“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 6 de Maio de 1979… Neyma
Um dos desejos de Neyma Júlia Alfredo, conhecida no meio artístico moçambicano por Neyma, era ser dançarina. Neima gostava de dançar. Dançava quase tudo que se tocava na rádio. Contudo, a dança não era um sonho acabado, pois estava sujeito a mudanças. E de facto mudou. Em 1995, quando tinha 16 anos de idade, participou no concurso musical de procura de talentos, “Fantasia”, onde descobriu a sua paixão pela música. Nesse programa ela ficou em segundo lugar. O prémio foi motivador. E como efeito da visibilidade conquistada no “Fantasia”, Neyma passou a ser figura de cartaz em alguns clubes noturnos de Maputo, bares, escolas, e em vários eventos.
Em 1999, lançou seu primeiro álbum, Brigas, com os singles “Brigas”, “Mãe, Virtude mais Bela” e o sucesso ”Praia Feliz”. Depois vieram os álbuns Baila (2000) e Renascer (2001).
O quarto álbum levou 4 anos a ser produzido. “Arromba”, de 2005 projetou internacionalmente a imagem de Neyma. “Arromba” é, até à atualidade, o álbum mais vendido da cantora, ultrapassando 40 mil cópias, em Moçambique, facto que lhe valeu o Disco de Platina, atribuído pela Vidisco, em 2006. A obra cantada no género Kizomba, acabou por ser o hino de verão no ano de lançamento (2005).
A década de carreira foi comemorada com o lançamento de “Neyma 10 Anos”.
Em 2012 lançou o seu maior hit, “Como Anima a Marrabenta”, com o qual bateu um recorde, arrebatando quatro prémios, em igual número de categorias, no Mozambique Music Awards (2013). Apesar de a música exaltar o estilo musical Marrabenta – como passou a identificar-se a cantora depois do álbum dos 10 anos – e a coreografia realizar passos do género, a obra não é Marrabenta, é Fena. De acordo com o saudoso músico João Domingos, trata-se de um ritual em que os homens dançam imitando os movimentos de um macaco.
Para as crianças ela dedicou um single infantil denominado “Parabéns”.
De sublinhar que uma das suas canções (Lirhandzo) recebeu o prémio de “Mais Popular” do concurso Ngoma Moçambique, promovido anualmente pela Rádio Moçambique.
Esta cantora moçambicana, é mãe de três filhos e embaixadora nacional para o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef.
Neyma, comemora hoje 42 anos de idade. Parabéns. Saúde. Sucessos.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado.
2 Comentários
Victor Carvalho
Neima, muitos parabéns! 🥂
Manuel Martins Terra
Muitos parabéns à Neyma, pela comemoração das suas 42 primaveras e também por ser uma grande artista, mulher e mãe .É uma honra para Moçambique tê-la como Embaixadora Nacional para o Fundo das Nações Unidas, para a Infância. O cargo está muito bem entregue, tendo em conta o carinho que nutre pelos pelas crianças. Os maiores sucessos, extensivos a todos os capítulos da sua vida.