EURO 2016: Portugal nos quartos de final!
Jogo ficou marcado pelas pouquíssimas chances criadas pelas equipas.
Foi duro, muito duro. Foi complicado de assistir ao jogo entre Croácia e Portugal, em Lens, válido para os oitavos de final da Eurocopa. Durante os 90 minutos do período regulamentar, mais os 25 de prolongamento, nenhuma das seleções fez um remate certeiro à baliza. Até que, nos últimos cinco minutos da decisão fizeram valer toda a espera. A Croácia bem que tentou, mas Portugal mostrou eficiência no ataque e venceu, por 1 a 0, com golo de Quaresma.
Nas quartos de final, a equipa portuguesa vai enfrentar a Polónia, que bateu a Suíça nas grandes penalidades, na próxima quinta-feira, às 20H00.
O jogo:
Com propostas de jogo diferentes, Croácia e Portugal fizeram um primeiro tempo morno em Lens. De um lado, os croatas priorizaram manter a posse de bola, para tentar envolver o adversário. Porém, pelo menos na etapa inicial a ideia não deu certo. Isso, porque Portugal se portou bem defensivamente, diminuiu os espaços e buscou sair em velocidade, o que também não aconteceu.
Para reforçar a ideia de que o jogo não foi dos mais interessantes, cada equipa chegou apenas uma vez com perigo à baliza adversária. Primeiro, Portugal teve chance em bola parada, que Pepe desviou por cima da barra. Na sequência, Perisic fez uma jogada individual pela direita, entrou na área e bateu para fora.
A partida seguiu amarrada na etapa complementar. Os croatas continuaram tentando chegar, conseguiram por duas vezes, mas erraram o alvo. Do outro lado, os lusos nada mudaram, permaneceram defensivos e o resultado não poderia ter sido outro: 0 a 0 e prolongamento.
Prolongamento:
Se nos 90 minutos pouca coisa aconteceu no jogo, na reta final do prolongamento a partida pegou fogo. A Croácia foi para cima, teve algumas chances, mas voltou a pecar na finalização. E como diz o ditado no futebol “A bola pune”. E puniu mesmo. Já no fim, a seleção de Portugal teve sua primeira e única chance clara no ataque. Ronaldo recebeu a bola de Nani na direita, rematou cruzado e Subasic defendeu. No ressalto, Quaresma mandou de cabeça para a rede e carimbou a vaga portuguesa para os quartos de final!
A equipa orientada por Fernando Santos segue agora para os quartos onde vai encontrar a Polónia de Lewandowski.
Deixa o teu comentário aqui no BigSlam em relação a esta partida.
- Quem foram os melhores e os piores jogadores da equipa portuguesa?
- Consideras o resultado justo?
- Renato Sanches foi eleito “Melhor Jogador em Campo”. Estás de acordo com esta distinção?
- Como caraterizas as alterações efetuadas por Fernando Santos, com a entrada no onze principal de Cedric, Fontes e Adrien?
- Portugal vai encontrar a Polónia, na próxima quinta-feira, às 20H00, em Marselha. Qual o onze inicial que escolherias para este jogo?
4 Comentários
Paulo Craveiro
Equipa para quinta-feira, às 20h:
Rui Patrício;
Cédric, Pepe, Fonte e Raphael;
William Carvalho, João Mário, Adrien Silva e Renato Sanchez;
Nani e CR7;
Força Portugal!
Não somos 11!
Somos 11M!
Samuel Carvalho
Plenamente de acordo com este plantel, pois também são os meus preferidos.
Paulo Craveiro
Sofrida vitória!
Objectivo alcançado!
Melhor em campo Portugal, Pepe!
Melhor em campo Croácia, Luca Modric!
Homem do jogo, Ricardo Quaresma!
Fernando Santos a mexer muito bem no onze, com as entradas de Cédric, Adrien e Fontes, que estiveram em bom plano!
E a intervir com oportunidade e qualidade durante a partida, com as alterações objectivas!
Para a história da passagem aos quartos-final:
_Renato Sanchez, a capacidade de carregar, acelerando, a equipa para o ataque!
_Nani, a visão oportuna num passe magistral!
_CR7, o remate espontâneo, para superior defesa, na única oportunidade do melhor do mundo (… também no arremesso de microfones!!
_Ricardo Quaresma, a oportunidade consumada, num explendor de pontaria e alegria!
Força Portugal!
Carlos Pinto
Bem, a Croácia teve maior posse de bola. Entretanto, Portugal devia ter iniciado o encontro com o Renato Sanches no meio do campo porque se trata de um jogador rápido, com boa técnica e que transporta o jogo para a frente. Nas transições, um jogador como ele, torna-se imprescindível na equipa nacional. As alterações na defesa verificaram-se acertadas. No ataque, os avançados não tiveram a bola como deviam ter tido, devido à contenção de Adrien que funcionou como um médio defensivo. Agora há um jogador que pode ser bastante útil à equipa portuguesa, que é o Rafa, uma espécie de João Pinto ex-Benfica, pois pode jogar nas alas e transportar a bola em velocidade, com técnica e até algum poder de remate. Penso que Portugal tem de jogar de uma forma algo diferente com a Polónia e que grande atleta e futebolista Cristiano Ronaldo deverá ter mais bola, assim como também esse grande jogador que é o Nani. Quanto a Quaresma, irá de certeza jogar e mexer com o jogo. As mudanças de velocidade dos jogadores portugueses serão fundamentais nesse jogo, combinado com alguma contemporização por parte do meio campo e o ataque da equipa nacional. Uma última palavra para os emigrantes portugueses em França, pois têm dado um enorme apoio à selecção portuguesa, acontecendo o mesmo com a nossa diáspora.