Faleceu António Alves Fonseca, antigo atleta de basquetebol do CFLM e fundador das Produções Golo em Moçambique
Faleceu no dia 12 de Setembro de 2023 (terça-feira), António Alves Fonseca, símbolo emblemático do desporto, da radiodifusão e da publicidade em Moçambique.
Tinha 94 anos, feitos no dia 15 de agosto, uma perseverança e memória incríveis, uma forte personalidade que se espelhava através da rouquidão da sua voz.
António Alves da Fonseca, começou por destacar-se desde tenra idade no desporto, como capitão de equipa do Clube Ferroviário de Moçambique, aos 16 anos. Mais tarde na Seleção de Moçambique, destacou-se não apenas como um atleta exemplar, mas também como um inspirador líder.
Época 1952/53 – Seniores
Em cima: Tavares Rocha, Lenine Santos, Alfredo Neves (Treinador), Costa Pereira, Luis Pina, António Fonseca.
Em baixo: Jorge Marques, Fernando Reis, Tácito Rocha, Luis Trigo Morais, Afonso Domingues.
Época 1955/56 – Seniores
(Deslocação do Ferroviário ao Norte de Moçambique)
Em cima: Humberto Pinto, Luís Pina, Alberto Rodrigues, Labistour Alves, António Fonseca.
Em baixo: Horácio Coelho, Gabriel Fernandes “Babá”, Carlos Silva, Victor Ferreira.
Época 1958/59 – Seniores – Selecção L. Marques
“I África do Sul (42) x (76) L. Marques” – Port Elizabeth – 04.10.58
Em cima: Jorge Brites (Dirigente), Humberto Pinto, Labistour Alves, Armando Silva, Frederico Morais, Eduardo Branco “Becas”, Alfredo Cardoso (Treinador).
Em baixo: Sotero Rebelo, António Fonseca, Hélder Silva, Manuel Simões “Lecas”, Edmundo Carreira “Bébé”.
Foi a partir do mundo do desporto que António Alves da Fonseca desenvolveu o seu interesse pela comunicação. Em 1957, fundou as Produções Golo, que originalmente ganharam esse nome por cobrirem as transmissões e relatos de futebol, basquetebol e hóquei em patins de Moçambique. Com o tempo, as Produções Golo evoluíram e deram origem à agência de publicidade GOLO, que se tornou uma referência na indústria de comunicação e publicidade a nível nacional e internacional.
Além do desporto e da publicidade António Alves da Fonseca destaca-se pelas suas significativas contribuições na Rádio Moçambique como diretor de informação e diretor-geral da estação, a quem dedicou impressionantes 50 anos da sua vida.
A partida de António Alves da Fonseca deixa um vazio irreparável. Será para sempre lembrado com gratidão e respeito por todos aqueles cujas vidas tocou e pelas inúmeras contribuições que fez ao longo da sua vida notável.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2023-09-14 (quinta-feira)
- As cerimónias fúnebres vão decorrer sexta-feira, dia 15 de Setembro às 10h, na Igreja da Polana, seguidas do crematório.
10 Comentários
Maria Bettencourt
Voz incrível.
Pesames à familia.
nino ughetto
condulencias à familia e amigos Um abraço, ,nos encontraremos todos no reino de Deus “Tudo passa tudo acabe) mesmo L.Marques terra maravilhosa
Orlando Dourado
Uma de GERACAO DE GRANDES HOMENS, que nos ensinaram o tudo o que somos hoje como um pais DESPORTIVO RICO NA FORMACAO DE DESPORTISTAS. . Aqui fica pois, um profundo digo, UM MUITO PROFUNDO SENTIMENTO DE GRATIDAO. Ainda “mofanos’, ali naquele historico campo de Basquetebol, aprendemos a conviver, aprendemos a correr, a jogar, a brincar com gente mais velha que tudo nos ensinaram. Ali, me ensinaram musica, me ensinaram a tocar piano, coisa de gente rica. Mais tarde , nos SERVICOS REDATORIAIS, DA RADIO MOCAMBIQUE, A GENIALIDADE DE ANTONIO ALVES DA FONSECA, era quase despercebida: amigao de todos no’s, cuja presenca se fazia sentir nos momentos certos das horas incertas.. “TCHAU MOCAMBICANO DA GEMA, PODEROSO CHEFAO”. HAMBA KAXLE NGWA’ HOSSY” KHANIMAMBU !!!
Milu Gouveia
MISRIP
Maria João Pereira Necho M de AGuiar
Condolências à Familia.Lembro-me da voz dele.
Mary Olivier
As minhas condolências à família.
Foi um senhor muito importante na comunicação social em MOZ.
Lembra-me de vibrar com os seus programas, a sua voz única.
Do desporto não me lembra.
Obrigada por tudo e por tanto que me impressionou positivamente.
Até um dia. 🙏
Natália Morais Rodrigues
Com o coração muito triste apresento os meus votos sinceros de condolências à família. Cristina um muito grande beijinho.
Marilia Manuela Ventura Nunes Marques
Sentidos Pêsames à Família. Faço-o também em nome do meu pai, que também já partiu, mas que apreciava muito as qualidades deste Senhor.
Saudades desse tempo e de quem, em Moçambique fez muito por aquela terra amada.
Júlio Gil Agostinho
Adeus António Fonseca. Nunca esquecerei os tempos que passamos juntos, em especial as férias que passamos juntos na Vila de João Belo e quando começamos a dazer parte da equipa de infantis do nosso Ferroviário em1945. Só nos voltamos a encontrar quando da visita do Ferroviário a Coimbra em que ele e o Costa Pereira ficaram alojados na minha República do Palácio da Loucura. Paz à sua alma.
Manuel Martins Terra
Mais uma notícia triste que nos chega até nós, dando-nos conhecimento do falecimento de António Alves da Fonseca, que se distinguiu como um basquetebolista meritório, em representação do CFM e das seleções locais. A sua ação na área do desporto ficou marcada com brilhantismo, com a criação das PRODUÇÔES GOLO, que nos empolgou com os seus relatos inesquecíveis dos brilharetes do hóquei moçambicano, a nível local, nacional e além-fronteiras. Também o Basquetebol, ficou assinalado por noites memoráveis que elevaram a modalidade, e as renhidas partidas de futebol disputadas aos fins-de-semana, a partir das 15 horas , a contar para o Campeonato Distrital. António Alves da Fonseca, uma figura sobejamente conhecida na capital, e que jamais esqueceremos ,deixou- nos fisicamente com Moçambique no seu coração, terra amada de que nunca se separou, até ao fatídico dia final. Nesta hora de dor, endereço aos seus familiares as minhas sinceras condolências, e que o Senhor o tenha na sua companhia.