“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 16 de Junho de 1947… João de Sousa
João de Sousa, nasceu na Casa de Saúde da Maxaquene, que se situava na Avª 24 de Julho, mesmo ao lado do antigo Cine-Teatro Manuel Rodrigues (hoje Cine África), numa Sexta-feira dia 16 de Junho de 1947.
Foi um dos grandes jornalistas radiofónicos de sempre de Moçambique. Era considerado o “The Voice” da Rádio Moçambicana. Figura ímpar no meio jornalístico desportivo radiofónico e de quem muitos de nós guarda gratas recordações. Foram mais de cinco décadas na estrada da radiofusão moçambicana…
Iniciou a sua atividade radiofónica nas Produções GOLO, uma Agência de Publicidade que produzia vários programas que eram transmitidos através do então Rádio Clube de Moçambique, em 1964.
Começa a fazer relatos desportivos de várias modalidades (basquetebol, futebol e hóquei em patins) em 1966. Para além da cobertura dos acontecimentos nacionais, com destaque para os Campeonatos da Cidade e os Provinciais, fez transmissões diretas de jogos que se realizaram no exterior de Moçambique, nomeadamente em Angola e em Portugal.
Em 1968, a par com os relatos desportivos, é incluído em outras equipas de produção de programas das Produções GOLO, tendo realizado até 1975 o “Bondiazinho” (de parceria com o Eugénio Corte Real) ou o “Guiando e Ouvindo Música”. Esporadicamente fazia a locução de outros programas tais como o “Domingo Alegre” ou o “Extensão 10”.
Produziu rubricas diárias sobre a atualidade desportiva moçambicana que eram transmitidos diariamente no programa CIDADE 68, no então Canal D do RCM.
Em 1974 ingressa no Rádio Clube de Moçambique como locutor. Após a nacionalização, ocorrida em 1975, passa para os Serviços Redatoriais, (hoje Direção de Informação) como repórter e noticiarista. Nessa qualidade realiza um conjunto de transmissões “em direto” relacionadas com vários acontecimentos nacionais. É nesse período que é integrado no grupo de profissionais designados para acompanhar o Presidente Samora Machel nas suas viagens de Estado.
Em 1977 chefia a Redação Desportiva da Rádio Moçambique. Faz a cobertura dos principais eventos nacionais, regionais e internacionais, sendo de destacar as transmissões diretas feitas da participação moçambicana na Liga dos Campeões Africanos ou na Taça das Taças (em futebol),
nos Campeonatos Africanos de Basquetebol em masculinos e femininos, nos Jogos Africanos de Argel, no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins da Argentina de 1978
ou dos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980.
Na sua trajetória profissional dirige o Canal Nacional da RM, e posteriormente o Departamento de Programas. Anos depois foi nomeado Administrador da Rádio Moçambique, sendo responsável durante 6 anos pelos pelouros Comercial e de Produção.
Em 2003 é nomeado Assessor do Conselho de Administração para as Relações Internacionais e posteriormente para a Área de Comunicação e Imagem da Empresa.
Integra o grupo dos primeiros jornalistas que cria o Canal Desportivo da Rádio Moçambique – RM DESPORTO
que durante 19 horas de emissão se dedica exclusivamente a noticias e reportagens sobre desporto nacional e internacional.
Em Fevereiro de 2006 é nomeado Correspondente da Rádio Moçambique na África do Sul, tendo terminado o seu mandato no dia 31 de Janeiro de 2012.A par com a atividade radiofónica colaborou com a Televisão de Moçambique como “pivot” e comentarista dos jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol e como apresentador (de parceria com Leite de Vasconcelos) do programa “Volta a Moçambique”.
Embora reformado, continuou a colaborar com a Rádio Moçambique na produção de 3 programas semanais de 60 minutos cada, nomeadamente “O Fio da Memória”, “História das Músicas” e “Coisas da Bola”.
Em Julho de 2012 inicia a sua atividade de bloguista do BigSlam, como cronista e autor de “XIPALAPALA”, sendo os seus artigos muito apreciados em particular “UMA DATA NA HISTÓRIA”. Pode ver as suas publicações clicando AQUI!
Em 26 de abril de 2021, foi lançado o seu livro intitulado “Os meus tempos de rádio”.
Se pretende comprar o livro clique AQUI!
Faleceu no dia 26.10.2020. Hoje comemoraria o seu 74º aniversário. Que esteja em paz!
Fonte: Arquivo do BigSlam
3 Comentários
Augusto Martins
Eterna paz à sua alma, com o meu profundo agradecimento pelo seu trabalho ao longo de muitos anos.
Augusto Rodrigues
Descansa em Paz. Excelente Homem e jornalista.
Manuel Martins Terra
O grande senhor da rádio, João de Sousa, deixou-nos em Outubro de 2020, e hoje faria 74 anos,mas certamrnte João, todos os teus amigos que fizeste ao longo da vida, não deixaram de refletir quanto importante foste para os que contigo privaram. Já comecei a ler o livro das tuas memórias, com muita coisa para recordar. Que estejas na paz do Senhor, grande João de Sousa.