9 Comentários

  1. 7

    C. Bonnet

    Caro Almeida Dias, não fôra o Eduardo Horta e eu nem sequer sabia da existência do “bigslam”.
    Gostei muito da merecida homenagem ao nosso saudoso Tau.
    Também fui aluno de inglês do Sr Dr Álvaro de Matos que não gostava muito dos que nos dedicávamos ao desporto…
    Gostava de receber as fotos que possas dispensar do Torneio do Estreante.

    Responder
    1. 7.1

      Mário Almeida Dias

      Olá Carlos Bonnet, meu caro amigo e ex-colega!
      Para poder dar resposta ao teu pedido de envio de fotos e texto do Torneio do Estreante de 3 e 4 de Maio de 1960, agradeço-te o envio para o BigSlam do teu e-Mail e n° de telemóvel. O meu e-mail: diasmmma@gmail.com e o telemóvel é 926300183.
      Um abraço do Mário A. Dias.

      Responder
  2. 6

    Mário Almeida Dias

    Bom Dia. Foi com extrema satisfação e emoção que constatei que a minha homenagem póstuma ao Tau, obteve da maior parte dos seus atletas daqui e de Macau um eco bastante forte! Quero agradecer em especial ao Samuel de Carvalho, Vitor Pinho e Luís Oliveira, a colaboração que me deram em alguns nomes da extensa lista de atletas, que já não me lembrava no tempo e em algumas fotos que não tinha no meu portfólio e que eram posteriores á minha época de atleta. Quero também agradecer os elogios e parabéns de todos os comentaristas sem excepções ao meu post do Tau, pois foi uma sentida e justa homenagem àquele treinador! Mais uma vez o meu muito obrigado a todos vós.
    Um efusivo abraço do Mário Almeida Dias.

    Responder
  3. 5

    Dulce Gouveia

    Parabéns Mário, pela merecida homenagem ao eterno Tau, excelente e dedicado profissional e homem de carácter !
    Também fui beneficiada com os seus conhecimentos quando me iniciei no Atletismo em 1975/76, em representação do Santa Clara ( lançamento do peso e disco ).
    O Tau tinha uma particularidade peculiar: uma potente voz. Chegava a ouvi-lo na piscina quando estava no campo de treinos no GDLM.
    Recordo-o com saudade e admiração.

    Responder
  4. 4

    Mario Sutton de Sousa Neves

    Conheci muito Bem o professor Matos, competi 2 vezes na Africa do Sul sendo ele o chefe do grupo. Sempre o admirei mas nunca treinei com ele. Belo trabalho pela turma do Bigslam.Parabéns

    Responder
  5. 3

    António Figueiredo

    Justa e merecida homenagem a outro “Senhor Atletismo”!
    Durante a minha, relativamente curta, presença em Moçambique tive a oportunidade de acompanhar alguns amigos nas suas práticas desportivas, tendo, inclusivamente, calçado os primeiros spike shoes no Parque José Cabral (sob observação do Prof. Afonso de Carvalho, num treino dos 100m), e foi nessa altura que também conheci o Treinador António Matos “Tau”.
    Desde logo fiquei com a melhor impressão dele, sobretudo quando corroborou a expressão do Prof. Afonso de Carvalho, que me disse “Vou fazer de ti o Borzov português…” Só que, depois… dois meses depois… a FAP esperava por mim…
    Mário Almeida: Parabéns pelo magnífico e evocativo texto que dedicaste a este Grande Senhor. Abraço, amigo!

    Responder
  6. 2

    Stelio Folgosa

    Uma merecida himenagem ao meu treinador e amigo Tau, cujo pai foi meu professor de Ingles no Liceu Salazar.
    Gostava de poder ver em detalhe a foto dos estreantes em 1960 se fosse possivel.
    Partilhei com ele a curiosidade e interesse pelos metodos mais avancados nas disciplinas tecnicas. Lembro-me de ter encomendado dos USA , atraves de uma revista americana de atletismo que eu comprava de vez em quando, um filme de 16 mm num ” loop” para se ver repetidamente num ecran o Al Oerter a lancar o disco com s sua tecnica perfeitissima. O Tau ficou impressionado e agradecido.

    Responder
    1. 2.1

      Mário Almeida Dias

      Boa tarde Stelio.

      Agradecia que me mandasse seu endereço de e-mail e número de telemóvel para poder enviar-te fotos da escola Rebelo da Silva na 4a classe de 54/55 e fotos do torneio de estreante de 1960 com detalhe dos atletas no Whatsapp, uma vez que fomos colegas da referida escola, Liceu Salazar e no atletismo no Desportivo de L.M.
      Aqui fica o meu email: diasmmma@gmail.com
      Um abraço do Mário A. Dias.

      Responder
  7. 1

    Carlos Hidalgo Pinto

    Com a idade de júnior, fui levado pelo meu amigo Luis Oliveira a treinar com o seu padrasto António Matos na Associação Académica de L.M. Os treinos realizavam-se no Parque José Cabral. Logp após os primeiros treinos, Tau/António Matos vaticinou-me a obtenção de bons resultados no meio-fundo. Entretanto, eu encarava os treinos numa perspectiva de melhorar a condição física.
    Pratiquei basquetebol com Luís Oliveira, tendo este meu amigo sido também um excelente atleta e eclético. António Matos tinha um temperamento algo peculiar, tendo feito do seu enteado um excelente velocista e saltador. Tau foi um treinador entusiasta e bastante empírico, tendo produzido excelentes resultados a nível nacional.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2020 - Todos os direitos reservados.