“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 1 de Março de 1953… Carlos Queiroz
Carlos Queiroz, nasceu em 1 de março de 1953, em Nampula. Passou pelos juniores do Clube Ferroviário de Nampula, frequentou o Liceu Almirante Gago Coutinho e chegou a estudar Engenharia Mecânica na Universidade de Lourenço Marques, até 1974.
Em 1975, estabelecido em Portugal, ingressou no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa. Aí obteve a licenciatura em Educação Física e o mestrado em Metodologia do Treino Desportivo. Foi assistente da Faculdade de Motricidade Humana e professor do ensino secundário. Em 1984 foi auxiliar técnico do treinador Mário Wilson, no Estoril Praia.
Treinou as seleções de Portugal, da África do Sul e do Irão, Colômbia e vários clubes, como por exemplo o Sporting, Manchester United (como adjunto) e Real Madrid.
Carlos Queiroz comemora hoje 68 anos de idade. Parabéns!
6 Comentários
Fernando Silva
Parabéns que o dia se repita com saúde, muitas vezes. Cruzam nos no tempo do Belém e depois na antiga FIL num jantar em que estive a convite do Vítor, era para entrega a atletas em destaque no Concelho de Santarém. Daí para cá segui a carreira com atenção nomeadamente no meu clube desde 57 o MU. Abraço
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Prof. Carlos Queirós pela passagem dos seus 68 anos e dizer que o seu brilhante CV desportivo dispensa apresentações e quanto o futebol português lhe deve estar grato, Nunca será demais repetir, quanto muito do sucesso do futebol português, sobretudo a partir da época 90, lhe deve pelo trabalho desenvolvido na formação. Nasceu e cresceu em Moçambique, e a sua vinda para Portugal na revolução de Abril, mexeu e de que maneira com toda a metodologia de treinos, virados para a alta competição. Foi o primeiro licenciado em Educação Física, com especialização no futebol. Via-se que estava talhado para altos vôos e vitórias; deu um pontapé na letargia do futebol,, quando em 1989, em Riade, levou a seleção nacional de sub-20, a campeã do mundo, e em 1991, provocou um terramoto no antigo Estádio da Luz, perante 120 mil presentes nas bancadas, voltando a ser campeão do Mundo, com a seleção de sub-20. Foi a cereja no topo do bolo. Lançou as sementes, das quais se vieram a colher bons frutos e certamente mais não será preciso dizer. O professor provou que Moçambique, era uma terra que muito deu ao futebol português, não só no que respeita a praticantes, como também a nível de treinadores e dirigentes.Professor, longa vida com muita saúde e sucessos desportivos
José Diogo Gaivão
Grande abraço Carlos Manuel muitos Parabéns
Jose Maria Correia
Parabens Carlos votos de um dia muito feliz, abraco
José Alberto Campos
Muitos Parabéns ! Que este Dia se repita por muitos mais anos e com boa saúde! Um abraço de um ex-Nampulense dos n/tempos de miúdos no Clube Ferroviário de Nampula.
Carla De Sa
Que este dia traga muita Alegria, paz e saude. Beijinhos Carla De Sa