Faleceu Regina Veloso, uma lenda da natação do GDLM e de Moçambique
Faleceu ontem Regina Veloso Reis, antiga atleta da natação do Desportivo L. Marques (GDLM), com 85 anos de idade.
Nasceu a 27 de Março de 1939 na Vila do Chinde, junto da Foz do Rio Zambeze.
Cresceu em Quelimane e mais tarde mudou-se para Lourenço Marques, onde passou a integrar a equipa de natação do GDLM.
Foi nadadora no Desportivo, campeã de natação de Portugal e a primeira nadadora olímpica de Moçambique (Roma, 1960).
Foi, com a Elsa Ferreira, as primeiras mulheres de Moçambique a porem a natação de Moçambique no “mapa”.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2024-06-17 (segunda-feira)
Regina Veloso Reis (1939 – 2024)
- O velório terá início pelas 10H30 do dia 20 de Junho (quinta-feira), seguindo-se a cremação às 15H45 no crematório de Alcabideche.
19 Comentários
Anamaria
Os meus sentidos pêsames, a família.
Foi com muita tristeza que recebi esta notícia.
Um abraço amigo.
Ana Maria de Faria
ZéRodrigues
Os meus sentimentos aos familiares e amigos.
R.I.P.
Arminda
Regina deste a última braçada rumo ao início de um novo espaço . Como sempre partiste nadando da forma genial como sempre fizeste no nosso clube de sempre” GDLM” . Foste um exemplo de dedicação e sacrifício e levaste bem longe a nossa terra. Chegou a hora de descansares na Santa Paz de Cristo.
Sentidos pêsames à família.
Orlando Valente
Regina deixaste-nos temporariamente, porque a morte nao existe. A alma é immortal é apenas regressaste a PATRIA QUE NOS ESPERA A TODOS NOS. FOSTE PRIMEIRO DO QUE NOS, MAS NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE. ESTA VIDA É UMA LICAO, UMA PEQUENA PASSAGEM. SENTIR A TUA FALTA É NATURAL, É HUMANO..
AONDE estejas estas muito melhor do que nos. NOS por ca vamos vivendo ainda neste mundo que é de sofrimento é expeacoes. AGORA ESTAS LIVRE. DEUS É O CRIADOR É BONDADE INFINITA E NOS SEUS FILHOS SOMOS.
ATE LOGO REGINA.
Georgios
Lembro – me dela quando eu mufana nadava no Desportivo , geande nome da natacao mocambicana , grande atleta nacional. Descansa em paz , as minhas condolencias a toda a familia .
Nino ughetto
paz a sua alma. Tudo passa tudo acaba é triste pois nos os mçambicanos estamos a desaparecer dia a dia …
Wanda serra
Descansa em Paz Regina 🙏🌷
Guilhermina Martins
Sentidos pêsames à família e Amigos ❤ Descanse em paz🙏🏼
Guilhermina Martins
Que Deus a receba em seu reino e descanse em paz 🙏🏼.Condolências à família e Amigos ❤
Viriato Silveira
Falar de Regina Veloso é fácil, como era para ela fácil deslizar nas águas das Piscinas. Recordar das suas simples braçadas, para mim é uma recordação única. Nas suas competições, em Portugal, distanciava-se bastante das de mais, como também muito tempo depois é que surgiram nadadoras como ela. Convivi com ela e com o marido, também desportista, era de uma grande e simples nobreza de personalidade. É muito bom aprendermos com a convivência dos poucos símbolos nacionais de topo, que temos. Ficou o testemunho: Regina Veloso.
João Mendes de Almeida
A partida de todos aqueles que foram importantes figuras de um Moçambique que nós amávamos é, sem dúvida, um pedaço nosso que perdemos. Dentro de muito poucos anos nada restará do que foi a nossa terra e do que foram os nossos sonhos. Os locais que conhecíamos já não têm sequer os mesmos nomes. O que é hoje Lourenço Marques? Quem saberá que era a mais bonita cidade africana daquele tempo, orgulho de todos nós, independente da raça, cor ou credo.
E assim, com a partida daqueles que ainda restam, se apagará definitivamente parte da história desse grande país que…teimou em apagar parte importante do seu passado.
António
Sentidos pêsames a família Regina Veloso. R. I. P. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Dulce
Praticamente conheci pessoalmente a Regina cá em Portugal pois ela morava no meu bairro e, volta e meia, falávamos um pouco quando nos cruzávamos.
Em Moçambique só a vi uma vez quando foi entregar uma taça, com o nome dela, à equipa do Desportivo que, tendo ganho 2 ou 3 vezes consecutivas por equipas, trouxe a taça definitivamente para o clube.
Mas o nome dela era uma referência na natação moçambicana e não havia nadador que não soubesse quem ela era.
As minhas sentidas condolências à família, principalmente aos filhos Luís e Paulo e netos.
Eduardo Horta
Embora já tenha manifestado os meus sinceros sentimentos a toda a família, noutros locais, não poderia deixar de marcar a minha presença, igualmente aqui no Bigslam. Esta manifestação de pesar está muito bem elaborada, de um modo simples, mas directo ao fim em vista. Não posso, no entanto, deixar a minha contribuição no sentido de enriquecer este artigo. Regina Veloso, além de ter sido campeã nacional logo em 1958 na primeira deslocação à Metrópole de uma embaixada da natação Moçambicana, foi recordista nacional de 100 e 200 m Bruços , recordes que se mantiveram por muitos anos. Também um pequeno mas importante pormenor, não foi a primeira nadadora olímpica moçambicana, mas, a única. Foi sim, a primeira nadadora portuguesa em Jogos Olímpicos.
Carlos Simes
Os meus sentidos pêsames a toda a família. Paz à sua alma. 🙏
Fernando Teixeira Xavier Martins
Primeiro quero recordar os tempos do Colégio Nun´Álvares em -Quelimane, e da natação dos tempos do Sr. João Pasetti, Joao Godinho entre outros. Depois a toda família um sentido abraço de sentidos pêsames.
josé carlos alves da silva
Conheci-a muito bem, desde Chinde até ir para minha Terra Quelimane. Enquanto atleta moçambicana, nacional e internacional-mundial, acompanhei seu percurso com orgulho. É Coqueira, chuabo. De vez em quando vinha a Quelimane e a Chinde, nunca esqueceu as suas raízes e Amigos. Estou triste, receber uma notícia destas. Mais uma conterrânea da minha geração a deixar-me. Minhas sinceras e sentidas condolências para toda Família Regina. Tenham forças para vencerem esta dôr. Descanse em Paz. Até já Amiga Regina.
ricardoquintino@netcabo.pt
Que descanse em paz. Sentidas condolências a toda a Família.
Manuel Martins Terra
Uma noticia que nos deixa tristes, dando conta do falecimento de uma grande estrela da natação moçambicana, que se distinguiu a representar a modalidade no GDLM. Nesta hora de dor e sofrimento, expresso à sua família as minhas sentidas condolências, e que a Regina descanse em paz.