UMA DATA NA HISTÓRIA – 10 de Janeiro de 1970… A DETA entra na era do jato
A 10 de Janeiro de 1970, a “DETA”, entra na era do jato com a aquisição de dois aviões “Boeing 737”, com capacidade para 95 passageiros, sendo considerado o mais moderno e versátil da grande família “Boeing”.
Os dois aviões, a que foram dados os nomes de Angola e Moçambique, tiveram o seu batismo solene naquela data, presidido pelo Arcebispo de Lourenço Marques, e tendo como madrinha a esposa do Governador-Geral, D. Maria das Neves Rebello de Souza, tendo assistido ao ato as mais altas individualidades da Província Ultramarina de Moçambique.
Após a cerimónia do batismo, usou da palavra o Eng.° Fernando Seixas, Diretor dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Moçambique, seguindo-se o Secretário Provincial de Obras Públicas e Comunicações, Eng.° Brazão de Freitas.
Na mesma data efetuaram-se dois voos turísticos, em que participaram altas individualidades civis, militares e religiosas, bem como numerosos convidados.
Durante as cerimónias realizadas no aeroporto Gago Coutinho, na cidade de Lourenço Marques, os elementos da fábrica “Boeing”, que se deslocaram a Moçambique, ofereceram lembranças aos pilotos e mecânicos que se deslocaram aos Estados Unidos para estagiar.
Foram contemplados os Comandantes Branco, Almeida, Virgílio e Ferreira da Costa; os pilotos Jorge Marques, J. Matos e J. Primavera; os mecânicos Martins, Fidalgo, Fortuna e Castro.
Num texto publicado na ocasião pode ler-se que “desta forma, a DETA, prossegue na sua senda de progresso e renovação, para continuar a oferecer o que de melhor existe no transporte aéreo, e corresponder à confiança nela depositada, cujo lema é: “Segurança, Eficiência e Regularidade”.
Faz hoje (10 de Janeiro) 53 anos que a DETA entrou na era do jato.
OBS: A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique foi criada no dia 14 de Maio de 1980, ao abrigo do Decreto nº 8/80 de 19 de Novembro,
e assumiu todos os direitos e obrigações resultantes de atos ou contratos praticados ou celebrados pela sua antecessora, a DETA – Direção de Exploração do Transporte Aéreo – que esteve em atividade desde 1936.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado, com algumas fotos retiradas do blogue The Delagoa By World de ABM.
10 Comentários
Lucinda Maciel
Alguém por aqui me saberá dizer que será feito de um senhor de nome José Marques que foi piloto de uma companhia aérea há umas décadas? Desde já muito obrigada a quem puder responder.
josé carlos alves da silva
DETA estas palavras dizem tudo…. História, Progresso, Trabalho, União, Riqueza, Harmonia duma Província, onde todos tudo deram e nada trouxeram, só memórias. Parabéns DETA
Manuel Martins Terra
DETA- Uma companhia aérea com história, que soube crescer e que na década 70, conheceu o seu esplendor com a aquisição dos modernos “Boeings” 737, prestigiando a aviação em Moçambique. Saudades.
Arminda Barroso
Uma data na história como referência.
Vivemos esse momento!
Maria Bettencourt
Sempre tive uma paixão por aviões. Enquanto pequena o melhor sitio onde me podiam levar era ao aeroporto. Via os aviões da DETA e da TAP , e a tripulação. Sonhava um dia vir a fazer parte da tripulacao.
Ter acesso a esta historia da Ca aérea de Mocambique do meu tempo foi algo que me deu prazer ler.
Obrigada.
Fernando Almeida
Filho do Cte.Almeida que trouxe o 2º B737 para Moçambique
O Fortuna era padrinho da minha irmã Ana Paula, e o fidalgo era compadre do meu pai por ser padrinho de um dos filhos,
Era uma familia poderosa na DETA e todos muito amigos
José Fonseca
A minha teve um primo que foi um dos primeiros comandantes da deta era o com. Flávio de Carvalho.
Roberto Fernandes
Iniciei na DETA em 1° de Maio de 1973,com muito orgulho.
Carlos Simes
DETA – A companhia onde iniciei o meu percurso profissional na aviação. Saudades!
Ricardo Quintino
Bons velhos tempos em que o progresso da terra que me viu nascer, descolava à velocidade dos jactos. E mais não digo para não afrontar a decrépita LAM, culpa da gestão ruinosa da actual nomenclatura governamental de Moçambique…oh acabei por dizer/afrontar…kkkk