Faleceu ontem Lotte Cadenbach Ribeiro, antiga campeã do mundo em patinagem artística (rodas) em 1952 em Dortmund – Alemanha. Foi para Moçambique, integrada numa tournée de demonstração da modalidade, onde conheceu Fernando Ribeiro, tendo ambos casado no inicio dos anos 60. Tiveram dois filhos, Rui e Mário, tendo o primeiro praticado patinagem artística.
Lotte Cadenbach, foi a principal responsável pelo sucesso da patinagem artística em Moçambique, tendo sido treinadora no Clube Desportivo da Malhangalene (CDM) e mais tarde no SNECI.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2021-03-31 (quarta-feira)
17 Comentários
Maria Margarida G.Gonçalves
Olá Rui e Mário!!!
Somente esta semana recebemos a vossa carta comunicando o falecimento da vossa mãe!
Vossos pais estão com os nossos no Reino da Glória! Gostamos imenso de os conhecer e gostaríamos de continuar em contacto com vcs. Poderíamos trocar nossos e-mails assim como nossos telemóveis para entrar no whatsApp.
Um grande abraço nosso e saudades!! Ñ vamos perder o contacto!
Margarida e Madalena,Rio de Janeiro,Brasil.
ccarmoazevedo@yahoo.com
Viva Cisé. Tudo bem contigo? Por acaso recordas em que ano foi aquele campeonato de África Austral onde eu também participei? Eu dançei em pares com a Teresa Ramadas. Sou o Cândido primo do teu par a Aninhas. Abraço.
Maria Joao Rauch
Eu tambem fui aluna da Lotte , muller de um grande amigo do meu Pai João Felgueiras, pois estiveram juntos no Hotel Universo quando Chefarzt a Moçambique. Eu Maria João e as minhas primas Isabel e Cristiana andamos todas no SNECI. Os meus sentiments de sentido pesar a familia. Abraco
Maria João Filgueiras
Eu tambem fui aluna da Lotte , muller de um grande amigo do meu Pai João Felgueiras, pois estiveram juntos no Hotel Universo quando Chefarzt a Moçambique. Eu Maria João e as minhas primas Isabel e Cristiana andamos todas no SNECI. Os meus sentiments de sentido pesar a familia. Abraco
Rui Ribeiro
Agradecemos todos pelas palavras de conforto neste momento difícil. Abraço. Rui e Mário Ribeiro
Cisé
I meu nome é Francisco Jose mais conhecido por Cisé. Treinei com a Lotte de 61 ou 62 por 10 anos no Malhangalene e no Sneci. Era como uma mãe para mim. Recordo me de campeonatos na África do Sul. Deixei o clube para estudar na África do Sul e não voltei a ver la até cerca de 78 em Lisboa durante os campeonatos mundiais. Imigrei para os EU e perdi contacto. Sempre no meu coração. RIP Lotte.
Samuel Carvalho
Caro amigo Cisé, foi um prazer saber de ti, apesar das circunstancias.
Foste um exímio patinador do melhor que havia em Moçambique. A Lotte foi sem duvida a grande treinadora e impulsionadora da patinagem artística em L. Marques.
A nossa amizade começou na igreja evangélica de L. Marques onde o teu pai foi pastor.
Espero ver-te mais vezes aqui no nosso “Ponto de Encontro!”.
Aquele abraço deste lado do Atlântico.
Helena Veloso
Cizé infelizmente nesta triste circunstancia estimo saber de ti. Eu continuo ligada a Patinagem Atistica. Lotte partilhou e orientou muito o meu caminho como treinadora. Encontramo nos algumas vezes in Freiburg-German quando eu tinha atletas minhas em Seleçao🇵🇹 e num C.Mundo convidou me a estar na Bancada dos Campeoes com ela. Procura me nas redes sociais FBook e/ou instang Fica Bem Bjinhos Helena Veloso
Cize
Ola com estás? Procurei-te no Fb mas há tantas! Moras no Porto? Tu vivias em Santarém quando eu vivi em Lisboa?!
Manuel Martins Terra
Pelo falecimento da grande professora Lotte Ribeiro, um nome grande da patinagem artística que deixou obra em Moçambique, apresento sentidas condolências à toda a sua família. Que descanse em paz.
josé silva
EM quelimane, ouvia-se falar imenso desta ilustre Sra e Treinadora fenomenal, que tanto de Bom fez pelas pessoas e pela modalidade.
Os meus sentidos pêsames para toda Família desta ilustre Sra
Que a sua Alma descanse em Paz.
Amém
Luciana Maria Mateus Palma de Sousa
Lembro-me bem dela. A patinagem artística, o hóquei em patins, o basquetebol…grandes modalidades em Lourenço Marques. Até porque morei na Malhangalene de 1961 até 1965 antes dos meus pais comprarem casa no Bairro do Fomento (Sarmento Rodrigues). Morava na rua D.Gonçalo da Silveira, a rua mesmo em frente à Igreja de Nossa Senhora da Victória. Paz à sua alma e as minhas condolências à família.🙏🙏
ABM
Os meus respeitos. Grande mulher. Condolências aos seus filhos. ABM
António Amorim Lopes
SOU PAI DE UMA PATINADORA QUE AINDA MUITO NOVINHA FOI ALUNA DA LOTTE, DE QUEM GOSTAVA MUITO, POIS A EMINENTE PATINADORA TINHA O DOM DE CATIVAR OS ALUNOS, PRINCIPALMENTE OS MAIS NOVOS QUE SE ESFORÇAVAM POR APRENDEREM RAPIDAMENTE PARA ENTRAREM EM PROVAS. TODOS CÁ EM CASA, EM TONDELA, BEIRA ALTA, COMO O FEZ O MEU COMPADRE CANDIDO AZEVEDO, MARIDO DA QUE FOI UMA EXCELENTE PATINADORA, APRESENTO A TOOA A ESTIMADA FAMÍLIA DA LOTTE OS MEUS SINCEROS PÊSAMES. QUE A FALECIDA DESCANSE EMPAZ
ccarmoazevedo@yahoo.com
Parabéns ao BIGSLAM por aqui recordar esta extraordinária Mulher. Farei um pequeno acrescento ao que aqui foi escrito, porque fui aluno dela:. «Nos anos 68/69 quando deixei a ginástica de competição, os meus tios seccionistas da patinagem artística e pais da Aninhas (Ana Maria Ferreira) a patinadora moçambicana que mais se destacou creio, (representou Portugal julgo no Campeonato da Europa, em Itália) conseguiram convencer-me, porque patinava bem, a juntar-me à classe da Lote pois havia falta de patinadores masculinos. Assim fiz e cheguei a participar no campeonato da África Austral e outra vez com a Àfrica do Sul. Acontece que representei o SNECI. Pois para além do Sporting , e do Malhangalene, a Lotte também treinou este Clube – o SNECI – julgo desde 1966, até abandonar Moçambique em 74. Foi aqui que conheci uma patinadora, ainda muito jovem, com quem viria a casar-me uns anos depois.
BigSlam
Obrigado Cândido Azevedo pela informação. Tu também foste excelente na patinagem artística.
Aquele abraço.
manuelsilva290@msilva.co.mz
RIP Lotte, até ã Ressurreição.