“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 5 de Fevereiro de 1933… António Luís Rafael
António Luís Rafael exerceu atividade profissional como locutor e jornalista ao longo de 60 anos partilhados entre Rádio e a Televisão. Primeiramente no Rádio Clube de Moçambique onde desempenhou funções durante duas décadas, como locutor de continuidade, ou na área da reportagem, o que lhe permitiu múltiplas deslocações a Angola, África do Sul, S. Tomé e Príncipe ou Guiné, bem como a outras zonas do continente africano. Neste roteiro se poderá incluir uma deslocação ao Brasil.
Ele notabilizou-se também na apresentação de espetáculos de palco, nomeadamente no auditório do Rádio Clube de Moçambique. Foi o produtor dum programa que na época era uma das grandes referências da radiodifusão moçambicana, denominado “A Hora das Vedetas” e por onde desfilaram grandes nomes do mundo das artes.
Também nesse programa fez uma transmissão “em direto” dum Boeing 737, no seu trajeto da Beira para a então Cidade de Lourenço Marques.
António Luís Rafael fez parte do quadro de colaboradores das Produções GOLO, quer na realização de programas, quer na área desportiva, como comentador, nomeadamente de futebol e de basquetebol. Recorda-se a transmissão das cerimónias relacionadas com a inauguração do Estádio Salazar, hoje Estádio da Machava.
Em 1975 regressa a Portugal onde é admitido na Radiotelevisão Portuguesa, ali atuando na área do jornalismo e nas vertentes da apresentação de Telejornais, entrevistas, e reportagens gravadas ou “em direto”.
Com a RTP a promover o lançamento da informação regional é ali que passa a uma nova fase da carreira, que lhe proporciona durante alguns anos a percorrer o país de norte a sul. Em 1992 é convidado para orientar a delegação da RTP em Évora, assumindo posteriormente o cargo de Coordenador do Centro de Emissão do Alentejo.
Reformou-se em 2003 e, após alguma ponderação, decidiu enveredar por um segmento que nunca tinha experimentado: a escrita, sob a forma de 2 livros “Sara e a Paixão” (2016) e “As Horas Dos Tempos” (2018).
António Luís Rafael, que continua a viver em Évora, nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1933.
Ele completa hoje os seus 91 anos de idade. Parabéns!
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
14 Comentários
António Bastos
Que saudades que todos temos, por não poder ouvir a sua voz.
Mas fica a alegria de o poder ver com saúde e ainda todo certinho.
Muita saúde.
Alfredo Moreira
Parabéns e Felicidades.
Este Senhor tive o gosto de o conhecer em 1964/65 não posso precisar quando esteve em nossa casa na Av. Caldas Xavier, 478 no Malhangalene (junto ao Cordeiro) a entrevistar o meu Pai hoje também entre nós com 91 anos. Recordo para sempre a sua voz, personalidade e homem com elevada estatura. Grande abraço e que viva muitos mais anos e com saúde.
ABM
Muitos parabéns ao aniversariante. um excelente profissional.
Manuel Martins Terra
Parabéns ao António Luís Rafael, pela comemoração do seu 91*aniversário, aquele que foi uma voz que nos chegava até casa, e nos preenchia em todas as áreas de locução. Quando regressou a Portugal, ainda tivemos o prazer de o escutar ao serviço da RTP. Um grande profissional, que marcou o seu tempo. Muita saúde, e que continue a ser feliz.
josé carlos alves da silva
Parabéns meu Amigo. Muitas felicidades. Venham mais 91. Abraços
Victor Valério
Quem não conhecia este Senhor em Moçambique?! Muitos Parabéns ao Sr. António Luis Rafael e muita saúde!
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Conheci muito bem. Parabéns e felicidades. Abraço
Carlos Simes
Parabéns e um dia feliz! Uma voz bem conhecida de Moçambique.
Fernando Lima
Uma pessoa que faz parte da minha juventude como ouvinte do Radio Clube. O ALR acho que tinha duas filhas, colegas das minhas irmãs, na escola primária Correia da Silva, não muito longe da rádio. Então via-o habitualmente como “papa'”. Fico feliz em saber que continua entre os vivos quando amigos saudosos desses tempos, como o Leite Vasconcelos, o Eugénio Corte Real e o João de Sousa já não estão entre nós. Bem haja o ARM.
Dulce Gouveia
Parabéns, jovem!
Cheguei a ser entrevistada por ele, tinha uma voz inesquecível!
Fernando Lima
Dulce, é possivel saber do paradeiro da nossa amiga comum Mila Senra?
Célia Quartin
Um homem que na altura era considerado feio, com a voz mais bonita da radio Moçambicana . Como mulher, hoje com a idade de ALR, considero-o um velhote bem bonito que conservou aquela voz linda e profunda que ers admirada por todos. Quem me conhece sabe que nao minto!
João Araújo
Nunca mais me esqueci: “Esta é a hora das vedetas”!
ricardoquintino@netcabo.pt
Dia feliz e muitos mais e bons repletos de saúde. Aquele abraço António Luís Rafael.