Circular do centenário do GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES – 1921/2021
Pois é, estamos em Maio de 2021. Precisamente “Um século – 100 anos”, após o nascimento na nossa querida cidade de Lourenço Marques – Moçambique, aquele que foi o nosso clube do coração: “GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES”.
As iniciativas e démarches para a sua formação, começaram antes, com um grupo de desportistas, mas o sonho só se concretizou no dia “31 de Maio de 1921”.
Foi efetivamente nesse dia, que o tal grupo de desportistas, dos quais destacamos Martinho Durão, José Rodrigues, Américo Costa, Alfredo Fragoso e o Prof Cabanelas, se reuniu no Café Sideris, na Praça 7 de Março, em L.M., e decidiu concretizar a tal antiga ideia de formar um novo Clube para a cidade.
O nome escolhido foi: “Clube Desportivo Lourenço Marques”. E quais seriam as cores representativas? Suspense, até o Américo Costa levantar a sua camisa, e mostrar uma camisola “Branca com listas Pretas”. Por unanimidade foi aceite aquele padrão e cores, que passariam a ser essas as cores representativas do novo Clube.
Mas…, e sendo uma agremiação de portugueses, o Prof. Sá Couto, um dos apoiantes da iniciativa, discordou da palavra “Clube”, por ser uma palavra aportuguesada do inglês “Club”, e propôs substituí-la por “GRUPO”.
Foi de imediato aprovada a alteração, e assim nasceu o nome definitivo do: GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES
Desse nascimento, brotou um dos maiores clubes desportivos de Moçambique.
É ao Desportivo, o baluarte do Atletismo Lourenço-marquino, que se deve a criação das primeiras provas do “Atleta Completo”, do “Pentatlo Moderno”, do 1º Campeonato de Atletismo de “Juniores e Seniores”, que conseguiu reunir 85 concorrentes dos vários clubes, do Liceu e das Unidades Militares na sua 1ª edição. Em termos desportivos foi um enorme sucesso, e para a cidade, e para todos os laurentinos, uma grande festa.
Nessa modalidade, e como pioneiro, o Desportivo organizou igualmente vários campeonatos inter-clubes, e só cedeu o seu posto de organizador, quando, e sob pressão do nosso clube, várias outras coletividades compreenderam que tinha chegado o momento de ser criada uma Associação de Atletismo moçambicana, que se veio a concretizar em 1936, e já em 1937 pela recém-constituída Associação, foi oficialmente organizado o 1º Campeonato de Atletismo Oficial.
O Desportivo, mercê das vontades férreas e abnegadas dos seus dirigentes, associados e atletas, ao longo dos anos foi sempre crescendo, atingindo a situação cimeira no Desporto Moçambicano.
São provas irrefutáveis dessa posição, as obras e os resultados que iam sendo construídos e alcançados, dos quais muito nos podemos orgulhar, e que destacamos alguns:
A sua magnífica Sede, inaugurada em 03.09.1939; a sua espetacular piscina olímpica, com as respetivas pranchas para saltos, inaugurada em 24.7.1949, os campos de Basquetebol, Hóquei em Patins, Ténis e Voleibol (1957), o campo de treinos do Atletismo, e por fim o Estádio de Futebol – Paulino dos Santos Gil.
No campo desportivo, inúmeros títulos de Campeões Distritais, Provinciais, Nacionais e até um título de Vice-Campeões da Europa de Hóquei em Patins, foram ao longo dos anos sendo conquistados.
O conjunto das infraestruturas do Desportivo, foi apelidado à época pela imprensa, como “O Maior Conjunto Desportivo de África, quiçá o Maior do Espaço Nacional”.
Procurando singelamente homenagear e recordar as memórias de tão brilhantes dirigentes, sócios fundadores, sócios abnegados, atletas e colaboradores, enfim, todos os que participaram no engrandecimento do Desportivo, tínhamos programado por altura deste centenário, realizar o nosso Almoço Anual no próximo dia 29 de Maio de 2021 (sábado), e dar-lhe assim um cunho especial pela passagem desta data tão significativa, importante e centenária para nós.
Quis esta maldita pandemia do Covid-19, que os nossos planos e a concretização do nosso sonho, NÃO se pudesse realizar, de acordo com as normas de segurança impostas pelas estruturas governativas.
Tentaremos que a sua realização, se possível, e devidamente autorizada pelas entidades sanitárias, governamentais e a coberto da vacinação, se possa tornar viável e segura, no próximo dia:
2 de outubro de 2021 (sábado) – A CONFIRMAR
Tentando minorar a tristeza deste forçado cancelamento, e para matarmos as saudades, vamos colocar através da internet, e no YOUTUBE, com o título “Desportivo Lourenço Marques 1º Centenário” , um trabalho já editado em DVD em 2005 – VIVA O DESPORTIVO, e que em parte resume a história do nosso clube, das suas modalidades e de alguns dos seus atletas, entre o período de 1921 a 1973/4 (cerca de 50 anos), elaborado pelo Carlos Chaves, para que todos o possam ver e rever, mesmo para aqueles que não possuam o DVD em questão, mas que atualmente, e fruto das novas tecnologias e internet, possam usufruir dessa facilidade. Caso seja necessário, socorram-se dos v/filhotes, netos ou bisnetos, peçam-lhes uma ajudinha, e aproveitem esta oportunidade.
O www.bigslam.pt associou-se a esta efeméride e irá publicar um artigo com o vídeo, para que quem quiser juntar-se a nós, o possa fazer também através de mais esta plataforma.
Seria muito, muito giro, simpático, e reconfortante, estarmos todos reunidos, cada um em suas casas, e ao mesmo tempo, no próximo dia 31 de Maio pelas 21h00, como um SÓ, assistirmos todos juntos ao referido vídeo VIVA O DESPORTIVO.
Certamente iriamos sentir aquela união e aquela força especial, que fez do DESPORTIVO a nossa paixão, um grande clube e o clube da nossa eleição. VAMOS A ISSO. Estou certo que a grande maioria vai aderir.
Bem hajam a TODOS, saudações Alvinegras!
A Comissão,
12 Comentários
Victor Carvalho
Ao Desportivo Alvinegro, Parabéns nestes 100 anos de existência, com votos que volte a ser o que já foi, o clube maior de Moçambique
Leonardo Mata
Sou Ferroviário c/ votos de saúde e muitas felicidades para todos que partilhares desporto em Moçambique. Bons tempos, saudades………
Firosa Razaco
Muitos parabéns ao GDLM..👏👏👏
dina.pires.gomes@sapo.pt
Parabéns a todos os que Tornaram Este Clube
”O Maior Clube Moçambicano de Sempre” !!!!
Hambanine!!!! Vamos celebrar!!!! Beijinhos grandes
Dina
Manuel Martins Terra
Votos de que o meu grande Grupo Desportivo de Lourenço Marques, a comemorar a linda idade de 100 anos, volte a recuperar fôlego e que a águia “alvinegra” volte a voar bem alto, depois de todos os precalços que atravessou. Moçambique, não pode deixar cair um dos baluartes do desporto daquela maravilhosa terra e com tanto historial.
Renato Caldeira
Uma nova e forte direcção recém-nomeada, tem dado passos promissores para (re)tirar o grande clube alvi-negro, da situação em que se encontra. Após uma brilhante remodelação à área em que se encontra a sede e a piscina, a pandemia veio privar o clube de rentabilizar um grande investimento. Mas vê-se que a juventude que tomou posse, está determinada a recolocar o clube, no local de onde nunca deveria ter saído…
mariossutton@gmail.com
Minha família era ligada ao desportivo. Meu avô António Correia de Sousa Neves, foi presidente, meu pai, António Saldanha de Sousa Neves foi atleta de atletismo e natação mas eu fui atleta do Sporting com o grande Luiz Revez. Mas no coração era Desportivo!
Virgilio Barbosa
Zé Pedro, sou o Virgilio do tempo da Escola Comercial, ía muito ao hoquei (eu era adepto do Malhanga, menos contra o Sporting) mas respeitava os outros clubes. Era adepto do Malhanga porque era do meu Bairro, pois desde pequenino que sou sportiguista. Que é feito de ti? Eu já cá cantam 80 anos e moro na Póvoa de Varzim (norte). Há cerca de 25 anos deixei Moçambique e vim para a Póvoa. Estou “reformado” e cá vou vivendo um dia de cada vez. Tu és mais novo que eu, mas creio (são muitos anos) que não é muito. Parabens pelo centenário do Desportivo, que alguns amargos de boca, e vice-versa causava ao meu sporting ! Diz-me coisas de ti.
Aquele abraço.
Virgilio Barbosa
zé pedro
Olá João
Sou o Zé Pedro Flores Cardoso, do hóquei do Desportivo, e através do http://www.bigslam.pt , poderá ver esse tal DVD. Esteja atento, próximo do dia 31 de Maio, a publicação que irá ser feita através do Youtube.
Obrigado pelo seu interesse, e dá-nos alegria e conforto, ver a “malta” moçambicana embuída desse seu espírito, mesmo pertecendo a outros clubes. No fim fazia parte do tal espírito aberto dessa altura. Bem haja.
Zé Pedro
António Mendes
Bom dia,
Parabéns a todos aqueles que tornaram possível o engrandecimento deste Grupo Desportivo.
joao
Samuel, Viva! Bom dia! Não estou aí em Portugal, mas gostava de receber esse DVD; por favor diz-me como posso obter. A minha esposa fez la natação e eu joguei futebol (não pelo clube, mas como adversário (AAM e SLMB); contudo o GDLM é uma referencia para todos nós; atletas ou não! Abraço, João Felizardo.
Jorge Vera Cruz
Parabéns ao grande clube moçambicano GRUPO DESPORTIVO DE LOURENÇO MARQUES.