“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 16 de Janeiro de 2019… Alexandre Franco
José Alexandre do Nascimento Lemos de Ribeiro Franco, conhecido por Alexandre Franco, nasceu na cidade da Beira, província de Sofala, no dia 22 de Janeiro de 1945.
Foi eleito o melhor jornalista da Diáspora Portuguesa em 2009, na terceira edição dos Prémios Talento, concurso do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Secretaria do Estado das Comunidade que distingue portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro pelo seu desempenho em determinado sector de actividade, na categoria de Comunicação Social.
Começou a sua carreira jornalística em Moçambique em 1969. Seis anos depois passou a subchefe da Secção Desportiva do “Notícias” de Lourenço Marques. Entre 1971 e 1976, Alexandre Franco foi comentador desportivo das Produções GOLO, especificamente para a modalidade de basquetebol.
Quando deixou definitivamente Moçambique, foi viver para Portugal. Foi apresentador e produtor do programa “Desporto no Mundo” na Antena 1, da Radiodifusão Portuguesa, em Lisboa.
Alexandre decide depois fixar residência no Canadá. Trabalha em várias estações de Rádio, nomeadamente Rádio Portugal de Montreal, e Rádio Clube Português de Toronto.
Entretanto em 1986 Alexandre Franco funda e assume o papel de gerente da CIRV-FM 88.9, em Toronto.
Quatro anos mais tarde surge o projeto que lhe marcou a vida e o coração, o jornal “Milénio-Stadium”. Em 1990 volta à CIRV-FM e durante três anos é produtor e apresentador de vários programas radiofónicos. Entre 1998 e 2003 assume a posição de apresentador das notícias no telejornal da OMNI-TV. Depois fica durante quatro anos a apresentar programas televisivos na FPTV e volta aos microfones da CIRV-FM.
Entre os vários momentos de sucesso profissional que teve, Alexandre Franco entrevistou figuras como o Prof. Cavaco Silva (enquanto primeiro-ministro de Portugal), Dr. Jorge Sampaio (enquanto primeiro-ministro e, posteriormente, enquanto presidente de Portugal), Dr. Mário Soares, Brian Mulroney (enquanto primeiro-ministro do Canadá), Jean Chretien (enquanto primeiro-ministro do Canadá), Dr. João Soares (enquanto presidente da C. M. de Lisboa), Dr. Santana Lopes (enquanto presidente da C. M. de Lisboa), David Miller (enquanto presidente da C. M. de Toronto), Amália Rodrigues (com o privilégio de ter sido o seu apresentador em dois espetáculos realizados em Edmonton e Calgary, no Canadá, em 1985) e Eusébio da Silva Ferreira.
Alexandre Franco dedicou uma vida ao jornalismo e aos portugueses – especialmente àqueles que residem no Canadá, através da rádio, da televisão e dos jornais.
Ele foi também treinador de basquetebol de duas equipas moçambicanas, nomeadamente o Sporting LM e o Benfica LM e prestou a sua colaboração às seleções moçambicanas, nos mais variados escalões.
Ano de 1975 – Seniores – Seleção Nacional R. P. Moçambique
“Festejos da Independência de Moçambique ” • (Moçambique – 154 x Zâmbia – 94)
Em cima: Alexandre Franco (Selecionador adjunto), Correia Mendes (Selecionador), Armindo Costa, Nuno Narcy, Manuel Marreiros, Tam Ling, George Sing, Artur Van Zeller, Samuel Carvalho, Carlos Sousa (Dirigente).
Em baixo: João Domingues, Hélder Luís, António Almeida, Correia Mendes, António Araújo, Sebastião (Roupeiro).
Alexandre Franco faleceu no dia 16 de Janeiro de 2019. Faz hoje 2 anos.
Não deixe de ver e comentar a excelente entrevista dada ao BigSlam em 2012. Clique AQUI!
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
2 Comentários
Fernando Lima
Meu treinador no Benfica depois do João Domingos com quem a seccao de basquetebol se iniciou. Um treinador estudioso que adorava a NBA. Naquela altura havia uma grande rivalidade e AF era tambem um quase fanatico adepto do Sporting. O que lhe causava alguns dissabores. Simpatizar com a Academica era quase inevitavlemente hostilizar o Sporting. No fim do dia, um grande homem do basquetebol de Mocambique
Manuel Martins Terra
Alexandre Franco, foi um excelente treinador de Basquetebol e um estudioso da modalidade,tendo orientado com sucesso o SCLM, SLMB, e aquando da Independência de Moçambique, coadjuvou o selecionador Correia Mendes, na partida contra a congénere da Zâmbia, que tive a oportunidade de assistir no Pavilhão do Sporting.Curiosamente , foi o tradutor do primeira basquetebolista americano a chegar a Moçambique, Steven Delapp, quando este iniciou depois o cargo de treinador.Alexandre Franco, ficou célebre quando aceitou o convite da secção de Basquetebol do SLM e Benfica, e no embate com o seu antigo clube o Sporting, com uma equipa jovem, mas onde pontificava uma estrela norte-americana de seu nome Mahlon Sanders, este varreu o famoso ‘team”leonino por 79-78, obtendo 41 pontos, ou seja mais de metade dos pontos da sua equipa. Luís Pina, então treinador do Sporting, ainda hoje está por perceber como tal aconteceu. Na verdade, uma partida empolgante . O Alexandre Franco, foi também um bom jornalista , com excelentes análise em tudo que se relacionava com a modalidade. Que repouse, na paz do Senhor,