“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 13 de Janeiro de 1929… Luís Pina
Entre 1943 e 1949, Luís Pina jogou basquetebol no Sporting Clube de Lourenço Marques. Um desentendimento com o seu treinador levou-o a transferir-se para o Clube Ferroviário de Lourenço Marques.
Chegou a Portugal em Maio de 1951, em férias pagas de três meses, que faziam parte das suas regalias como empregado bancário. Luís Pina trabalhou no Banco Nacional Ultramarino.
Ao chegar a Portugal, a Académica de Coimbra tentou que fosse para Coimbra, mas fez um treino com o Sporting na sede da Rua do Passadiço a 25 de Maio, e imediatamente o Sporting garantiu os seus préstimos. Para oficializar a situação, jogou logo no dia seguinte, contra o Vitória de Setúbal. Como as regras ditavam um intervalo de 48 horas entre a inscrição de um jogador e a sua situação, o Sporting declarou que Pina se tinha esquecido do seu cartão em casa, e com isso, apesar da vitória por 46-25, o Sporting perdeu por falta de comparência administrativa.
Com esse estratagema, o Sporting Clube de Portugal garantiu os seus préstimos no resto da época de 1950/51, e prolongando a sua estada até cinco meses, permaneceu ainda no início de 51/52 até voltar para Moçambique, onde continuou ligado ao basquetebol como jogador, e depois como treinador.
Em 1958 obteve o recorde do máximo de pontos marcados por um jogador num jogo oficial: foram 115 pontos contra o 1º de Maio, uma equipa constituída por principiantes. Treinador jogador, Luís Pina estabeleceu para esse jogo o princípio que a bola lhe seria sempre passada.
Luís Pina foi treinador de vários clubes da então cidade de Lourenço Marques.
Época 1958/59 – Seniores
Em cima: Luís Pina (Treinador), Tácito Rocha, Luís Lopes, Ip Chiu Ah, Labistour Alves, Constantino Poulos, Humberto Pinto, António Pinto (Dirigente).
Em baixo: Guilherme Soares, Augusto Lopes, António Pinho “Tonecas”, Amândio Pardal, António Fonseca, Adam Ribeiro.
Época 1971/72 – Seniores
• Campeão Provincial Moçambique • Vice-Campeão Nacional
Em cima: Luís Pina (treinador), João Romão, Mário Albuquerque, John Hucks, Luís Almeida, Belmiro Simango, Victor Morgado e Rui Pinheiro.
Em baixo: Nelson Serra, João Morais, Sérgio Carvalho, Rogério Machado e José Rosal.
Foi Selecionador Nacional de Portugal nos primeiros jogos Multirraciais que se realizaram na África do Sul em 1973, representação entregue a Moçambique, tendo-se conquistado a medalha de prata (2º lugar) só atrás dos Estados Unidos da América, e à frente de outras potências que estiveram presentes.
Época 1972/73 – Seleção Nacional nos I Jogos Multirraciais da R.S.A.
Em cima: C1? (Dirigente), George Sing, Rui Pinheiro, Samuel Carvalho, Mário Albuquerque, Eustácio Dias, José Sepodes, Victor Morgado, Luís Pina (Selecionador).
Em baixo: Mário Machado, João Donato, Luís Almeida, Nelson Serra, Alberto Santos.
Foi ainda um excelente árbitro de basquetebol tendo atuado nos mais diversos palcos desportivos.
Em Portugal, tornou-se treinador da equipa da TAP que participa nos campeonatos corporativos do INATEL. Nessa categoria foi campeão do Mundo em 1990, numa prova realizada em Splitz, na ex-Jugoslávia.
Luís Pina sinaliza o titulo conquistado pela TAP AIR PORTUGAL no I Campeonato Mundial de Companhias Aéreas – Splitz (Ex-Jugoslávia) – 17 a 20 de Maio 1990.
TAP AIR PORTUGAL – Ano de 1990 – Campeão Mundial em Splitz – Jugoslávia
Reconhecem-se entre outros: Em cima: Luís Pina (treinador), Mário Albuquerque (8), Samuel Carvalho (12).
Em baixo: Rui Miranda (6), Delfim Loureiro (15).
Retirou-se em Junho de 2014. No seu último jogo como treinador, e seguindo a regra do campeonato do INATEL em que os treinadores podem também jogar, entrou no campo e jogou dez minutos, tornando-se assim, aos 85 anos de idade, o mais velho jogador a participar num campeonato oficial de basquetebol em Portugal.
Estas são algumas recordações do desportista (jogador, treinador e árbitro) que comemora hoje os seus 95 anos de idade.
- Parabéns Luís Pina. Que haja saúde para mais comemorações.
Fonte: Arquivo do BigSlam
11 Comentários
Nino ughetto
Que Deus te abençoe ,paz e saude
Augusto Martins
Peço desculpa pelo meu atraso, que não significa desrespeito ou desconsideração pelo grande ídolo da minha juventude.
PARABÉNS, pela data, com os meus profundos desejos de muita saúde, sorte e felicidade para que possamos continuar a desfrutar da sua companhia.
Lembro-me perfeitamente do LUÍS PINA ainda jogador do Ferroviário, naquele velho campo de hóquei/basquete na parte traseira da sede do clube, com aquelas então denominadas “GANCHADAS” que partindo da defesa atingiam o ataque e resultavam invariavelmente num ponto mais, no resultado do Ferroviário.
……Como eu sonhava poder um dia repetir aquele tão poderoso gesto……
Grande abraço
José Alexandre Bártolo Wager Russell
Parabéns. Saúde. Abraço.
Alfredo Moreira
Parabéns e dia Feliz, conte muitos e com saúde, grande abraço
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Como frequentador assíduo dos jogos de basquetebol, lembra-me de Luis Pina, mais como treinador. Exceleente é o que posso dizer. Felicidades.
Manuel Nunes Petisca
Parabéns e feliz aniversário. Continuação de muitos e bons anos com saúde. A sua carreira desportiva é impar, parabéns por isso também.
Luiz Branco
Parabéns Sr. Luís Pina saúde e os que tiver pela frente sejam leves e generosos
Alberto Rodrigues
Caro Luís,
Depois do telefonema, aqui me tens de novo, a dar os parabéns, e reforçar os desejos de muita saúde caro Amigo , assim como para toda a tua família.
Forte Abraço.
Manuel Martins Terra
Falar de Luís Pina, é recordar a figura mítica de um grande senhor do Basquetebol, que deixou uma marca de excelência na modalidade em Moçambique, distinguindo-se como praticante, árbitro, treinador e selecionador. Pessoa de bom trato, tinha em cada rosto um amigo e muitas histórias para se contarem. Parabéns, Luís Pina pelo que deu ao basquetebol, mas muito mais por comemorar o seu 95 * aniversário, com muita saúde e bons amigos em seu redor, e que continue a “pontuar” muitos mais, com alegria e boa disposição.
Eduardo Horta
Pelo muito respeito e admiração que sempre me mereceu, por aqui lhe envio votos de muitas felicidades e muita saúde. Um grande abraço
Paulo Almeida
Parabéns muitos com saúde, abraço.