Ferroviário de Maputo Bicampeão Africano de Clubes
Fez-se festa no Cairo, Egipto. O Ferroviário de Maputo conquistou, no passado dia 14, a Taça de Clubes Campeões africanos de basquetebol em seniores femininos após vencer, na final, o Interclube de Angola por 91-90 (após prolongamento).
Este é o segundo título conquistado pela equipa moçambicana nesta competição, depois do ano passado ter vencido o mesmo Interclube.
Com este título, sobem para sete as taças conquistadas pelas equipas moçambicanas nesta competição continental de clubes.
Carlos Aik volta a conquistar o título 28 anos depois de ter levado o Maxaquene ao olimpo de África.
Fonte: O País
Basquetebol Feminino Lusófono reforça liderança Africana
Decorreu durante o mês de Dezembro no “Indoor Stadium” da cidade do Cairo (Egipto), a fase final do Campeonato Africano de Basquetebol de Equipas Femininas (FIBA Africa Women´s Champions Cup) com a participação das formações campeãs nacionais dos respectivos países: Al Ahly Sporting Club (Egipto), C.N.S.S. (R.D.Congo), Energie BBC (Benin), FAP Basketball (Camarões), Ferroviário Maputo (Moçambique), Inter Clube Luanda (Angola), MFM Queens Basketball (Nigéria) e Sporting Alexandria (Egipto). As equipas do Ferroviário do Maputo e do Inter Clube de Luanda, representantes da Comunidade Lusófona em África, demonstraram novamente a sua enorme capacidade competitiva e sagraram-se respectivamente campeãs e vice-campeãs do continente africano.
Resultados:
Quartos de final:
FAP Basketball – 43 Inter Clube – 81
MFM Queens – 62 Al Ahly – 78
Energie EBC – 40 Ferroviário – 104
CNSS – 42 Sporting – 86.
Apuramento do 7º e 8º Classificado: MFM Queens Basketball- 71 Energie BBC – 59
Apuramento do 5º e 6º Classificado: CNSS – 54 FAP Basketball – 49
Meias Finais:
Inter Clube – 86 Al Ahly – 85
Ferrovário – 86 Sporting – 70
Apuramento do 3º e 4º Classificado: Al Ahly – 88 Sporting – 65
Final: Ferroviário Maputo – 91 Inter Clube Luanda – 90 (após prolongamento).
Classificação final:
1º Ferroviário do Maputo (Moçambique), 2º Inter Clube Luanda (Angola), 3º Al Ahly Sporting Clube ((Egipto), 4º Sporting Alexandria (Egipto), 5º CNSS (República Democrática do Congo), 6º FAP Basketball (Camarões), 7º MFM Queens Basketball (Nigéria) e 8º Energie BBC (Benin).
Cinco ideal e MVP: Ingvild Mucauro (Ferroviário do Maputo) foi nomeada jogadora mais valiosa do torneio (MVP)
e, como tal, integrante do cinco ideal (All Star), do qual também fizeram parte Kelsey Mitchell (Al Ahly Sporting Club), Astou Traore (Inter Clube Luanda), Odelia Mafanela (Ferroviário Maputo) e Shawnta Dyer (Sporting Alexandria).
Este final de ano encerra da melhor maneira com a conquista dos dois primeiros lugares, a exemplo do ano passado, pelas equipas do Ferroviário do Maputo (Moçambique) e do Inter Clube de Luanda (Angola) no “FIBA African Women`s Champions Cup 2019”. Deste modo, podemos afirmar que os clubes de basquetebol feminino da comunidade lusófona reforçaram, uma vez mais, a sua liderança no continente africano. Parece que a semente do basquetebol lançada pelos portugueses, adeptos da modalidade, há muitos anos pegou de raiz.
Por: Eduardo Monteiro
Pode assistir ao emocionante jogo da final, clicando no vídeo seguinte:
CAMPEÃS AFRICANAS edição 2019 recebidas no município de Maputo
Confira as imagens de alguns momentos da cerimonia…
O BigSlam felicita o Ferroviário de Maputo e o basquetebol moçambicano em geral, por mais esta excelente conquista, reforçando assim a liderança no basquetebol feminino africano. Parabéns!
Um Comentário
Manuel Martins Terra
Mais um grande êxito por parte das basquetebolistas moçambicanas do Clube Ferroviário de Maputo, ao sagrarem se bi campeãs africanas.Estão de parabens as suas atletas, estrutura técnica e seus dirigentes. Certamente que Moçambique vai tentar reforçar a sua hegemonia na modalidade e procurar novos triunfos.