“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 4 de Outubro de 1976… Clarisse Machanguana
Foi profissional de basquetebol durante 15 anos. Atuou no maior campeonato do mundo da modalidade, a WNBA. Foi uma das mais altas atletas nacionais com 1,96 metros e 82 quilos de peso.
Na cidade do Cairo em 1991 e com apenas 16 anos de idade, Clarisse ajudou a trazer para Moçambique a Medalha de Ouro do Campeonato Africano de Basquetebol.
Em Julho de 2013 visita o reduto do BigSlam, a cidade da Figueira da Foz.
Em 2014 cria a fundação com o seu nome.
Esta organização sem fins lucrativos assenta a sua base em 3 vertentes, nomeadamente saúde, educação e desporto.
No portal eletrónico da Fundação pode ler-se que “os nossos programas de desporto mudam a vida, constroem autoestima para criar mudanças de comportamento, fazer melhores escolhas de vida e garantir que a juventude permaneça e conclua a escola secundária. O desporto capacita as meninas a entrar, permanecer e concluir a escola secundária. Usamos o desporto para desenvolver aptidão, autoestima, atitude vencedora e trabalho em equipe. A aprendizagem de habilidades de vida corre ao lado de treinamento de desporto, apoiando na tomada de decisão positiva nas escolhas de vida. ”
Em Maio de 2016 é nomeada Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique.
Clarisse Machanguana, nasceu no dia 4 de Outubro de 1976. Comemora hoje 47 anos de idade. Parabéns!
2 Comentários
Ricardo Quintino
Feliz Aniversário para a Clarisse
Manuel Martins Terra
Parabéns à Clarisse Machanguane, pela comemoração do seu 47* aniversário, como também não perco o ensejo de a felicitar pela brilhante carreira desportiva, marcada pela passsgem WNBA, trazendo a medalha de ouro, do Cairo, aquando da realização do Campeonato Aficano de Basquetebol. A sua grandeza humana, fica assinalada com a Fundação que ostenta o seu nome, trabalhando o futuro da juventude moçambicana, no plano social e desportivo. O seu empenho não passou despercebido ,com a distinta nomeação para Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no contexto da UNICEF, em território moçambicano. MOÇAMBIQUE, só te poderá estar grato, grande Clarisse.