O Desportivo de Maputo está a atravessar uma crise de resultados sem precedentes!
Os “alvi-negros” podem descer de divisão, uma vez que ocupam a 13ª e penúltima posição na tabela classificativa do Moçambola-2012, com 14 pontos, disputadas que estão 17 jornadas.
Sábado último, o Desportivo de Maputo perdeu com o Ferroviário de Pemba, lanterna vermelha da prova, por 1-2, naquela que foi a primeira vitória dos “locomotivas” nesta edição do Moçambola.
Em 17 jogos, o Desportivo de Maputo somou apenas três vitórias, cinco empates e nove derrotas. O Desportivo já não vence há cinco meses no campeonato nacional de futebol. A última vitória dos “alvi-negros”, no Moçambola-2012, foi precisamente a 7 de Abril último diante do Ferroviário de Pemba, por 2-1, em desafio inserido na quarta jornada do certame. O Desportivo, por outro lado, tem um saldo de 11 golos marcados – média de 0.6 golos por jogo – e sofreu 18 golos – o que perfaz uma média de 1.5 golos por jogo.
Na presente edição do campeonato nacional de futebol, o Desportivo, então treinado por Augusto Matine, até começou bem. Os “alvi-negros” derrotaram, na primeira jornada, o Têxtil de Púnguè por um a zero, mesmo resultado alcançando na segunda ronda frente ao Maxaquene, no primeiro clássico do Moçambola-2012. Depois, na terceira jornada, o Desportivo de Maputo averbou a primeira derrota diante do Vilankulo FC, por 1-0.
Na quarta ronda, o Desportivo bateu o Ferroviário de Pemba, último classificado, por 2-1. Já na quinta jornada do Moçambola-2012, os “alvi-negros” empataram com a Liga Muçulmana, campeã nacional, sem abertura de contagem. Seguiu-se uma derrota com o HCB de Songo por um a zero, na sexta jornada, e um novo desaire com o Clube de Chibuto pela marca de 2-0, isto na sétima ronda. Começava a travessia no deserto. O Desportivo empatou, na oitava jornada, com o Ferroviário da Beira a uma bola, e na nona ronda perdeu com o Ferroviário de Maputo, por 1-0.