“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 31 de Maio de 1921… Grupo Desportivo de Lourenço Marques (GDLM)
Antes de 1921, um grupo de colonos portugueses, funda o grupo desportivo “Águias Negras” que daria a origem ao Grupo Desportivo Lourenço Marques (GDLM). Um grupo de sócios opta por fazer do Desportivo uma Delegação do Sport Lisboa e Benfica. Outros, acredita-se que a maioria, rejeita esta iniciativa. Gorada a ideia dos primeiros, estes decidem fundar, na zona da Polana o Benfica de Lourenço Marques, sendo que para o efeito contam com o apoio da Câmara Municipal.
Segundo o Professor José Luís Cabaço, adepto, sócio, antigo atleta e treinador de basquetebol do Desportivo,
o clube “alvi-negro” era DELEGAÇÃO do Benfica, mas nunca foi FILIAL. Quando a equipa de futebol do Benfica visitou Maputo, em 1949 (acabada de vencer a então “Taça Latina”), fê-lo a convite do Desportivo. Devido a um problema surgido com o vizinho Sporting, sobre a utilização do campo para os jogos do Benfica, criou-se uma Comissão de Sócios que fez o “milagre” (logicamente com vários apoios) de construir o velho Campo do Desportivo (ali ao lado do Sporting) em 40 dias. Os dirigentes do Benfica foram muito arrogantes e trataram, Direção e Comissão do Campo, como se fossem tutores do clube. A reação não se fez esperar e eles, à partida “puseram a faca ao peito”: ou mudam para FILIAL e passam as cores para as do Benfica e colocam o nome do Benfica no nome do clube, ou cancelamos o estatuto de DELEGAÇÃO”.
A Direção não aceitou a proposta, mas a massa associativa (principalmente a proveniente de Portugal) dividiu-se, o que deu origem à mais concorrida Assembleia Geral da história do clube, onde venceu a corrente da independência do Desportivo, que deixou de ser Delegação.
Os homens que em 1921 fundaram o Desportivo foram: Sá Couto (primeiro presidente da direção), José Maria Rodrigues, Alfredo Fragoso, Américo Costa, Martinho Carvalho Durão e Professor Cabanelas.
O Desportivo era um clube popular. Era considerado uma das grandes referências do futebol moçambicano da época. O clube conquistou vários títulos da então Liga Distrital de Lourenço Marques. No período compreendido entre 1925 e 1959, foi campeão 12 vezes. Para além do futebol no GDLM praticava-se também o basquetebol, andebol, futebol de salão e mais tarde o hóquei em patins e natação.
Em 1976 o clube da águia mudou de nome, passando a chamar-se Grupo Desportivo Maputo.
Esta agremiação “alvi-negra”, comemora hoje 101 anos de existência. Parabéns!
- Nota do BigSlam: Já está previsto para o dia 15 de Outubro de 2022 (Sábado) o Almoço comemorativo do Grupo Desportivo L. Marques (GDLM), cuja organização será mais uma vez da dupla “alvi-negra” – José Pedro Flores Cardoso e Mário Silva.
- Este evento será mais tarde publicitado aqui no BigSlam, com todos os detalhes das inscrições, local, valores, etc.
BigSlam – 31.05.2022
10 Comentários
Carlos Hidalgo Pinto
Sá Couto, Fragoso, Professor Cabanelas e outros, foram realmente os pioneiros que se atreveram a enfrentar o centralismo lisboeta, aquando da formação do GDLM. Entretanto, penso que havia uma certa inclinação preferencial dos sócios do GDLM, pelo Sport Lisboa e Benfica.
A primeira Prova que o GDLM venceu, foi na modalidade de atletismo e em meados ou na parte final da década de 20, do século passado. A competição designava-se de “Volta à Cidade” e cada equipa era representada por 4 atletas, sendo um deles meu avô, recordando-me apenas de um outro atleta de nome Koch. Portanto, este foi o 1.o Troféu/Taça conquistado pelo GDLM.
A colectividade GDLM, foi um grupo desportivo pioneiro no desporto moçambicano, tendo posteriormente a sua actividade desportiva sido alargada para integrar outras modalidades.
FERNANDO ALVES
COM O ÊXODO DOS “COLONOS” FECHOU-SE UM CICLO NA VIDA DO CLUBE. O GDLM JÁ NÃO EXISTE
jose alexandre russell
Parabéns para o GDLM.
Vilares Lopes
Embora não “joguemos” no mesmo clube, muitos parabéns ao GDLM e, em particular, ao meu caríssimo primo Zé Pedro, grande jogador de hóquei em patins, e moçambicano também como eu.
Isabel Menezes Bandeira
Parabéns ao GDLM e a todos os que contribuiram para manter bem viva a memória de tempos aúreos vividos por este grande clube. E ao Zé Pedro e ao Mário Silva, a minha gratidão por não deixarem morrer a ligação ao GDLM. Parabéns GDLM!
Eduardo M. Teixeira Paulo
Alfredo Fragoso era o meu avo materno. A minha mae – Maria Manuela Lopes Fragoso, era nadadora do GDLM nos anos 50 ( faleceu no dia 29 de Dezembro de 2020, na cidade do Porto, Portugal )
Ana Carvalho
Parabéns ao meu clube de ❤! Parabéns a tds que fizeram parte deste grandioso clube!👏👏 Mts jogos de basket e hóquei me roubaram a voz de tanto gritar a incentivar e a festejar!!
FERNANDO CAPELA
Felicitações para o Desportivo.
Manuel Martins Terra
Parabéns à grande coletividade alvinegra, pela data historica de 31 de maio de 1921, fundada por homens de grande fibra, que a formataram como um grande clube virado para o futuro e para grandes conquistas. Tive a felicidade de fazer parte desse amor chamado GDLM, onde joguei basquetebol das camadas jovens até aos Juniores. Hoje vejo que o GDM, na mó de baixo a procura de rumo. Desejo que a águia volte a voar alto, e que o clube retome o lugar a que tem direito e honre a sua história.
ZéRodrigues
Parabéns a todos do Desportivo e aos Desportistas de Moç, , nos 101 anos do clube.