“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 19 de Maio de 1931… Rui Baptista
Rui Baptista – Memórias e percursos
Rui Baptista, foi professor, desportista e dirigente, cuja trajetória de vida está intimamente ligada a Moçambique. Os seus alunos, da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque e da Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva (onde deu aulas apenas no ano letivo de 1974), tinham por ele um carinho muito especial que vem dos tempos que lecionava a disciplina de Educação Física naquelas escolas.
O nome de Rui Vasco Júlio Pereira da Silva Baptista, era e continuará a ser nome de referência no que a desporto e educação física diz respeito. O Prof. Rui Baptista ensinou muito para além da educação física. Ensinou-nos a saber viver, com sacrifício, com trabalho (por vezes árduo) honesto. Ensinou-nos a enfrentar a vida.
Ao percorrer os arquivos existentes nas plataformas digitais, e do muito que se tem escrito sobre o Professor, retive uma passagem importante, dum artigo do jornal “Notícias” de Julho de 1973:
é um homem que gosta da sua profissão, que não se licenciou pelo INEF (Instituto Nacional de Educação Física) apenas para ter um título ou exercer uma profissão de pseudo-educador. Rui Baptista é um insatisfeito no seu modo de vida, um homem que procura, não se limitando a seguir ou aceitar, sem demonstrações. É um estudioso da Educação Física, com magníficas provas dadas. Apaixonado desde cedo e para sempre, pelos pesos e halteres, tem lutado permanentemente pela sua aceitação a todos os níveis, demonstrando a sua grande influência nas melhorias obtidas, pelos respetivos praticantes.”
O Professor Rui Baptista nasceu em Luanda, mas fez um importante percurso da sua vida na então cidade de Lourenço Marques. Foi campeão de culturismo na categoria de médios, em representação do Clube Ferroviário de Moçambique, o seu clube de coração.
Tinha ídolos. Na natação Regina Veloso, no basquetebol Paulo de Carvalho, no futebol Néne (futebolista do Desportivo de Lourenço Marques e da Associação Académica de Coimbra – já falecido).
Tinha como hobbies. Escrever. Era um dos bloguistas do De Rerum Natura e do BigSlam. Clicar AQUI! para ver as suas publicações neste site.
Tinha como destino preferido Moçambique e em especial a cidade de Xai-Xai.
Se fosse vivo comemoraria hoje o seu 91º aniversário. Que esteja em paz!
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
4 Comentários
Augusto Martins
É com grande pesar que passa este seu aniversário, sem que lhe possa endereçar os meus parabéns e votos de muita saúde.
Pelo respeito que a sua qualidade de PROFESSOR, de MESTRE, de AMIGO, de EXEMPLO, que nunca foi esquecido por muitas gerações que o foram acompanhando desde os anos de 50 e o tiveram presente em muitas confraternizações da EIMA e de outras das sua muitas actividades, apenas me resta desejar eterna e merecida paz para a sua alma.
Firmino Fonseca
Que descanse em Paz!
FERNANDO CAPELA
Figura inesquecível.Foi nosso professor de ginástica colégio Pio Xll,Irmãos Maristas,em Lourenço Marques.Excelente e exigente professor de ginástica que jamais esquecerei pois foi ele que instilou em mim o gosto pelo desporto em geral.Que descanse na Paz Eterna.
Zé Carlos
O tempo passa mas as memórias ficam…
Tive o previlégio de ser seu aluno na EIMA.
Anos e anos depois da independência e subsequente debandada, reaquisicemo-nos através da Delagoa Bay Company, blog do nosso ABM.
Foi uma grande alegria retomar contacto com este Senhor e antigo amigo.
Uma personalidade exigente mas muito simpática, com grande capacidade organizadora e uma autoridade na saúde fisica e prática de desporto em geral.
Continuou moderno e actualizado ao longo dos anos, não obstante o continuado e rápido progresso na sua àrea de especialização, sempre disposto a contribuir com as suas idéas e enorme volume de conhecimento ao partilhar a sua sabedoria e experiência ‘one on one’ ou através dos seus artigos.
Há muitos que hoje desconhecem a extensão directa ou indirectamente do seu legado.
Perante as autoridades Portuguesas naquela altura, o Sr. Professor Rui Batista muito trabalhou para demonstrar a importância da actividade fisica e desporto e esforçou-se para dinamizar a idéa de que o desporto devia ser introduzido em todas as escolas primárias, para incutir e fomentar um estilo de vida sana o mais cedo possivél em todos…
Recordo que por detrás das razões p’la qual quase todas as escolas em Moçambique a partir dos anos cinquenta, foram dotadas de ginásios, piscinas e campos de jogos, que muito contribuiram para a qualidade do desportivismo que todos nós reconhecemos em Moçambique, tanto em termos de estruturas, equipamentos como clubes e atletas, serem do melhor que existia em quantidade e qualidade no universo Português, foi devido a essa contribuição do Sr. Professor Rui Batista.
O Sr. Professor deixou-nos, mas os seus esforços e ensinamentos ainda perduram.