“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 3 de Agosto de 1953… Shéu Han
Shéu nasceu em Inhassoro. Em Moçambique, aos 10 anos, a brincar com um foguete que não havia rebentado, sofreu uma deficiência na mão direita. Não se deixou abalar com o revés e começou a escrever também com a mão esquerda.
Ele teve muitas dificuldades em convencer o pai a deixá-lo ir para Lisboa jogar no Benfica. Só teve autorização para partir mediante a promessa de terminar os estudos em mecânica e desenho industrial, uma meta que alcançou.
Apesar de se ter estreado na equipa principal em 1972, só alcançou o estatuto de titular indiscutível em 1975/76 com Mário Wilson no comando técnico, mantendo-o até 1988/89, na sua última época como jogador, quando foi desafiado a aceitar um novo cargo na Luz.
Em 13 temporadas, ajudou o Benfica a conquistar 17 títulos e marcou presença em duas finais europeias: Taça UEFA (83/84) e Taça dos Campeões Europeus (87/88). Estas duas derrotas são a sua grande mágoa desportiva, principalmente a primeira, quando marcou um golo que viria a revelar-se inconsequente.
Nos estágios os seus companheiros viam sempre Shéu rodeado de livros. Em 1989, os computadores começavam a invadir os escritórios e o antigo internacional português já dominava a área, um fator que se revelou determinante para o então presidente João Santos o convidar para o cargo de secretário-técnico. Shéu aceitou e inscreveu-se num curso de inglês para desempenhar melhor a nova função. Quando Eriksson regressou à Luz, em 1989, Shéu foi o cicerone do sueco e impressionou-o com o domínio do idioma.
Os treinadores foram passando e Shéu manteve-se em funções, planeando as épocas e fazendo todo o trabalho de bastidores com o objetivo de dar as melhores condições de trabalho aos jogadores.
Ele atuou pelo Benfica 488 vezes. Marcou 45 golos. Venceu 17 títulos (9 Campeonatos, 6 Taças de Portugal e 2 Super Taças). Foi internacional por Portugal, alinhando 24 vezes e marcando 2 golos, de 1976 a 1986.
Foi secretário técnico da equipa “encarnada” até Julho de 2018.
Despedida de Shéu Han, abraçado por jogadores e equipa técnica.
Veja o vídeo: Shéu Han – Ases do Passado «A Mística é no fundo entrega total»
- Shéu Han nasceu no dia 3 de Agosto de 1953. Completa hoje os seus 70 anos de idade.
- Parabéns de todo o BigSlam!
11 Comentários
EDUARDO M. PAULO
E’ com uma grande surpreza que, venho a conhecer outro Grande Futubolista Mocambicano que representou o meu pais natal na grande equipa do benfica.
Palmas e abracos, She’u.
Octávio Pó
Muitos parabéns 🎂
José Carlos Moreira da Silva
Um grande senhor, dentro e fora dos relvados, admirado e respeitado por adeptos de todos os clubes ( como eu, que sou sportinguista).
Muitas saúde e muitos anos de vida para o Sheu.
Votos de um conterrâneo do grande Sheu Han.
ABM
Grande reportagem e parabéns ao Shéu, sabia dele apenas como jogador e mais impressionado fiquei com o seu percurso pessoal e profissional.
Pierre Vilbró
Há futebolistas que foram grandes como tal, técnica, táctica e disciplinarmente. E, simultâneamente, como pessoas (dentro e fora dos rectângulos de jogo). A todos eles, eu respeito, admiro e felicito. É o caso do Shéu.
Pierre Vilbró
José Moreira
Parabéns ao Homem e ao Desportista, sempre leal.
Augusto Silva
Um grande jogador e é um grande Senhor. Um amigo desde as futeboladas de salao,.pelo VASAS do Esturro, eu era jogador treinador, com o Garcia, Miguel, Nelito, etc , e ele muito efetivo em especial no desarme, limpo e sem espinhas…Fomos adversarios , Ele como junior do S.L.Beira eu treinador dos juniores do Sporting Clube da Beira. sempre com muita admiraco pela sua simplicidade e humildade.
Um grande abraco de amizade e admiracao.
Rogério Leal
Um grande Jogador. Um grande Senhor. Sempre a jogar e a trabalhar sem espalhafato mas com muita eficácia. Muitos parabéns e um grande abraço.
Alfredo Moreira
Grande amigo e conterrâneo Shéu Han, bem vindo à decada dos 70 , Parabéns e Felicidades, grande abraço
josé carlos alves da silva
À Grande Shéu Han, meu irmão, patrício, conterrâneo, vingou em Moçambique e na Metrópole, desde 76 Portugal. Orgulho, vi muitos jogos dele, as 2 finais perdidas com Anderleth Bélgica e PS HEIDOVEN Holanda. Jogador com uns pézinhos de lã, de luxo. Parabéns meu Amigo
Manuel Martins Terra
Shéu Han , mais um grande futebolista moçambicano que vingou no futebol português, onde rubricou exibições que ficaram na retina de todos aqueles que tiveram o privilégio de o ver atuar. Shéu, foi um senhor dentro e fora dos relvados, que soube sair pela porta grande do clube que sempre representou. Um exemplo a seguir, por todos os futebolistas da nova geração. Parabéns, Shéu, que festeja hoje o seu 70º aniversário, por este dia tão significativo e que seja comemorado com muita alegria, junto daqueles que lhe são queridos. Que continue a somar muitos anos de vida e que seja feliz.