Baú das Memórias: Badmington em Moçambique!
Conceitos genéricos sobre o Badminton:
É um desporto dinâmico que pode ser praticado por dois ou quatro jogadores (as), singulares ou pares, é uma modalidade semelhante ao Ténis, o campo é dividido por uma rede com 1,55 m de altura, o jogo é efetuado normalmente em recintos cobertos, podendo ser praticado ao ar livre. A “bola” chama-se volante e a duração do jogo é constituído por três parciais, vencendo o que ganhar dois parciais.
Julga-se que este desporto seja originário da Inglaterra tendo sido levado para a Índia Britânica no Século 19 e daí expandido para o oriente, nomeadamente China, Japão, Malásia, Correia etc. No norte da Europa é praticado na Dinamarca, Suécia, Inglaterra, Escócia, Irlanda etc.
Em Moçambique:
Os Goeses e Chineses foram os pioneiros na introdução desta modalidade.
Na década de 60 existiam cerca de 100 praticantes federados, masculinos e femininos, além dos alunos praticantes no ensino secundário. Os maiores núcleos de praticantes eram em Lourenço Marques, Beira e Inhambane. Os principais clubes que tinham o badminton eram o Indo Português de LM, Clube Naval de LM, Desportivo de LM, Ferroviário de LM, Escola Dr. Joaquim Araújo e Operário Goanos da Beira. Para além dos diversos Torneios e Campeonatos, o intercâmbio era feito entre as cidades de Lourenço Marques, Beira e Rodésia.
A vinda para Moçambique do Professor Lemos, antigo campeão Português da modalidade, em parceria com Venício Cotta, foram determinantes para a organização e desenvolvimento do Badminton em Moçambique que atingiu um nível semelhante ao que era praticado na Europa, nomeadamente em Portugal.
Ano de 1965
Seleções “A” e “B” de LM –
(Encontro realizado no Clube dos Lisboetas)
Em cima: Augusto Rodrigues, Gopal, Orlando Pó, Zé Reis, Arachande, Carlos Duarte, Venício Cotta, Lemos e C9?
Em baixo: Vanda Monteiro, Isabel, Júlia Monteiro “Baducha”, Abrilete Velasco e Manuela Mazoni.
NOTA – A portuguesa Telma Santos sagrou-se, este sábado (4 de dezembro), campeã mundial de badminton na categoria de mais 35 anos. Esta atleta, refira-se, conta no currículo com duas presenças nos Jogos Olímpicos, em 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro).
- Foto e texto gentilmente enviados por Augusto Rodrigues, a quem o BigSlam agradece.
7 Comentários
Augusto Rodrigues
Caro Paulo, devo esclarecer que o nosso amigo Toina não está na foto, porque infelizmente à mesma hora estava a disputar um Torneio de ping-pong onde igualmente era um excelente jogador. Um abraço
Paulo Carvalho
Outro abraço para ti, AUGUSTO.
Paulo Carvalho
Lembro-me da maior parte dos jogadores…!Falta na foto o praticante e meu amigo TOINA (João Vasconcelos).
Arlindo Francisco Maduela
Grande Modalidade Obrigado Bigslam
Augusto Rodrigues
Kanimambo Samuel e BIgSlam. Abraços
Octávio Pó
Parabéns a estas Seleções! Uma modalidade super interessante. Cerebral. Uma lembrança agradável para Orlando Pó.
Manuel Martins Terra
Uma modalidade agradável de se jogar, e que vi ser praticada no Ginásio da Escola Técnica Joaquim de Araújo. Parabéns também à Telma Santos, pelo título mundial conquistado na modalidade.