21 de Julho de 1962… Inauguração do Autódromo de L. Marques
Segundo consta, foi o primeiro Autódromo português. A inauguração do Autódromo do ATCM, também conhecido pelo Autódromo da Costa do Sol, foi no dia 21 de Julho de 1962, inaugurado pelo Governador Geral Almirante Sarmento Rodrigues e pelo presidente do ATCM, Eng. Manuel Oliveira Braga.
A primeira fase aproveitava uma reta da marginal da Costa do Sol com 1,5 km que era fechada em dias de corridas e tinha um “miolo” interior com as curvas e retas menores.
Em 29 de Novembro de 1970 foi inaugurada a pista definitiva com 3,909 km, em que se aproveitou parte do antigo “miolo” e se acrescentou uma zona toda nova, para substituir a “reta da praia” que partilhava a estrada marginal para a Costa do Sol.
A corrida de inauguração foram as “3 Horas de Lourenço Marques” com a seguinte classificação:
1º Jochen Mass/Gerry Birrell – Chevron B21/23 Hart.
2º Jody Scheckter/Dave Charlton – March 73s BMW.
6 Comentários
Mário Caiado
…..a maior figura da elaboração dessa obra, o Autódromo da Costa do Sol, foi sem dúvida a iniciativa e trabalho de um grande entusiasta: José Siva e Costa. Foi que trouxe os bifes e europeus para correr no único autódromo em solo Português. Só depois veio o autódromo do Estoril.
Grande gajo o Zé.
Maria Raposo
Lembro-me com saudade, fui lá algumas vezes assistir a corridas, era um ambiente bem giro com gente jovem e bem disposta! Também assisti a um despiste muito triste onde perderam a vida algumas pessoas, coisas que por vezes acontecem e não deviam! Uma obra espectacular para a época! Obrigada pela recordação!
Manuel Martins Terra
Uma pista com um traçado bem concebido e o maior implantado no espaço português, que conheceu tardes de glória e nomes sonantes do desporto sobre rodas. Estive lá pela última vez, no ano de 1975. Depois creio eu, que não me recordo de qualquer competição ali desenrolada. Que belos tempos.
José
Sim sim,era uma pista de categoria sim senhor,cheguei em 1971 a cronometrar um belo corredor,chamado Fernando Capela,tempo volta para trás,por favor,abraço amigos
josé carlos alves da silva
lembro-me desse corredor Fernando Capela, Manuel Morais ( competia todos os anos no dito Rally da TAP), Asdrúbal, etc… ouvia os relatos na RCM, como diz a nossa Amiga Ana Maria Rebelo, se calhar era o Pai que relatava os rallys. São momentos inesquecíveis, que me dão cabo. Ainda bem que nasci, cresci, vivi até 1976 (com 20 anos) em Quelimane – Moçambique, porque conheci milhares de pessoas, raças (etnias), credos (religiões), culturas, fizeram-me Homem. Obg pessoal
José
Pois,também o António Luís Rafael,um belíssimo locutor que na passagem de ano ia fazer reportagem ao Zâmbi,depois veio para a rádio renascença,a todos os saudosistas,abraço fortíssimo