Grupo Desportivo Mahafil Isslamo … 101 anos de vida!
O clube foi fundado no dia 5 de Outubro de 1915. Terá sido, segundo indicam escritos dessa época, uma das primeiras agremiações desportivas formadas em Moçambique. O Mahafil tem sabido resistir a todas as adversidades que se apresentam nos dias de hoje. Resistir, mas também, ao que sei, investir.
O Mahafil situa-se no bairro de Minkadjuíne, zona periférica da cidade de Maputo, que faz fronteira com o Xipamanine, Chamanculo e Alto Maé.
Em 31 de julho de 2015, o Jornal @ Verdade, comentava:
Depois de ter estado perto da Poule de Apuramento ao Moçambola do ano transacto, o Mahafil decidiu abandonar o Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo para reabilitar as suas infra-estruturas. Segundo Valgy Suleymane, chefe do departamento de futebol daquela colectividade, no seu regresso aquele clube histórico da capital moçambicana vai lutar para ascender ao Moçambola.
Numa altura em que o Desportivo de Maputo e o Maxaquene gastam avultadas somas de dinheiro para alugar campos para acolher os seus jogos no Campeonato Nacional de Futebol, o Mahafil, colectividade que caminha a passos largos para o centenário, optou por abdicar do Campeonato da Cidade no que diz respeito à modalidade de futebol para reabilitar o seu património.
Um exemplo que, diga-se em abono da verdade, os dois vizinhos, considerados grandes do nosso futebol, deviam seguir.
Para o chefe do departamento de futebol do clube quase cêntuplo, que em 2013 se sagrou campeão da segunda prova mais importante da capital moçambicana, a Taça Maputo, a decisão de abandonar o Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo foi tomada pela direcção, com o apoio dos sócios, com vista a restruturar o património da colectividade.
“No ano passado a direcção do Mahafil tomou a decisão de não participar no Campeonato da Cidade de Maputo no que diz respeito aos seniores. A decisão foi deliberada na Assembleia Geral, por isso, no presente está a ser melhorado o campo e outras infra-estruturas do clube”.
O BigSlam parabeniza os seus dirigentes, atletas e associados pela comemoração do seu 101º aniversário!
4 Comentários
Luis Barradas
Parabens pelo projecto de reviver esse Clube um Marco na historia gostava de vet o mesmo no Atletico e no Munhuanense Azar
António Campos
Parabéns Mahafil
Um campo onde joguei e treinei muitas vezes enquanto jogador de futebol do Alto Maé. Onde um antigo jogador me contou um dia, a história de um golo que o Eusébio marcou perto do canto direito do lado da rua do Xipamanine, Sem ângulo e com a barreira formada, o Eusébio meteu o pé na bola que com aquela mestria que o identificava, partiu forte e em arco só parando dentro da baliza.
Um clube mesmo muito antigo que já ali estava quando a Irmãos Roby ainda se chamava Estrada do Zixaxa. Numa zona onde grandes jogadores entre os quais o saudoso Matateu se reuniam e jogavam futebol Num tempo em que nós os miúdos passávamos as tardes a jogar descalços nos pelados que por ali abundavam com uma bola de borracha comprada na Facobol e furada com um prego quente para não saltar muito. E quando alguém fintava dizia-se logo “Finta Matateu”.
Pois é Mahafil, fostes um dos centros geográficos onde se formaram os grandes jogadores de todo o espaço nacional de então. Espero e faço votos para que continues a sê-lo pelos anos adiante. Bem o mereces.
Um abraço e as mais efusivas felicitações para todos os simpatizantes,
Admin
Parabéns António Campos pelo teu excelente testemunho de uma vivência passada no campo de futebol do Mahafil…
Kanimambo!
Alberto Carmo Rodrigues.
Os meus parabéns ao clube Mahafil Isslam, na pessoa dos seus associados,por mais este aniversário a quem desejo muitas felicidades
Defrontei em futebol, este clube, quando como ele o Clube Desportivo Indo-Português, onde joguei, militavam na 2ª Divisão da Associação de Futebol de Lourenço Marques.
Bons tempos.
Abraços.
Alberto Rodrigues.