“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 18 de Março de 1933… Dia da Radiodifusão de Moçambique
Faz hoje 91 anos que a primeira emissão de Rádio em Moçambique foi transmitida, aconteceu no dia 18 de Março de 1933, por iniciativa dum grupo de amantes de rádio residentes na antiga colónia portuguesa.
Esta data, considerada a da radiodifusão em Moçambique, cuja primeira designação foi Grémio dos Radiófilos de Moçambique e a primeira sede foi instalada num prédio denominado JA ASSAM (onde hoje funciona o Centro de Estudos Brasileiros), tendo o aumento dos horários e da programação obrigado a mudança das instalações, passando da Av. da República (hoje Av. 25 de Setembro) para a Rua Araújo (hoje Rua de Bagamoyo).
Pouco tempo depois fruto da contribuição dos ouvintes foi construído o atual Edifício Sede da Rádio na Rua do Rádio Clube (hoje Rua da Rádio),
passando a chamar-se Rádio Clube de Moçambique, uma designação que se mantém até 02 de Outubro de 1975.
Um vídeo histórico (para ouvir e recordar):
Fruto das nacionalizações ocorridas na altura criou-se a Rádio Moçambique,
uma fusão das rádios existentes na altura, nomeadamente Rádio Clube de Moçambique, Voz de Moçambique, Emissora do Aero Clube da Beira e Rádio PAX. Durante muitos anos a RM funcionou como Empresa do Estado, tendo passado a Empresa Pública a 16 de Junho de 1994.
Com um efetivo de quase um milhar de trabalhadores em todo país, a RM transmite em português, em inglês e em 20 Línguas Moçambicanas. Para além do Canal Nacional, da Rádio Cidade, do RM Desporto e do Maputo Corridor Radio (que difunde em língua inglesa), a Rádio Moçambique tem instalado um Emissor em cada uma das capitais provinciais.
Fonte (texto): www.teledata.mz
5 Comentários
Nino ughetto
Olà amigos de L.Marques (Moç). Sim estive là RCM,algumas vezes pois em frente havia o campo de tenis dentro do maravilhoso jardin Creio “Vasco da Gama”. Assim vai a vida e o tempo que corre… Quem poderà ainda se lembrar das tardes quentes passada à sombra de lindas arvores floridas… Como digo, nào posso contar a vida e a historia de L.Marques pois poucos podem ter ideia. de felicidade dos que là viveram… Os restaurantes “Laurentina, e outros.. com tremoços e amendoin, os camaroes grelhados e os frangos à cafrial e outros. Como jà disse… quase nào me lembro de nada, como se fosse um bonito sonho… Aqui !!! bom quem conheceu e viveu em L.Marques nào poderà nunca nunca (falo por mim) se adaptar a esta vida de trabalho casa ,casa trabalho…Foi a minha vida desde que cà cheguei, Certo hoje com 80 anos jà estou reformado hà 20anos.. Tenho viajado bastante, mas as saudades e recordaçoes de meu L.Marques é inaqualavél. (peço desculpa por meus erros de portugues Um abraço
Orlando Valente
Alô Carlos Guilherme
Se tiveres boa memoria, eu sou aquele com quem brincavas com os carrinhos no passeio na altura em Muareia em frente as nossas casas na a Avenida GOMES FREIRE EM LOURENCO MARQUES. MORAVAS NO RÉS DO CHÃO DIREITO E EU NO RÉS DO CHÃO ESQUERDO
EU CANTAVA à noite na minha varanda e tu ouvias,
AGORA SOU EU QUE TE OIÇO.
Um abraço, os teus CDs guardo-os e bem.
ORLANDO VALENTE
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Olá. Já só me lembra do novo edificio do RCM. Grannde património. Que saudades!
ricardoquintino@netcabo.pt
Saudades do outro lado do tempo. Obrigado RCM pela companhia que me propocionaste durante a minha juventude, na vida militar e após esta, na vida profissional até abandonar a terra que me viu nascer, pelos motivos óbvios resultantes do 25A.
Carlos Guilherme
Foi lá que aprendi pelo menos 50% do que hoje sei no capítulo artístico, com gente bem intencionada e num amadorismo são de muitos aliado ao profissionalismo de muitos outros. PARABÉNS meu querido RCM.