Faleceu Francisco Velasco, antiga glória do hóquei patins de Moçambique, nacional e mundial
Caros Amigos(as) e Desportistas Moçambicanos,
É com imenso pesar e tristeza que o BigSlam comunica, o falecimento dum dos ícones do Hóquei Patins moçambicano, nacional e mundial, o nosso querido AMIGO – Francisco Velasco.
Selecção de Moçambique em Montreux – Ano de 1958
Em cima: António Souto, Abílio Moreira, Mim, Adrião, Bouçós e Manuel Carrelo.
Em baixo: Romão Duarte, Passos Viana, Moreira e Vítor Rodrigues.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2020-06-08 (Segunda-feira)
Francisco Velasco (1934 – 2020)
- Por informação do filho o funeral vai ser no dia 15 (Segunda-feira) pelas 16H00 no Cemitério do Alto de S. João em Lisboa.
Vai ser cremado numa cerimonia muito íntima (máximo de 10 pessoas não familiares por causa do Covid).
Nota: Não deixe de ver a excelente entrevista que Francisco Velasco concedeu ao BigSlam em 2012. Clicar AQUI!
32 Comentários
joaquim belico pires
mais um entre querido da família.os nossos pesamos.sobescrevo os primos sarita bélico pires Carlos bélico pires ze manel bélico pires quim bélico pires olga bélico pires rafael bélico pires luis bélico pires .francisco bélico pires este já falecido.
Cândido Ramiro Filomeno do Carmo Azevedo
Abraço para toda a família.
Luiz Branco
Aos poucos vão partindo todos os que foram de uma forma ou outra os nossos heróis e o orgulho da terra onde nascemos e que impediram que também fosse nossa.
RIP
Augusto Martins
Que a sua alma descanse em paz e os meus sentimentos de profundo pesar à sua Família.
Tudo isso é muito pouco e devido, por todos aqueles que tiveram a felicidade de o ver jogar e contribuir para, numa época em que o desporto português era praticamente desconhecido internacionalmente, levar tão longe a imagem e glória desse desporto, mas em que as entidades responsáveis, nunca foram capazes de prestar os devidos apoios e homenagens.
indaleto silva
Francisco (o virtuoso sobre rodas)que descanses em paz. Os teus amigos e quem teve a sorte e o previlégio de te ver jogar,jamais te esquecerão.Até sempre.
Antonio Camposos
Tudo começou em 1956, vivia eu em Moatize para onde o meu pai funcionário dos CFM fora transferido quando ouvi na rádio que num torneio organizado em LM para por á prova os jovens e promissores hoquistas que despontavam foi convidada a equipa do Barcelona que na altura integrava a maioria dos jogadores da selecção de Espanha. Nesse jogo os nossos hoquistas venceram o Barcelona na final por um concludente 5 a 1 se a memória não me atraiçoa. Esse foi a revelação dos nossos jogadores ao mundo do hóquei patinado. Que no ano seguinte no Torneio de Montreux representaria Portugal e de que todos guardam as melhores recordações e da recepção triunfal aos nossos hoquistas onde eu também participei. Viria a conhecer o Chico Velasco nos almoços do Desportivo. E de o ver actuar em 2 ou 3 jogos no campo do Sneci e Malhanga sempre em representação do Ferroviário onde expressavam a grande rivalidade entre os clubes da capital.
Recordo com muita tristeza esses momentos pela sua classe como homem e desportista e sobretudo pela sua grande humildade quando um dia lhe fiz a pergunta sobre quem tinha marcado mais golos se o Adrião ele ou o Boucos ele me ter respondido o Moreira o guarda redes “não os marcou mas não os deixou marcar, era um jogador com grande coragem”. Fica-me a saudade e o agradecimento pelas grandes alegrias que me proporcionastes. Até sempre campeão.
Rogério Gens
Velasco apesar da fama como antigo jogador e treinador era uma pessoa muito simpática. Deixou-nos também um grande conhecedor do passado de LM como mostrava no seu site. Os meus sentimentos à família nesta altura muito triste.
Ernesto Veloso
Que descanse em PAZ. Os meus sentimentos a todos os seus Familiares e Amigos.
Ernesto Armando Veloso
Carlos Otao
É com imensa tristeza, que vejo partir um “Virtuoso “ hoquista e exemplar desportista
.
Condolências à família. RIP.
Mário Albuquerque
Tive o privilégio de o ver jogar quando miúdo e depois de ser seu amigo e sempre fiquei espantado com as suas fintas bem como os conhecimentos profundos que revelava no meu desporto, o Basquetebol. Ainda me lembro do pavilhão todo à procura da bola e o Chico, com a sua simplicidade a explicar ao Largo ou Zaballia, não me lembro de qual que ela estava dentro da baliza espanhola pois na passagem por trás da mesma, o mágico tinha levantado a bola para as costas do guarda redes e o pavilhão veio abaixo. Obrigado por teres sido meu amigo.
Augusto Rodrigues
Faleceu um dos maiores hoquistas de todos os tempos. Sentidos pêsames à familia. Descansa em Paz
Manuel Martins Terra
Partiu um grande senhor do hóquei em patins,que brilhou em Moçambique, nos recintos em Portugal, envergando a camisola das quinas, ajudando a conquistar títulos e espantando com a sua classe os inumeros adversários que defrontou. Ainda hoje não é matéria consesual, saber quem foi o melhor hoquista português. Francisco Velasco, creio que abandonou bem cedo(26 anos?) a condição de jogador de onde partiu depois para Timor. Foi ainda treinador de méritos confirmados e conhecendo como ninguém os segredos da modalidade. Neste espaço, quando haviam duvidas quanto a tudo que se referisse ao hóquei e não só, o Chico Velasco esclarecia tudo. Vamos todos sentir a tua falta. Neste momento de dor, as minhas condolências à sua família . Paz à tua alma.
Florinda Meireles
Sentidos pêsames a toda a família . Que a sua alma descanse em paz
Florinda Meireles
sentidos pêsames à sua família e à sua alma descanse em paz
Virgílio Margarido
Vi-o jogar. Não era amigo dele. Mas fiquei fã dele para o resto da minha vida. Que GRANDE JOGADOR! O Adrião talvez pudesse ser considerado o melhor de sempre. Enfeitava mais os lances. Era mau como as cobras. O Velasco era sóbrio, e em campo era excelente colega e adversário. Difícil escolher quem era o melhor do mundo entre Adrião, Velasco e Livramento. Paz à sua alma
CARLOS CARDOSO
O que tinha para ser dito sobre esse grande Homem acima de tudo, para além de um grande HOQUISTA. Tive à sorte de ainda o ver jogar naquele melhor EQUIPA que representou PORTUGAL. Que DEUS LHE DÊ O INTERNO DESCANSO EM PAZ. VÃO AS MINHAS SENTIDAS CONDOLÊNCIAS AOS FAMILIARES E, TAMBÉM OS AMIGOS E COLEGAS.
António Amorim Lopes
PARTIU UM DOS MAIORES HOQUISTAS DO MUNDO E UM HOMEM DE BONS SENTIMENTOS. TIVE A FELICIDADE DE O CONHECER, DE VER JOGAR E DE TER PRIVADO COM ELE EM MOÇAMBIQUE, DEPOIS DE AINDA JOVEM OUVIR OS RELATOS DOS JOGOS EM PORTUGAL. NÃO CHEGAVA A SER UM ANO MAIS VELHO DO QUE EU. QUE DESCANSE EM PAZ GRANDE VELASCO. A SUA MEMÓRIA PERDURARÁ POR TODO O SEMPRE ENTRE NÓS. NESTA HORA DE TRISTEZA ENDEREÇO A TODA A ESTIMADA FAMÍLIA AS MINHAS SENTIDAS E SINCERAS CONDOLÊNCIAS.
Carlos Hidalgo Pinto
Foi um dos melhores praticantes mundiais de hóquei patins de sempre, um autêntico FORA DE SÉRIE. Entretanto, fez também descrições da então cidade de Lourenço Marques que do ponto de vista da Geografia Cultural, elucidava o leitor sobre os aspectos telúricos e da topofilia de alguns bairros e de zonas da cidade da sua infância e adolescência que foram bastante valiosas.
Descanse em paz e condolências à sua família.
Pierre Vilbró
Lamentando a sua derradeira partida, desejo paz à sua alma e descanso eterno. À sua família manifesto os meus sentidos pêsames.
Nunca tive o prazer de conhecer pessoalmente o Francisco Velasco, limitando -se a minha admiração ao hoquista de eleição e ao homem simples, de princípios e com conhecimentos, ao que bebia na imprensa.
Por tudo isto, aqui fica a minha simples homenagem.
Pierre Vilbró
Filomena Martins
RIP
Sidónio Serpa
Desaparece fisicamente um dos grandes nomes do desporto português que deveria ser lembrado de outro modo se em Portugal se conhecesse realmente o desporto… Não o vi jogar, mas delirei com os seus golos ouvindo os relatos de Artur Agostinho ou Amadeu José de Freitas por altura dos Mundiais, Europeus, ou Torneios de Montreux. Junto à grande telefonia em casa da minha avó Isabel, lá ficávamos todos, incluindo o meu pai, Sidónio Serpa, e o meu tio, Olivério Serpa, quando não viajavam para acompanhar os campeonatos.
Conheci Velasco já depois da sua vinda para Portugal, passando a admirá-lo também pela sua elegância, cultura, bem como ideias e convicções bem fundamentadas sobre o hóquei em patins. Na minha longa actividade ligada ao desporto, encontrei poucos com um conhecimento tão sólido e racional – bem expresso no livro que escreveu – sobre esta disciplina outrora tão amada pelos portugueses.
Expresso o meu profundo lamento pelo falecimento de Francisco Velasco e envio as minhas condolências à família de sangue e do hóquei.
VIRIATO SILVEIRA
EMBORA MUITOS NÃO COMPREENDAM, FRANCISCO VELASCO, ESTAVA MUITO À FRENTE DO HÓQUEI QUE VEIO A SEGUIR. – CRIOU SISTEMAS DE JOGO INÉDITAS, ATÉ ENTÃO, SE DEVE MUITO A ELE O IMPULSO DO HÓQUEI DE L. MARQUE/MOÇAMBIQUE, DEPOIS PORTUGAL E MAIS TARDE ITÁLIA, ONDE FOI TREINADOR RECONHECIDO MUNDIALMENTE. – ERA O “HERÓI DESPORTIVO” DE MUITOS ATLETAS DA SUA GERAÇÃO.- LEVOU ATÉ TIMOR O AMOR PELO HÓQUEI – FICOU E FICA PARA A POSTERIDADE, A SUA IMAGEM DE GRANDE GOLEADOR, QUE MUITOS TIVERAM A SORTE DE ADMIRAR. – QUE TODOS OS SEUS FAMILIARES SINTAM GRANDE ORGULHO DAS LIÇÕES DELE..
João Manuel Couto
Enorme tristeza. RIP Francisco Velasco.
Vitor Manuel de Sousa Teixeira
Referencia para todos os que seguiam o desporto em Moçambique. Que seja muito feliz onde estiver e que a sua memoria nunca seja esquecida.
José Luciano André Assunção
Grande Senhor, humano e Desportista. Grande .hoquista. Para a família existente os mais
sentidos pêsames e que o nosso grande AMIGO repouse em PAZ.
Carlos Pinto
As minhas sentidas condolências à família.
Partiu um grande SENHOR.
Paz à tua alma, CHICO VELASCO.
José Borges
Descansa em paz
Stelio Folgosa
RIP Francisco Velasco. Kanimambo por toda a alegria e orgulho que deste a todos os Mocambicanos que acompanharam as tuas proezas. Sentidos pesames a tua familia. Em meu nome e do Sergio Pais Mamede.. Stelio Folgosa.
Nuno Bulhão Pato
Perco uma das grandes referências desportivas da minha vida e, particularmente um bom e simpático amigo. Há uns meses atrás pudemos participar de justa homenagem aos campeões do nosso hóquei. Com pesar solidarizo-me com os familiares e demais amigos nesta hora triste.
Isabel Baía
Pra família os meus sinceros sentidos pêsames a este grande Hoquista que nos fez vibrar milhares de vezes. Que a Federação se lembre que ele foi um dos grandes campeões que representou PORTUGAL .
José Sousa
Grande perda para toda a grande família do hóquei em patins. Os mais sentidos pêsames para a sua família e amigos íntimos. Que descanse em paz.
Isabel Graça Silva
Os meus sentidos pêsames a todos os familiares. Que descanse em paz