Moçambique anuncia isenção de visto para 28 países para turismo e negócios, conforme Conselho de Ministros aprova o decreto.
A isenção aplica-se a visitantes portadores de passaporte comum e permite uma estadia de 30 dias, renovável por mais 60 dias. O modelo adoptado pelo governo moçambicano é semelhante ao programa de isenção de vistos dos EUA no sentido de exigir que os viajantes se registem numa plataforma de pré-triagem pelo menos 48 horas antes da viagem e paguem uma taxa de processamento de MZN650 (+/- 9,60€).
A lista aprovada hoje inclui os seguintes países:
- Bélgica
- Canadá
- China
- Dinamarca
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Gana
- Indonésia
- Israel
- Itália
- Costa do Marfim
- Japão
- Holanda
- Noruega
- Portugal
- Rússia
- Arábia Saudita
- Senegal
- Singapura
- Coreia do Sul
- Espanha
- Suécia
- Suíça
- Ucrânia
- Emirados Árabes Unidos
- Reino Unido
- Estados Unidos da América
O anúncio de isenção de visto segue o lançamento de uma plataforma em Dezembro passado que permitia que visitantes em potencial solicitassem uma pré-autorização electrônica para viajar para o país.
Moçambique anuncia isenção de visto para 28 países após a introdução do e-Visa moçambicano , que supostamente viu um aumento de mais de 30% no volume de viajantes que entram no país em comparação com o mesmo período do ano anterior. A plataforma eVisa compromete o país a responder às solicitações dentro de 5 dias, mas o feedback geral coloca uma resposta média em 24 horas e os poucos problemas relatados geralmente são criados por usuários que não carregam a documentação necessária.
Ao anunciar isenção de vistos para 28 países, Moçambique avança com a medida 13 (que propõe alterações ao regime de vistos) do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) anunciado pelo Presidente Nyusi em Agosto de 2022 contendo 20 medidas de reforma destinadas a abrir caminho para uma economia mais competitivo e mais acessível aos visitantes e investidores. A implementação do pacote de estímulos é coordenada por uma unidade de entrega criada para o efeito no Ministério da Economia e Finanças do país. (Texto Integrity)
4 Comentários
Justice nhumaio
Parabéns moçambique
Raquel
Viva Moçambique, viva o desenvolvimento de nosso País. Moçambique lindo País de Amor e Ternura, sempre facilitando a vida para os que desejam ajudar o País. Por favor Presidente Nyusi, converse com o Presidente Ramaphosa para termos o visto de 6 meses entre Moçambique e África do Sul. E também façam com a SADC seja África unido. Chega de greves e guerras, em suma derrame de sangue todos os dias. Perdoe-me qualquer coisa. Muito obrigada pela oportunidade de expressão para todos….
Maria Mandlate
Está de parabéns Mocambique. Assim vai atraír investidores que hà muito já queriam vir cá.
Carlos Hidalgo Pinto
O incremento do Investimento Directo Estrangeiro é crucial para os Países Em Desenvolvimento, tendo em conta o rapidíssimo acréscimo populacional
.
Numa análise prospectiva da demografia moçambicana, o país duplica a sua população, a cada 22 ou 23 anos anos. Portanto, há que implementar semelhantes medidas, para que haja uma perspectiva de prosperidade para o país.