“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 1 de Janeiro de 1949… Automóvel e Touring Clube de Moçambique
A relação de João de Sousa com o ATCM remonta aos meados dos anos 70, altura em que as Produções GOLO decidem iniciar transmissões desportivas relacionadas com o automobilismo.
É importante que se diga que os apontamentos de reportagem direta da pista do Automóvel e Touring Clube de Moçambique, eram parte integrante das tardes desportivas, que tinham naturalmente como prato forte o futebol, nomeadamente com os desafios do Campeonato da Cidade de Lourenço Marques, Campeonato Provincial ou do Campeonato Nacional, sendo que na época, o Campeonato Nacional se referia aos jogos que se realizavam em Portugal Continental e que eram relatados para Moçambique, como alguns leitores devem estar lembrados, pelo Paulo Terra e pelo seu irmão Vítor Sérgio.
No mês de Julho de 1962 é inaugurado o Autódromo de L. Marques.
O ciclo de transmissões relacionadas com o automobilismo viria a terminar em 1973 com a suspensão de todas as provas devido à crise do petróleo.
Importa referir que a história do desporto motorizado consta dum livro do mesmo nome, lançado em Lisboa no dia 17 de Junho de 2011, de autoria de João Mendes de Almeida e Ricardo Brízido.
Embora se reconheça que havia em 1921, um primeiro clube automóvel, o certo é que a criação do Automóvel e Touring Clube de Moçambique acontece precisamente no dia 1 de Janeiro de 1949. Esta é uma agremiação que hoje comemora o seu septuagésimo segundo ano de existência.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
Um Comentário
Manuel Martins Terra
Parabéns ao ATCM, pela passagem do seu 72º aniversário, com um currículo de excelentes prestações ao desporto automóvel em Moçambique, e que poderá ser revisto no excelente livro na História do Desporto Motorizado em Moçambique, de autoria de João Mendes de Almeida e
Ricardo Brízido.