melhor amigo do meu pai, o Panta Ferreira era sportinguista e nos do desportistas e assim nós distribuíamos nas bancadas uns dos outros, num verdadeiro espírito desportivo, ora nos no bancada do sporting a torcermos pelo desportivo, como eles no desportivo a torceram pelo sporting. Imagine-se uma situação dessas hoje em dia em Portugal e mesmo noutras partes do mundo. A sociedade em geral sempre foi muito dividida mas o sentido desportivo em Moçambique era saudável e civilizado.
    Estávamos todos, brancos, pretos, indianos, chineses e todas as etnias que faziam parte da nossa sociedade, para vos vermos jogar, pelo vosso exemplo de desportivismo.
    Um bem haja e que continue por muitos e bons anos, quem sabe para atingir outros prémios como nos habituou ao longo dos tempos.

    Responder
  6. 10

    Braga Borges

    Grandíssimo atleta. Parabéns Hélder.

    Responder
  7. 9

    Fernando Fernandes

    Obrigado Hélder Silva, muito bom recordar algumas das histórias que o meu pai me contava, em especial a conquista da Taça de Portugal de 1961-1962…

    Responder
  8. 8

    Luis Almeida

    Uma das coisas mais maravilhosas que a vida tem é dar-nos a possibilidade e a suprema honra de conhecer seres humanos como o Hélder Silva, que foi com toda a certeza caso único como atleta eclético, ainda por cima a um nível de excelência em todas elas, Mas que, como ser humano, é alguém que torna a vida de quem o tem como amigo mais feliz de ser vivida. com um sentido de humor excepcional. Grande abraço e que o possamos ver com saúde ainda por muitos e bons anos…

    Responder
  9. 7

    Marcelo Sá

    Saudoso Amigo. Muitos parabéns e um grande abraço.

    Responder
  10. 6

    Maralisa Santos

    Adorei a entrevista sempre quis saber de toda a biografia de Hélder Silva, meu pai, padrasto padrinho, aquele abraço Deus nos dê muita saúde para continuarmos a conviver.Parabens,que tenhas muita saúde pai. tua filhota Maralisa Carvalho dos Santos.

    Responder
  11. 5

    Nelson Serra

    Enormes parabéns grande capitão obrigado por tudo o que me ensinaste a ser atleta e principalmente homem com os teus exemplos.Quando tinha 11 anos estava sózinho a lançar ao cesto no antigo pavilhão do sporting e tu passaste com o saudoso Bébé e disseram vamos ensinar aquele miudo a lançar que o puto tem jeito,não te lembras pois não mas nunca me esqueci dessa vossa atitude.Se bem te lembras tu querias deixar de jogar e nós todos não deixávamos porque seria?Por tudo aquilo tu representavas junto do grupo.
    Grande Capitão um grande beijo do puto à época

    Obrigadão

    Responder
  12. 4

    Rui Morais

    Grande amigo Helder, Companheiro de muitas confrontacões nos famosos derbys Desportivo-Sporting, disputados naquele imponente que era aquele vosso estádio coberto e que foi palco talvez dos melhores desafios de basquete com que se porporcionou o publico adepto dos dois clubes. Para alem disso fomos tambem companheiros de seleçoes, tanto de Moçambique, como dos Naturais e Lourenço Marques.

    Nunca me poderei esquecer de uma digressao que fizemos a Port Elizabeth, que se nâo me falha a memória, foi em1957 ou 1958. O mais interessante desta epica viagem foi o ter sido feita de comboio tendo levado 3 dias, e 3 noites. Esta aventura foi pautada por episodios muito comicos, porque eramos todos muito jovens. Os mais “velhinhos”, eras tu e o outro nosso querido amigo, Tonecas Fonseca. So me lembro que voçes pintaram a manta. Bons tempos!

    Gostaria também de referir, que para alem de seres um eximio basquetista, foste igualmente um bom guarda redes do teu Sporting. Por ultimo, e talvez nâo por esta ordem, representaste com enorme categoria a equipa de ciclismo do Alto Mae. Na minha perspectiva, tu com o meu grande amigo, Humberto Rodrigues e o Humberto Monteiro, que foi meu colega na Shell, representam os melhores ciclistas que Moçambique jamais produziu. Quero nesta data inesquecivel, desejarte um fantastico aniversário, rodeado dos teus entes queridos, com muita saude e por muito mais meu nonagenario🤣

    Há no entanto algo que nunca te ei de perdoar. Soube por amigos comuns, que eras quem em Lourenço Marques fazia o melhor caril de camarão, que é um dos meus pratos preferidos, mas que nunca tive a oportunidade, de me ter deliciado com esse teu manjar👍👏👏👏🏏🏏🏏🍷🍷🍷Um grande abraço Frederico Morais

    Responder
  13. 3

    Wanda Serra

    Ola Helder

    Muitos parabens .Que tenhas um lindo dia .

    Muitos beijinhos,xis coracoes e saudades muitas .

    Wanda

    Responder
  14. 2

    Tomané Alves

    Fiquei encantado com toda a entrevista do Hélder Silva, que ao que julgo saber – pelo n/amigo comum Fernan(dinh)o Silva – é o Sócio nº1 do Clube Maxaquene dos Desportos, sucessor do enormíssimo SCLM. Parabéns ao HS, ao JS e ao SC!

    O ecletismo do HS foi notável e, ao longo dos tempos, não havia ninguém que não o mencionasse como o melhor exemplo disso mesmo, e sempre numa áurea de modelo de homem e desportista.

    O Sr. HS diz que deixou de jogar em 1970. E eu, conjuntamente com o meu colega e amigo do peito Rui Pinheiro, tivemos, como júniores de 1º ano (dos 16 para os 17 anos), o privilégio de termos sido convidados a integrar a equipa sénior na Homenagem que lhe foi prestada pelo SCLM … em jogo com o Desportivo. Foi o n/1º jogo oficioso em seniores! Tenho uma foto de jornal desse evento de 1970, que, para mim, também foi um marco histórico e inesquecível. Na impossibilidade técnica de a colocar aqui, enviarei de seguida a referida foto para o mail do Samuel Carvalho (SC).

    Parabéns Hélder Silva e que vá gozando sempre da melhor saúde. Abraço com amizade e muita consideração.

    Responder
    1. 2.1

      Samuel Carvalho

      Caro amigo Tomané Alves, grato pela foto/recorte de jornal sobre a homenagem do SCLM ao Hélder Silva em 1970. Não sabia que tinha sido o vosso primeiro jogo em seniores (tu e o Rui Pinheiro). Excelente recordação!
      Tomei a liberdade de publicar nesta entrevista a foto/recorte enviada por email.
      Vou contando contigo neste nosso “Ponto de Encontro!”.
      Aquele abraço.

      Responder
  15. 1

    Magno Antunes

    “Ganda” amigão Hélder, mais logo vamos estar juntos, era impossível que nesta data do teu 90º aniversário, mesmo de pandemia, não o estivéssemos!
    Um enorme abraço de parabéns, igual ou mesmo maior do que Moçambique, deste tem colega e amigo!
    Até mais logo…grande, grande, Hélder!

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2020 - Todos os direitos reservados.