“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 17 de Junho de 1963… Aeroporto Gago Coutinho
Com a inauguração do novo aeroporto Gago Coutinho, em 17 de Junho de 1963, em comemoração da chegada ao Rio de Janeiro do avião em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a primeira travessia do Atlântico Sul, as instalações da antiga aerogare, passam a albergar a Sede da DETA, após ampliação deste edifício, mantendo-se com a atual traça arquitetónica.
De acordo com o historiador António Sopa, a aerogare, foi desenhada entre 1958 e 1960, por uma equipe chefiada pelo arquiteto Cândido Palma de Melo e acompanhado pelo Serviço de Obras da Direção Geral de Aeronáutica Civil. O custo da aerogare foi calculado em 14.750 contos.
Esta aerogare viria ainda a sofrer obras de ampliação e modernização entre 1972 e 1974.
GAGO COUTINHO
Gago Coutinho (1869-1959) foi o navegador da primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Foi durante essa viagem que testou um sextante desenhado por si, capaz de assegurar uma navegação precisa mesmo em viagens aéreas. O aparelho viria a ser utilizado para a navegação aérea, em todo o mundo, nas décadas seguintes.
Para além de vários trabalhos de campo relacionados com geografia, também desenvolveu aparelhos de navegação que marcaram a história da aviação mundial.
Durante a sua carreira realizou trabalhos geodésicos em Angola e em S. Tomé.
O Aeroporto Gago Coutinho, inaugurado há 58 anos foi sendo modernizado a partir dos anos 80, tendo a sua designação mudado para Aeroporto de Mavalane e posteriormente para Aeroporto Internacional de Maputo.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado
4 Comentários
Fernando Machado de Almeida
Muito brinquei naquela aerogare. O meu pai comte. Machado de Almeida era o chefe de operações da DETA e posteriormente Superintendente de operações e eu ia com o continuo lanchar na gare. Que saudades…
Carlos Barreto
A porta de saída em 1976 e de reentrada rm 2007, ainda no edifício antigo.
Fernando Teixeira Xavier Martins
É verdade passei naquela aerogare, muito anos de trabalho na Nossa DETA, já lá vai.
Desta aerogare, já nada existe, pois foram construídas duas aerogares, uma para Serv. Internacional e ou outra para o regional, ´e o progresso. Abc
Manuel Martins Terra
O Aeroporto Gago Coutinho, foi para muitos um cenário emotivo, pois ali deixamos depositadas lágrimas de amargura e revolta, geradas por uma separação indesejada, amigos que nunca mais voltamos a encontrar e uma cidade que viajou conosco , porque essa ninguém a conseguiu confiscar. Quando aterramos em Lisboa, tudo ainda parecia um sonho, mas a verdade é que já lá vão 45 anos, e ainda hoje nos custa a acreditar. A saudade é interminável.