“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 13 de Abril de 1970… “Bondiazinho” em Quelimane
“Bondiazinho” foi o título dado a um programa matinal das Produções Golo que era transmitido de segunda a sexta feira, das 06.30 às 08.00 horas, no canal “D” do então Rádio Clube de Moçambique. Este programa matinal era preenchido com música, uma rubrica dedicada aos aniversariantes do dia, uma outra que apresentava o “hit da semana”, da responsabilidade de Gerry Wilmot, colaborador da GOLO e que na altura era locutor do LM RADIO (Estação “B”), e com concursos patrocinados por várias empresas locais e onde os ouvintes concorriam enviando as suas respostas por carta.
Um ano depois do início das emissões em estúdio, o programa foi transmitido pela primeira vez, e durante uma semana, diretamente da montra do “John Orr”, uma loja de departamentos (loiça, mobílias, brindes, etc …) situada na Av. da República, hoje Av. 25 de Setembro, onde atualmente está instalado um dos balcões do BCI, Banco Comercial e de Investimentos.
Essa foi a primeira experiência de contacto direto com o público ouvinte, experiência que se estendeu a Quelimane com a primeira emissão do programa a ser realizada das 06.30 às 08.00 horas, em direto da montra do “Monteiro e Giro”, numa segunda feira, 11 de Abril de 1970, faz hoje 53 anos.
Fonte: Texto de João de Sousa adaptado
- Música de fundo é o tema de abertura do programa “Bondiazinho”: “Casino Royale” da Orquestra de Herb Alpert e os Tijuana Brass.
7 Comentários
Abel Barros Sangos
Das emissões efetuadas do John Orr, numa das montras,em L.M.,participei presencialmente num concurso, teria eu os meus 14 anos. O prémio foram 4 quadros de parede de quarto de rapaz,bonecada que me foram entregues pela mão do saudoso João de Sousa,locutor de excelência.
Eduardo Meixieira
Uma êrpoca de ouro da Rádio em Moçambique,! Não só em Lço. Marques e Quelimane, mas na Beira e Nampula, estes programas fora dos estúdios aglomeravam dezenas de assistentes. Era um êxito! Obrigado por recordarem tempos memoráveis! KANIMAMBO!!!
Mário Rui Silva Barbosa
Bom dia. Também me lembro deste programa e o meu Pai trabalhou no Monteiro e Giro
josé carlos alves da silva
Vi este directo ao vivo, estava lá no Monteiro & Giro, Lda, fora no passeio, porque era tanta gente, foi um grande sucesso. Nesta foto, estou atrás, do Sousa e do Gilo ou do Gouveia, de camisa branca manga curta, estou espreitar com os meus 2 olhitos, cabelo preto. O colega negro que está ao meu lado, penso ser o Armando, colega de turma. Eu tinha 14 anos. Esta entrevista à Emília foi feita na esplanada do Riviera, café e pastelaria paradisíaca, local de encontro obrigatório de toda juventude e massa intelectual. Um abraço
Fátima Ribeiro
Assisti à transmissão do programa no local, e adorei. Creio que o João de Sousa, o Gilo e o Zé Manel Gouveia também ficaram a adorar Quelimane.
Reconheço na imagem, a ser entrevistada, a Emília, de cujo apelido já não me lembro. Ao lado, olhando atentamente para o João de Sousa, penso ser a Lucinda Gomes, que, mais tarde, se tornou jornalista.
BigSlam
Kanimambo Fátima Ribeiro, pelos esclarecimentos. Beijinho.
António Neto
Engraçado, boa lembrança, eu estava no Sabondo, distrito de Tete