“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 5 de Fevereiro de 1933… António Luís Rafael
António Luís Rafael exerceu atividade profissional como locutor e jornalista ao longo de 60 anos partilhados entre Rádio e a Televisão. Primeiramente no Rádio Clube de Moçambique onde desempenhou funções durante duas décadas, como locutor de continuidade, ou na área da reportagem, o que lhe permitiu múltiplas deslocações a Angola, África do Sul, S. Tomé e Príncipe ou Guiné, bem como a outras zonas do continente africano. Neste roteiro se poderá incluir uma deslocação ao Brasil.
Ele notabilizou-se também na apresentação de espetáculos de palco, nomeadamente no auditório do Rádio Clube de Moçambique. Foi o produtor dum programa que na época era uma das grandes referências da radiodifusão moçambicana, denominado “A Hora das Vedetas” e por onde desfilaram grandes nomes do mundo das artes.
Também nesse programa fez uma transmissão “em direto” dum Boeing 737, no seu trajeto da Beira para a então Cidade de Lourenço Marques.
António Luís Rafael fez parte do quadro de colaboradores das Produções GOLO, quer na realização de programas, quer na área desportiva, como comentador, nomeadamente de futebol e de basquetebol. Recorda-se a transmissão das cerimónias relacionadas com a inauguração do Estádio Salazar, hoje Estádio da Machava.
Em 1975 regressa a Portugal onde é admitido na Radiotelevisão Portuguesa, ali atuando na área do jornalismo e nas vertentes da apresentação de Telejornais, entrevistas, e reportagens gravadas ou “em direto”.
Com a RTP a promover o lançamento da informação regional é ali que passa a uma nova fase da carreira, que lhe proporciona durante alguns anos a percorrer o país de norte a sul. Em 1992 é convidado para orientar a delegação da RTP em Évora, assumindo posteriormente o cargo de Coordenador do Centro de Emissão do Alentejo.
Reformou-se em 2003 e, após alguma ponderação, decidiu enveredar por um segmento que nunca tinha experimentado: a escrita, sob a forma de 2 livros “Sara e a Paixão” (2016) e “As Horas Dos Tempos” (2018).
António Luís Rafael, que continua a viver em Évora, nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1933. Ele completa hoje os seus 88 anos de idade. Parabéns!
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
6 Comentários
ABM
Sinto falta da sua voz, presença, personalidade. Habituou-me mal. Um muito feliz aniversário. ABM
Manuel Martins Terra
Parabéns a António Luís Rafael, pela comemoração dos seus 88 anos,e pela sua grande carreira profissional e brilhante que fez aos microfones do Rádio Clube de Moçambique, com a sua voz firme e profunda, sempre ouvida com muita atenção. Costumava ouvir os seus noticiários e a sua intervenção na difusão de eventos desportivos e programas de entretimento.. Já em Portugal, ingressou na RTP, como jornalista e apresentador. Na rubrica do canal Regiões, ouvíamos as suas reportagens diretamente de Évora, sendo depois coordenador regional. Após a sua aposentação, escreveu dois romances a demonstrarem todo o seu trajeto de vida. Pois bem continue a dar vida aos anos que tem, com muita saúde e amigos.
Ana Paula Soares
Parabéns tio, desejo lhe um dia muito feliz ,beijinhos
António Figueiredo
Recordo bem, a sua voz, no RCM, e a sua presença na missa dominical das 18,00h, na Catedral.
Parabéns por mais um aniversário e votos de que mais alguns se sigam, com saúde, paz e alegria!
António Lapa
Os meus mais sinceros parabéns! Desejo-lhe as maiores felicidades. Para mim a melhor voz do então Rádio Clube de Moçambique e um dos melhores da RTP. Embora bastante mais novo acompanhei a sua carreira, quer no RCM, quer na RTP. Sou filho do técnico Fausto Lapa (faleceu em 2010). Não sei se lembra…. Um abraço, António Lapa
José Campos
Os meus PARABÉNS pelo seu aniversário e também pela sua excelente vida professional como locutor do Rádio Clube de Moçambique em Lourenço Marques, Moçambique, a que todos nós que lá viviamos, nos habituámos a ouvir a sua forte e distinta voz que nos trazia de tudo: Notícias locais e internacionais bem como de diversão quando eu e os meus saudosos Pais vivíamos na linda cidade das acácias vermelhas. Aqui fica o meu kanimambo e Bem Haja !
Comendador José Alberto da Silva Campos