Ponte Maputo – Katembe inaugurada no dia 10 de novembro
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou este sábado (10 novembro) a ponte Maputo – Katembe, a primeira ponte sobre a baía da capital moçambicana e maior travessia suspensa de África.
O programa da cerimónia, no dia do feriado municipal de Maputo, prolongou-se por toda a manhã e contou com a transmissão em direto pelas televisões moçambicanas.
A ponte foi financiada e construída pela China, um empreendimento “chave na mão” que arrancou há quatro anos com um valor base de 785 milhões de dólares que Moçambique começa a pagar a partir de 2019.
O investimento incluiu a construção de 200 quilómetros de estradas, tais como a via circular à capital e a ligação à Ponta do Ouro, junto à fronteira com a África do Sul (incluindo outras cinco pontes mais pequenas).
A ponte Maputo-Katembe tem um tabuleiro suspenso de 700 metros e duas rampas com pouco mais de um quilómetro cada, atravessando a baía a 60 metros de altura da água – suficiente para sob ela navegarem os cargueiros que passam pelo porto de Maputo.
A portagem da ponte Maputo-Katembe para a maioria dos veículos ligeiros (classe 1) vai custar 160 meticais (2,30 euros), valor significativo para o bolso da maioria dos moçambicanos, mas os furgões de transporte coletivo (chamados ‘chapas’), autocarros e tratores vão ter um desconto de 75% e pagar 40 meticais (cerca de 60 cêntimos de euro).
Fonte: Observador
5 Comentários
Manuel Martins Terra
Um grande empreendimento que passa a ser a maior infraestrutura suspensa, no continente africano e que colocará Moçambique, como ponto de referência. Será um fator de progresso e que tornará inevitavelmente a Catembe, como um grande dormitório de Maputo,nos próximos tempos. Também me lembra as cerca de quatro horas de viagem de automóvel, que nos levava por uma velha estrada acidentada de terra batida, até alcançar um paraíso chamado Ponta do Ouro. Hoje o trajeto de 200 Km de asfalto, será certamente um convite excelente para umas férias de sonho naquela praia paradisíaca. A nova ponte irá mudar o paradigma da Catembe, aquela terra de boas praias e apetecível gastronomia, onde muitos de nós tem nas suas recordações, os bons petiscos e pratos do Restaurante Diogo e o afamado serviço da Pousada Marisol. Para a história, ficaram as nossas viagens da travessia da baía, feita nos “gasolineiros” que nos ligavam de LM à outra margem.
Fernando
Congratulo_me com a obra em si,já o “investimento” CHINES sabem o que significa não é? Quem não sabe ,inteire_se o que aconteceu a outros a quem a ( amabilidade) CHINESA contemplou.
Eduarda Silva
Continua lá, Zé. Continua lá. Beijinhos.
RUY CRAVO
Agora vai-se até à Ponta do Ouro em 90 minutos, velocidade normal.
ir e vir à Ponta do Puro incluindo as 2 portagens, aliás 4 pois é ida e volta, são 520 meticais, cerca de 7 Euros.
O vão livre é de 680 meros e a altura livre para passagem dos barcos acima da maré cheia é de 60 metros.
Fui no dia seguinte à inauguração.
Mas para ir ao Diogo prefiro atravessar nos barquitos Mapapai, são 15 meticais e depois vai-se a pé pela areia da praia, um belo passeio.
Abraços.
Ruy Cravo
Braga Borges
Espero que não tenham deitado abaixo, o Diogo (camarão recheado), na Catembe.