ALMOÇO DE HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS – 1960
1º MUNDIAL CONQUISTADO POR PORTUGAL EM ESPANHA
Apoiados pela FEDERAÇÃO DE PATINAGEM DE PORTUGAL, decidiu um grupo de Amigos e ex-jogadores daquela modalidade, realizar uma Homenagem à Equipa seleccionada para representar PORTUGAL no ano de 1960, e que conquistou o XIV Campeonato do Mundo o 1º realizado em Espanha.
São eles: Alberto Moreira; Amadeu Bouçós; Carlos Bernardino; Fernando Adrião; Francisco Velasco; José Vaz Guedes; Pompílio Silvestre; Rui Soares Faria; Victor Piedade Domingos, e Virgílio Domingos.
Seleção Nacional no Mundial de 1960
Em cima: Rui Faria, Tito Moreira Rato, Adrião, Velasco,Vaz Guedes e Bouçós.
Em baixo: Pompílio, Virgílio, Moreira, Carlos Bernardino e Vítor Domingos.
Estamos empenhados em reunir o maior número possível de presenças (familiares, amigos, ex-colegas, ex-jogadores, enfim quem se quiser juntar a nós) , por forma a agradecer aqueles valorosos hoquistas, a alegria que nos deram com aquela, e outras vitórias, anteriores e subsequentes, elevando bem alto o nome deste País e o engrandecimento da modalidade.
Campeões do Mundo em Madrid – 1960
Visíveis: Pompílio Silvestre, Velasco e Amadeu Bouçós.
Sentimos vontade de homenagear aqueles que ainda podem partilhar connosco essa justíssima homenagem, pois infelizmente vários desses “guerreiros” só o poderão ser a título póstumo.
Assim, no próximo dia 14 de SETEMBRO de 2019 (sábado), iremo-nos reunir em princípio no Restaurante REGIÕES (pré reservado dado ainda não sabermos o número de presenças), que se situa na Estrada de Paço de Arcos (em frente à Pneuvita), pelas 12h30.
O preço do almoço:
Adultos: 15,00 €
Crianças dos 5 aos 10 anos: 10,00 €
Crianças até 5 anos: Gratuito.
Contactos para inscrições:
José Pedro Flores Cardoso ……………………………….. Tel. 938406798
Vitoriano Marangas …………………………………………. Tel. 917378682
Carlos Mota ………………………………………..…………… Tel. 968840669
João Santos Costa ……………………………..…………….. Tel. 919451393
O pagamento será efectuado à entrada do restaurante. Pedimos o favor de irem munidos do valor exacto, por forma a facilitar o nosso trabalho.
Contamos com o v/apoio e a v/presença.
A COMISSÃO
Oeiras, 30 de Julho de 2019
5 Comentários
Augusto Rodrigues
Parabéns aos organizadores desta justa homenagem aos Heróis que dignificaram o Desporto Moçambicano e que serão eternamente lembrados por quem viveu esses momentos.Um abraço.
Manuel Martins Terra
Uma homenagem para sempre merecida. Um campeonato mundial com um significado muito especial, uma vez que foi ganho em Espanha, numa época em que os nuestros hermanos tentavam afirmarem-se na modalidade. No após guerra e quebrada a hegemonia da Inglaterra, Portugal começou a traçar o percurso de uma grande potência na modalidade. A popularidade do hóquei contagiou a juventude moçambicana, que não deixou o crédito por mãos alheias e, o brilharete conseguido pela seleção laurentina representando Portugal no torneio de Montreux,em 1958, salvo melhor opinião, veio revelar que o melhor nível de hóquei em patins praticado no mundo, morava em Moçambique. Foi por isso e com toda a justiça, que Moreira,Bouçós, Adrião e Velasco, foram convocados para os trabalhos de preparação da seleção de que acabamos agora de falar. Doravante nunca mais os jogadores moçambicanos deixaram de ser convocados e sempre com nota de distinção, que acabou com a meritória participação da equipa do GDLM , campeã nacional em 1971 e que depois em junho de 1974, no Pavilhão da Juventude Salesiana, afastou o Réus, perdendo a final para o temível Barcelona, a quem vencera no 2º jogo, mas insuficiente para conquistar o título. Como é gratificante recordar, que Moçambique era uma terra de predestinados para o desporto, a quem Portugal ainda hoje muito deve.
Eduardo Meixieira
Os meus Parabéns á organização deste evento! Lá diz o ditado;: 《 Mais tarde do que nunca!》 Estes hérois foram homenageados na devida altura, mas é importante recordar e reviver os grandes e importantes ocasiões da vida de todos nós!!!!
Chip.pereira@gmail.com
Lembo-me vagamento do acontecimento e da euforia na Beira na altira. Elucidai-me quando pergunto onde fica no meio o Dundo?!!!
Manuel da Silva
Lembro-me destes heróis! Maioritáriamente moçambicanos. Foi devido a eles que comecei a coleccionar as carteiras de fósforos onde vinham as suas caricaturas.
Obrigado pela iniciativa e divulgação, pois é uma forma de lembrar que em 1960 houvera um campeão mundial de hóquei em patins que honrou PORTUGAL & MOÇAMBIQUE.
Obrigado BigSlam!